Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Alfarrabistas: entre o desalento e a revolta à porta fechada

Os alfarrabistas oscilam entre o desalento de ver os espaços próprios encerrados, atrás de grades e estores descidos, e a revolta com a permissão de venda de livros em grandes superfícies comerciais

16:05 6 Março, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
António Duarte, dono da livraria Homem dos Livros, na rua Mártires da Liberdade no Porto

Se muitos temem o fecho de portas e já sentem na pele a quebra de vendas, que se deverá prolongar a curto e médio prazo, outros mantêm o otimismo, como afirmam à Lusa.

No Porto, responsável pela Paraíso do Livro, Amélia Coelho, dá voz à revolta de muitos no setor quando vê outros espaços, não exclusivamente dedicados à venda de livros, que o estão a fazer, enquanto os livreiros “estão retidos”, como “prisioneiros”.

Amélia Coelho teme pelo futuro dos alfarrabistas, que são negócios “independentes sem arcaboiço para aguentar”, até porque se “já estava mau, com isto ainda pior”.

“Ainda há pouco soube de um colega em que o cliente queria um livro da montra. Disse-lhe ‘vá ter à esquina’, e foi vendê-lo à esquina. Depois deu a volta por outro lado. Parece que estamos a roubar”, descreve a responsável pelo Paraíso do Livro.

Na Rua José Falcão desde 2009, os dias de hoje são, diz, aqueles em que se trabalha de forma “completamente limitada”, com a faturação em baixo e parte da clientela habitual sem se habituar à venda ‘online’. “Nem dá para a renda”, conclui.

“Se ao longo dos anos não fosse poupada, não tinha dinheiro nem para comer. O Governo só pensou nele. (…) Ponho-me a pensar: se o dinheiro acaba… É desesperante. Para quem trabalha por conta própria, é desesperante”, lamenta, pedindo apoios e temendo pela continuidade da livraria, se o confinamento se prolongar muito mais.

A esperança numa reabertura para breve corre pelos corredores estreitos destes espaços, seja do Paraíso do Livro seja da Moreira da Costa, há mais de 70 anos instalada na rua do Avis.

Miguel Carneiro, a quinta geração ao leme do projeto, não esconde o desalento de ser esta uma das poucas vezes, em meses, em que abre as grades que escondem a livraria da cidade, para a reportagem da agência Lusa. Usa a ponta de um guarda-chuva para ‘desemperrar’ o lado direito.

No interior do pequeno espaço para clientes, que mal deixa imaginar o vasto armazém por debaixo, além do piso superior ‘atulhado’ de livros em estantes, Miguel explica que estiveram fechados nos primeiros 15 dias do confinamento, depois foram “catalogando algumas coisas”, mas “é uma tristeza estar aqui dentro”.

Uma encomenda “de uma quantidade enorme de livros, por uma quantia significativa”, por um único cliente e durante o primeiro confinamento, deu “fôlego financeiro para aguentar o primeiro e o segundo” períodos em que estiveram, e estão, fechados.

Com “as transformações que a cidade teve”, e com pouca gente na rua, o que Amélia Coelho do Paraíso dos Livros também lamenta, Miguel Carneiro teme que “as pessoas se desabituem a vir”, e vaticina mesmo que os alfarrabistas possam perder 10 a 20% da clientela.

A proprietária da Livraria Varadero, Paula Cântara, tem outro problema para manter, como puder, o estabelecimento a funcionar, mesmo que apenas no ciberespaço, a partir da rua da Boavista.

“Os apoios não chegam, não há qualquer ajuda. Tenho uma filha menor e tenho de estar em casa, o trabalho é exclusivamente ‘online’, e os meus pais é que vão à livraria para tratar das coisas necessárias, porque senão seria completamente impossível”, descreve.

Estes tempos, diz, têm sido bastante complicados e, sem “a possibilidade de venda ao postigo”, que sempre ‘apanhava’ algum cliente que passava na rua que liga a Praça da República à rotunda da Boavista, a Internet dá para “manter à tona, mas muito dificilmente”.

“Sem perspetiva de quando vão abrir”, além de não ver passar “quase ninguém na rua”, a estratégia da proprietária da Varadero é “manter [a livraria] enquanto for possível”, depois de 20 anos no mercado.

Também Paula Cântara acha que esta fase é “muito mais pesada” para os alfarrabistas, porque os livros novos “têm publicidade ou estão nos ‘tops’”, enquanto nestes espaços “o cliente gosta de andar a ver, descobrir coisas novas”.

O otimismo vai esmorecendo e o cenário “é realmente penoso” para os muitos alfarrabistas da baixa do Porto, com rendas altas, dificuldades que “se vão somando” e a economia sem reanimar, deixando um alerta: “Os senhorios nem sempre são pessoas de grande sensibilidade”.

Na Rua Formosa, a Livraria Lumière usou a montra para um protesto silencioso, quando, em tantos outros sítios da Baixa, ela está tapada pelas grades ou pelos estores descidos, ocultando literatura portuguesa, almanaques e outros destaques que chamem a atenção de quem passa.

Com vários bens alimentares na montra, “já que as livrarias não podem vender livros”, Cláudia Ribeiro, da Lumière, aludiu, como já tinha feito a Faz de Conto, em Coimbra, à possibilidade de se vender literatura em supermercados, grandes superfícies e noutros negócios, dos CTT a papelarias e lojas de tecnologia, após o decreto presidencial do estado de emergência e do confinamento regulado pelo Governo.

“Acho que as livrarias nunca deveriam ter encerrado, (…) porque acho o livro um bem essencial. (…) Protestei porque foi injusto, qualquer pessoa de bom senso acha que não foi justo”, considera, à Lusa, desabafando que as vendas “baixaram imenso” num tipo de negócio em que “poder entrar é fundamental pela parte humana”.

A duas ruas dali, na Dr. Alves da Veiga, fica a Livraria Manuel Ferreira, fundada em 1957, onde Herculano Ferreira descreve, à Lusa, uma habituação ao mercado digital que dura há uma década, que lhes permitiu não sentir tanto o impacto.

“Não consideramos que a circunstância da covid-19 tenha sido para nós particularmente prejudicial. Continuamos a vender ‘online’, como há muito tempo, e não sentimos o que muitos colegas poderão estar a sentir”, aponta.

O alfarrabista lembra ainda que há uma tendência para “encontrar o mau da fita”, e esse “é evidente que é a covid-19”, mas há outros problemas: um mercado “completamente desregulado”, a “concorrência desleal” pela Internet, com plataformas paralelas em que “ninguém paga impostos”, e um “esquecimento e falta de sensibilidade” para o livro, patente há décadas.

Mas há mais quem mantenha o otimismo, mesmo com quebras, como António Duarte, da Homem dos Livros, quanto “mais não seja, pela adaptação do ser humano”, afirma. “Isto não vai parar. É uma catástrofe, mas não é uma daquelas sem fim”, assegura.

A paixão pelos livros, a resistência e a confiança no avançar da vacinação e dos cuidados da população fazem-no ter esperança, até porque há no setor livreiro “uma certa resiliência”.

António Duarte deixou a construção civil na última crise e seguiu “a paixão”, para abrir o espaço dedicado ao livro usado, mas também ao vinil e à arte, na rua Mártires da Liberdade.

“Abri para continuar e não para desistir. Não é uma crise como esta que me vai desmotivar”, dispara, mantendo a perspetiva positiva, mesmo quando, há meses, uma inundação danificou parte do armazém, e houve obras durante várias semanas à porta do espaço.

Também a Livraria Térmita, que abriu em novembro de 2020, num antigo armazém de madeiras no Largo de Mompilher, garante que “vai continuar”, ou não tivesse aberto numa altura em que já previam um novo confinamento geral. “Ou abríamos, ou nunca abriríamos. Preferimos arriscar”, conta Hugo Brito.

Com pouco mais de 160 itens, entre livros e CDs, para venda na ‘página web’, até porque é preciso “mão de obra e tempo para colocar livros nas plataformas”, mesmo que façam também uso das redes sociais, a Térmita lamenta que não possa apresentar uma programação cultural como tinha planeado, de exposições a concertos.

“Não critico a venda de livros nas grandes superfícies. Também não critico a venda de fruta nas frutarias. Por isso não posso criticar a venda de livros nas livrarias. (…) Se um supermercado pode vender fruta e as frutarias estão abertas, porque é que as livrarias pequenas não podem estar abertas?”, questiona.

Ainda assim, reforça, a palavra de ordem é continuar. “Não somos facilmente demovidos das coisas”, assevera.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Técnico a mexer em contador. Crédito: Foto AI
Nacional

Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio

21:00 25 Maio, 2026 18:26 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos consumidores podem não saber que o seu contador da água pode ser trocado pela empresa sem autorização

Algarve Cultura Mundo

“A Ambulância Bombardeada” sensibiliza população em Lagos

17:50 25 Maio, 2026 17:50 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição no exterior do Edifício Paços do Concelho Século XXI, em Lagos, apresenta ambulância danificada durante a guerra na Ucrânia

Operação de trânsito.
Nacional

Vem aí uma mudança nos radares da PSP: localizações deixam de ser divulgadas e este é o motivo

16:50 25 Maio, 2026 14:39 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A lista mensal com os locais e horários dos radares deixou de ser publicada em maio pela PSP, numa mudança de estratégia

Algarve Cultura

Algarvio Rúben Manjua estreia primeiro single com 14 anos

14:54 25 Maio, 2026 14:54 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Artista de Vila Real de Santo António apresenta “Shadowlight”, o primeiro tema original da jovem promessa da música algarvia

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí temperaturas de 40 ºC e risco de incêndio ‘máximo’ para estas regiões a partir desta data e a chuva só não vai ‘abandonar’ esta região

18:00 25 Maio, 2026 14:37 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Vários pontos de Portugal continental estarão em risco de incêndio nos próximos dias com o aumento das temperaturas para valores próximos dos 40 ºC

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e ventos de 80 km/h antes da bonança: mau tempo vai manter-se nesta região

14:20 25 Maio, 2026 14:17 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva, vento forte e instabilidade vão marcar os próximos dias nos Açores, enquanto a Madeira deverá ter tempo mais seco e estável

Algarve Economia

Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

18:50 25 Maio, 2026 18:47 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores defendem que apenas cumpriram a sinalização e as normas aplicadas nas praias concessionadas do Algarve

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve Nacional

Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

11:30 24 Maio, 2026 14:59 22 Maio, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Família no aeroporto. Crédito: Freepik
Nacional

‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes

21:30 25 Maio, 2026 20:19 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

A greve geral pode complicar as deslocações em Portugal neste dia, com impacto previsto em voos e transportes públicos

Algarve Edição Papel

Faro entre os distritos com mais casos de pais vítimas de violência dos filhos

17:00 24 Maio, 2026 12:55 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A APAV apoiou quase cinco mil pais vítimas de violência praticada pelos filhos entre 2021 e 2025, com Faro entre os distritos mais afetados

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa e inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:00 24 Maio, 2026 13:36 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já no ano de 2026

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Faça isto em maio para garantir flores “espetaculares” no verão

20:00 22 Maio, 2026 15:50 20 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio é um mês decisivo para as hortênsias. Rega, adubação, cobertura do solo e cuidado com a poda podem fazer diferença na floração de verão

Técnico a mexer em contador. Crédito: Foto AI
Nacional

Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio

21:00 25 Maio, 2026 18:26 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos consumidores podem não saber que o seu contador da água pode ser trocado pela empresa sem autorização

Algarve, Cultura, Mundo

“A Ambulância Bombardeada” sensibiliza população em Lagos

17:50 25 Maio, 2026 17:50 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição no exterior do Edifício Paços do Concelho Século XXI, em Lagos, apresenta ambulância danificada durante a guerra na Ucrânia

Operação de trânsito.
Nacional

Vem aí uma mudança nos radares da PSP: localizações deixam de ser divulgadas e este é o motivo

16:50 25 Maio, 2026 14:39 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A lista mensal com os locais e horários dos radares deixou de ser publicada em maio pela PSP, numa mudança de estratégia

Algarve, Cultura

Algarvio Rúben Manjua estreia primeiro single com 14 anos

14:54 25 Maio, 2026 14:54 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Artista de Vila Real de Santo António apresenta “Shadowlight”, o primeiro tema original da jovem promessa da música algarvia

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí temperaturas de 40 ºC e risco de incêndio ‘máximo’ para estas regiões a partir desta data e a chuva só não vai ‘abandonar’ esta região

18:00 25 Maio, 2026 14:37 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Vários pontos de Portugal continental estarão em risco de incêndio nos próximos dias com o aumento das temperaturas para valores próximos dos 40 ºC

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e ventos de 80 km/h antes da bonança: mau tempo vai manter-se nesta região

14:20 25 Maio, 2026 14:17 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva, vento forte e instabilidade vão marcar os próximos dias nos Açores, enquanto a Madeira deverá ter tempo mais seco e estável

Algarve, Economia

Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

18:50 25 Maio, 2026 18:47 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores defendem que apenas cumpriram a sinalização e as normas aplicadas nas praias concessionadas do Algarve

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais, Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve, Nacional

Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

11:30 24 Maio, 2026 14:59 22 Maio, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Família no aeroporto. Crédito: Freepik
Nacional

‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes

21:30 25 Maio, 2026 20:19 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

A greve geral pode complicar as deslocações em Portugal neste dia, com impacto previsto em voos e transportes públicos

Algarve, Edição Papel

Faro entre os distritos com mais casos de pais vítimas de violência dos filhos

17:00 24 Maio, 2026 12:55 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A APAV apoiou quase cinco mil pais vítimas de violência praticada pelos filhos entre 2021 e 2025, com Faro entre os distritos mais afetados

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa e inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:00 24 Maio, 2026 13:36 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já no ano de 2026

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Faça isto em maio para garantir flores “espetaculares” no verão

20:00 22 Maio, 2026 15:50 20 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio é um mês decisivo para as hortênsias. Rega, adubação, cobertura do solo e cuidado com a poda podem fazer diferença na floração de verão

Últimas Notícias

  • ‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes
    ‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes
  • Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio
    Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio
  • ‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’
    ‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’
  • Esta ilha portuguesa é um dos destinos favoritos dos reformados europeus pelas paisagens únicas e bom clima ‘todo o ano’
    Esta ilha portuguesa é um dos destinos favoritos dos reformados europeus pelas paisagens únicas e bom clima ‘todo o ano’
  • Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla
    Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla
  • Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve
    Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

Opinião

  • O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
    O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
  • Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
  • Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
    Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • 40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
    40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal