A Associação Cultural Artística de Tavira (ACAT), membro do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Tavira, encontra-se a promover o projeto “TAVIANIMA: Formar Gerações – Capacitar para Des-Envolver”, o qual preconiza a dinamização de um conjunto integrado de ações em diferentes eixos de intervenção na área social, nomeadamente com crianças, jovens e idosos.
Num período de pandemia, a direção da ACAT decidiu avançar com a candidatura a um projeto de empreendedorismo social, procurando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local, o qual foi aprovado, tendo iniciado as operações no dia 1 de junho de 2021.
“O projeto será desenvolvido no decorrer dos próximos 3 anos, pretendendo a organização dar continuidade ao mesmo. Será desenvolvido mediante a realização de um conjunto de atividades de acordo com um plano de ação, tendo por base 5 eixos de intervenção: promoção da coesão social e territorial e combate à pobreza e exclusão social; intervenção psicológica; desenvolvimento pessoal e social e prevenção do abandono escolar; prevenção da doença e promoção da saúde; promoção das tecnologias de informação e comunicação, contrariando a infoexclusão nos idosos”, explica a ACAT em comunicado.
Assim, o projeto visa contribuir para “a prevenção e diminuição do abandono escolar precoce dos jovens, promover estilos de vida saudáveis, melhorar a saúde mental e a estimulação cognitiva de idosos, promover atividades de tempos livres para crianças.” Visa igualmente contribuir “na luta contra a pobreza e exclusão social, bem como fomentar a capacitação e a autonomia de crianças e jovens, realizando um conjunto de atividades de carater socioeducativo e de aquisição de competências sociais”.
A ACAT prevê a disponibilização e mediação de um conjunto de serviços a prestar aos idosos no domicílio, bem como um serviço de apoio psicológico para combater o isolamento social e, por sua vez, melhorar a saúde, em particular a saúde mental dos idosos. Pretende-se, deste modo, contribuir para o bem-estar físico, psicológico e social dos seniores.
Ao nível das crianças, a associação tavirense pretende realizar um conjunto de ações, dando resposta às necessidades de ocupação dos tempos livres, mediante atividades educativas que promovam a inter-relação e o respeito pelo outro, fomentando e transmitindo valores mediante recursos lúdicos. A A Associação Cultural Artística de Tavira vai trabalhar para que haja “um maior equilíbrio entre trabalho, família e lazer dos pais, contribuindo, simultaneamente, para um crescimento saudável das crianças”. Após as aulas e nos períodos de pausa escolar, “as crianças poderão realizar diversas atividades lúdicas e educativas, brincar, realizar experiências e explorar outros contextos, sob a orientação de educadores sociais”.
Será dada oportunidade às crianças de explorarem sentimentos e emoções, mediante partilha de vivencias, bem como se prestará auxílio na realização de trabalhos de casa e será dado espaço para o brincar livre e o desenvolvimento pessoal fomentando a criatividade.
Por sua vez, ao nível dos jovens, será criado um serviço dedicado à orientação vocacional e à integração na vida ativa, neste sentido, os jovens serão avaliados pela psicóloga e terão acesso a informação e aconselhamento em relação às ofertas formativas disponíveis, seja ao nível do ensino profissional e tecnológico, seja do ensino superior, público ou privado. A intervenção da psicóloga constitui uma mais-valia neste projeto atendendo a que os jovens poderão também receber acompanhamento e orientação, nesta fase problemática da adolescência.
A ACAT pretende igualmente trabalhar na prevenção da doença e promoção da saúde, em áreas como a alimentação saudável, valorizando a dieta mediterrânica, a prática de atividade física, a estimulação cognitiva, atividades de motricidade fina, entre outras dinâmicas e atividades lúdicas e de valorização do património imaterial em particular junto da população idosa do concelho de Tavira, estando previsto a criação do “Espaço Entre Idosos” para convívio e desenvolvimento de atividades.
O projeto TAVIANIMA é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020, no contexto do sistema de apoio ao emprego e ao empreendedorismo +CO3SO emprego – empreendedorismo social. O projeto conta também com o apoio do Município de Tavira, encontrando-se alinhado com o PDS – Plano de Desenvolvimento Social, nomeadamente no âmbito do eixo 2 (Promoção da Coesão Territorial).
A sede social da ACAT fica situada na Rua Tenente Coronel Melo Antunes, n.º 1 B r/c, em Tavira.
Mais informações disponíveis através do website: acat-tavira.webnode.com, do telemóvel 969 920 552, ou pelo e-mail [email protected].