Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Algarvio Jorge Margarido vence categoria de ilustração do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Nasceu há 45 anos em Aljezur, foi para Lisboa aos 6 anos e atualmente vive no Porto, mas não esquece a natureza e simplicidade da sua terra natal, que o continua a marcar “como uma tatuagem”

11:46 4 Agosto, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Jorge Margarido é o vencedor da categoria de ilustração da 8.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. Depois de vários anos a trabalhar como designer gráfico, e de uma breve experiência como rebuçadeiro, Jorge encontrou na ilustração uma paixão que vê agora reforçada com este reconhecimento do júri.

Ilustrador nasceu há 45 anos em Aljezur, no Algarve. Foi para Lisboa aos seis anos e atualmente vive no Porto, mas não esquece a natureza e simplicidade da sua terra natal, que o continua a marcar “como uma tatuagem”. Formado em design gráfico, trabalhou em várias agências e ateliers, até ter percebido que era hora de se dedicar a outra actividade que lhe desse “mais liberdade”. Foi nesta altura que decidiu desenhar um percurso diferente para si próprio e tornou-serebuçadeiro. “Comecei a fazer rebuçados artesanais. Deixei de estar em frente a um computador, e a mexer (quase) só o dedo indicador, para ter um trabalho mais físico”, conta Jorge Margarido.

A paixão pela ilustração surgiu depois de uma pós-graduação que fez, em 2018, na Faculdade de Belas Artes do Porto. Desde então, começou por participar em concursos e mostras e a trabalhar com galerias de ilustração. Atualmente, tem os seus trabalhos espalhados por vários espaços em Portugal.

No seu estilo de ilustração, Jorge Margarido destaca a expressividade. Para os seus trabalhos inspira-se na “biblioteca mental”, que vem enriquecendo ao longo dos anos, na imagem romântica que guarda da vivência em Aljezur, e em Roger Duvoisin, escritor e ilustrador conhecido pelos livros de figuras infantis.

Na opinião do júri de ilustração, este ano composto por André Carrilho, Bernardo Carvalho, Eduardo Corte- Real, Marta Madureira e Sara Miranda, em representação do Grupo Jerónimo Martins, o trabalho de Jorge Margarido “foi o que melhor se adaptou às características específicas do texto vencedor, apresentando uma narrativa visual alternativa, um dinamismo e um sentido de composição muito sugestivos”.

Este ano, o júri atribuiu ainda duas Menções Honrosas, aos trabalhos de Maria Gabriela Araújo e de Mariana Mota Soares.

À terceira é de vez

Esta não foi a primeira vez que Jorge Margarido se candidatou ao Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce. “Já tinha tentado duas vezes mas, curiosamente, esta foi a vez em que concorri de forma mais descontraída”, afirma o autor.

Questionado sobre o impacto que este prémio vai ter na sua vida Jorge não hesita em afirmar: “vai ter impacto em termos de confiança – ser avaliado por este júri faz-me acreditar que o meu trabalho tem valor; e a nível financeiro – o valor deste prémio não tem comparação com nenhum outro prémio de ilustração, mesmo a nível internacional”.

Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

O Prémio de Literatura Infantil foi criado há 8 anos com o intuito de incentivar a criatividade literária e artística, e estimular a emergência de novos talentos, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura.

Trata-se do maior prémio de literatura infantil do país, cujo valor monetário total é de 50.000 euros, a repartir igualmente pelos dois vencedores (categorias texto e ilustração).

A obra original que reunirá o texto e o trabalho de ilustração vencedores, estará disponível em Novembro nas mais de 400 lojas Pingo Doce do país.

Com uma periodicidade anual e de âmbito nacional, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce inscreve-se no pilar da promoção da literacia infanto-juvenil, com a qual se pretende democratizar o acesso aos livros e estimular, desde cedo, hábitos de leitura em família. Um trabalho desenvolvido pela Companhia que já permitiu o lançamento de cerca de 380 títulos infantis.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idoso a passear o cão sem trela.
Nacional

Idoso de 83 anos foi abordado pela PSP por passear o cão sem trela e agrediu o polícia

16:10 10 Julho, 2026 13:31 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 83 anos foi abordado por passear o cão sem trela, mas o caso tomou um rumo inesperado e terminou com um agente da PSP agredido

Volta a Portugal em bicicleta.
Algarve Desporto Nacional

Volta a Portugal em bicicleta realiza-se entre 5 e 16 de agosto com uma passagem pelo Algarve

08:10 10 Julho, 2026 13:13 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que a Volta a Portugal em bicicleta regressa entre 5 e 16 de agosto e o Algarve recebe uma das etapas mais longas da edição

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam porque deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 13:02 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve

Prisão preventiva para suspeitos de roubos violentos a idosos em Olhão e Faro

12:15 10 Julho, 2026 12:02 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve seis pessoas numa operação contra alegada rede organizada de roubos violentos em Olhão e Faro

Algarve Cultura

Fé e cultura marcam Semana de Santiago na cidade de Tavira

11:40 10 Julho, 2026 11:47 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre entre 18 e 25 de julho, com celebrações religiosas, exposição, caminhada, fado e concerto na Praça da República

Cultura Nacional

“Comprei bilhete para o concerto dos Megadeth, mas foi cancelado, e agora?”

16:00 10 Julho, 2026 16:06 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DECO defende que o cancelamento dos Megadeth no Evil Live dá direito ao reembolso do bilhete aos consumidores afetados.

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz

14:15 10 Julho, 2026 15:44 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Esta praia não é para a gandaia: Arrábida, Comporta e Algarve | Por Cobramor

12:00 10 Julho, 2026 10:55 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Idoso a passear o cão sem trela.
Nacional

Idoso de 83 anos foi abordado pela PSP por passear o cão sem trela e agrediu o polícia

16:10 10 Julho, 2026 13:31 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 83 anos foi abordado por passear o cão sem trela, mas o caso tomou um rumo inesperado e terminou com um agente da PSP agredido

Volta a Portugal em bicicleta.
Algarve, Desporto, Nacional

Volta a Portugal em bicicleta realiza-se entre 5 e 16 de agosto com uma passagem pelo Algarve

08:10 10 Julho, 2026 13:13 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que a Volta a Portugal em bicicleta regressa entre 5 e 16 de agosto e o Algarve recebe uma das etapas mais longas da edição

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam porque deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 13:02 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve

Prisão preventiva para suspeitos de roubos violentos a idosos em Olhão e Faro

12:15 10 Julho, 2026 12:02 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve seis pessoas numa operação contra alegada rede organizada de roubos violentos em Olhão e Faro

Algarve, Cultura

Fé e cultura marcam Semana de Santiago na cidade de Tavira

11:40 10 Julho, 2026 11:47 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre entre 18 e 25 de julho, com celebrações religiosas, exposição, caminhada, fado e concerto na Praça da República

Cultura, Nacional

“Comprei bilhete para o concerto dos Megadeth, mas foi cancelado, e agora?”

16:00 10 Julho, 2026 16:06 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DECO defende que o cancelamento dos Megadeth no Evil Live dá direito ao reembolso do bilhete aos consumidores afetados.

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz

14:15 10 Julho, 2026 15:44 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Esta praia não é para a gandaia: Arrábida, Comporta e Algarve | Por Cobramor

12:00 10 Julho, 2026 10:55 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Josué Tavares Marques recordado como figura marcante da comunidade olhanense
    Josué Tavares Marques recordado como figura marcante da comunidade olhanense
  • José Cid conquista o público num concerto em Évora e reage: “Mais vale surpreender aos 80 do que dececionar aos 30”
    José Cid conquista o público num concerto em Évora e reage: “Mais vale surpreender aos 80 do que dececionar aos 30”
  • Idoso de 83 anos foi abordado pela PSP por passear o cão sem trela e agrediu o polícia
    Idoso de 83 anos foi abordado pela PSP por passear o cão sem trela e agrediu o polícia
  • “Comprei bilhete para o concerto dos Megadeth, mas foi cancelado, e agora?”
    “Comprei bilhete para o concerto dos Megadeth, mas foi cancelado, e agora?”
  • Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam porque deve ter cuidado
    Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam porque deve ter cuidado

Opinião

  • Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz
    Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz
  • Esta praia não é para a gandaia: Arrábida, Comporta e Algarve | Por Cobramor
    Esta praia não é para a gandaia: Arrábida, Comporta e Algarve | Por Cobramor
  • “Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido
    “Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal