Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Algarvio Jorge Margarido vence categoria de ilustração do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Nasceu há 45 anos em Aljezur, foi para Lisboa aos 6 anos e atualmente vive no Porto, mas não esquece a natureza e simplicidade da sua terra natal, que o continua a marcar “como uma tatuagem”

11:46 4 Agosto, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Jorge Margarido é o vencedor da categoria de ilustração da 8.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. Depois de vários anos a trabalhar como designer gráfico, e de uma breve experiência como rebuçadeiro, Jorge encontrou na ilustração uma paixão que vê agora reforçada com este reconhecimento do júri.

Ilustrador nasceu há 45 anos em Aljezur, no Algarve. Foi para Lisboa aos seis anos e atualmente vive no Porto, mas não esquece a natureza e simplicidade da sua terra natal, que o continua a marcar “como uma tatuagem”. Formado em design gráfico, trabalhou em várias agências e ateliers, até ter percebido que era hora de se dedicar a outra actividade que lhe desse “mais liberdade”. Foi nesta altura que decidiu desenhar um percurso diferente para si próprio e tornou-serebuçadeiro. “Comecei a fazer rebuçados artesanais. Deixei de estar em frente a um computador, e a mexer (quase) só o dedo indicador, para ter um trabalho mais físico”, conta Jorge Margarido.

A paixão pela ilustração surgiu depois de uma pós-graduação que fez, em 2018, na Faculdade de Belas Artes do Porto. Desde então, começou por participar em concursos e mostras e a trabalhar com galerias de ilustração. Atualmente, tem os seus trabalhos espalhados por vários espaços em Portugal.

No seu estilo de ilustração, Jorge Margarido destaca a expressividade. Para os seus trabalhos inspira-se na “biblioteca mental”, que vem enriquecendo ao longo dos anos, na imagem romântica que guarda da vivência em Aljezur, e em Roger Duvoisin, escritor e ilustrador conhecido pelos livros de figuras infantis.

Na opinião do júri de ilustração, este ano composto por André Carrilho, Bernardo Carvalho, Eduardo Corte- Real, Marta Madureira e Sara Miranda, em representação do Grupo Jerónimo Martins, o trabalho de Jorge Margarido “foi o que melhor se adaptou às características específicas do texto vencedor, apresentando uma narrativa visual alternativa, um dinamismo e um sentido de composição muito sugestivos”.

Este ano, o júri atribuiu ainda duas Menções Honrosas, aos trabalhos de Maria Gabriela Araújo e de Mariana Mota Soares.

À terceira é de vez

Esta não foi a primeira vez que Jorge Margarido se candidatou ao Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce. “Já tinha tentado duas vezes mas, curiosamente, esta foi a vez em que concorri de forma mais descontraída”, afirma o autor.

Questionado sobre o impacto que este prémio vai ter na sua vida Jorge não hesita em afirmar: “vai ter impacto em termos de confiança – ser avaliado por este júri faz-me acreditar que o meu trabalho tem valor; e a nível financeiro – o valor deste prémio não tem comparação com nenhum outro prémio de ilustração, mesmo a nível internacional”.

Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

O Prémio de Literatura Infantil foi criado há 8 anos com o intuito de incentivar a criatividade literária e artística, e estimular a emergência de novos talentos, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura.

Trata-se do maior prémio de literatura infantil do país, cujo valor monetário total é de 50.000 euros, a repartir igualmente pelos dois vencedores (categorias texto e ilustração).

A obra original que reunirá o texto e o trabalho de ilustração vencedores, estará disponível em Novembro nas mais de 400 lojas Pingo Doce do país.

Com uma periodicidade anual e de âmbito nacional, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce inscreve-se no pilar da promoção da literacia infanto-juvenil, com a qual se pretende democratizar o acesso aos livros e estimular, desde cedo, hábitos de leitura em família. Um trabalho desenvolvido pela Companhia que já permitiu o lançamento de cerca de 380 títulos infantis.

Tendas no Rossio. Crédito: Lusa
Nacional

Renata Cambra pode continuar com a tenda no Rossio? Recurso do Ministério Público abre nova disputa

06:30 4 Novembro, 2026 09:28 4 Novembro, 2026

Ministério Público recorreu da decisão sobre a tenda no Rossio: advogada contesta suspensão e pede que sentença mantenha efeitos

Algarve Economia Nacional

Albufeira reúne 700 profissionais do turismo em evento com Félix da Costa e Magnus Lindkvist

07:45 4 Novembro, 2026 07:23 4 Novembro, 2026

Encontro dedicado ao turismo reúne em Albufeira cerca de 700 profissionais para debater inovação, tecnologia e os desafios do futuro das viagens

Algarve Animais

Oficina de costura transforma fardas antigas em camas para animais na Luz de Tavira

10:10 4 Novembro, 2026 09:48 4 Novembro, 2026

Iniciativa promovida pela empresa Joaquim & Fernandes pretende reutilizar materiais para criar camas destinadas aos animais acolhidos pela APAR

Idosos. Crédito: DR
Economia Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Algarve Cultura

Tavira recebe oito sessões de cinema em novembro com filmes de Tom Cruise e clássicos da literatura

10:44 4 Novembro, 2026 10:45 4 Novembro, 2026

Programação de cinema no Teatro António Pinheiro reúne oito sessões em novembro, com filmes de Tom Cruise, adaptações literárias e obras internacionais

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 09:43 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Economia Opinião

O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

07:30 4 Novembro, 2026 18:29 3 Novembro, 2026

"O mais importante de tudo, é que o foco esteja no cliente e no encontro de soluções para as suas necessidades!"

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Algarve Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 11:45 3 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Economia Tech

Foi vítima de uma burla? Saiba quando o banco é obrigado a devolver-lhe o dinheiro

19:50 3 Novembro, 2026 18:49 3 Novembro, 2026

Perdeu dinheiro numa burla online? A DECO PROteste explica em que situações os bancos têm de reembolsar os clientes e qual o prazo para reclamar

Opinião

A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão

18:00 3 Novembro, 2026 17:31 3 Novembro, 2026

"Vivemos tempos difíceis para o bom senso. Perseguido por regulamentos, cercado por advertências e ameaçado por especialistas de toda a espécie, terá talvez decidido emigrar"

Tendas no Rossio. Crédito: Lusa
Nacional

Renata Cambra pode continuar com a tenda no Rossio? Recurso do Ministério Público abre nova disputa

06:30 4 Novembro, 2026 09:28 4 Novembro, 2026

Ministério Público recorreu da decisão sobre a tenda no Rossio: advogada contesta suspensão e pede que sentença mantenha efeitos

Algarve, Economia, Nacional

Albufeira reúne 700 profissionais do turismo em evento com Félix da Costa e Magnus Lindkvist

07:45 4 Novembro, 2026 07:23 4 Novembro, 2026

Encontro dedicado ao turismo reúne em Albufeira cerca de 700 profissionais para debater inovação, tecnologia e os desafios do futuro das viagens

Algarve, Animais

Oficina de costura transforma fardas antigas em camas para animais na Luz de Tavira

10:10 4 Novembro, 2026 09:48 4 Novembro, 2026

Iniciativa promovida pela empresa Joaquim & Fernandes pretende reutilizar materiais para criar camas destinadas aos animais acolhidos pela APAR

Idosos. Crédito: DR
Economia, Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Algarve, Cultura

Tavira recebe oito sessões de cinema em novembro com filmes de Tom Cruise e clássicos da literatura

10:44 4 Novembro, 2026 10:45 4 Novembro, 2026

Programação de cinema no Teatro António Pinheiro reúne oito sessões em novembro, com filmes de Tom Cruise, adaptações literárias e obras internacionais

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 09:43 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Economia, Opinião

O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

07:30 4 Novembro, 2026 18:29 3 Novembro, 2026

"O mais importante de tudo, é que o foco esteja no cliente e no encontro de soluções para as suas necessidades!"

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Algarve, Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 11:45 3 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Economia, Tech

Foi vítima de uma burla? Saiba quando o banco é obrigado a devolver-lhe o dinheiro

19:50 3 Novembro, 2026 18:49 3 Novembro, 2026

Perdeu dinheiro numa burla online? A DECO PROteste explica em que situações os bancos têm de reembolsar os clientes e qual o prazo para reclamar

Opinião

A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão

18:00 3 Novembro, 2026 17:31 3 Novembro, 2026

"Vivemos tempos difíceis para o bom senso. Perseguido por regulamentos, cercado por advertências e ameaçado por especialistas de toda a espécie, terá talvez decidido emigrar"

Últimas Notícias

  • Tavira recebe oito sessões de cinema em novembro com filmes de Tom Cruise e clássicos da literatura
    Tavira recebe oito sessões de cinema em novembro com filmes de Tom Cruise e clássicos da literatura
  • Museu de Portimão celebra 100 anos dos Bombeiros Voluntários com exposição histórica
    Museu de Portimão celebra 100 anos dos Bombeiros Voluntários com exposição histórica
  • Oficina de costura transforma fardas antigas em camas para animais na Luz de Tavira
    Oficina de costura transforma fardas antigas em camas para animais na Luz de Tavira
  • Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês
    Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês
  • Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?
    Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

Opinião

  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
  • A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão
    A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão
  • Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos
    Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens
    Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens
  • Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta
    Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal