Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Alexandra Gonçalves, à conversa com a nova directora regional de Cultura

Maria Alexandra Patrocínio Rodrigues Gonçalves, assim se chama a nova directora regional de Cultura, nomeada para o cargo pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, sob proposta da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública. Depois da passagem pela Câmara de Faro, no consulado de Macário Correia, Alexandra Gonçalves é […]

18:56 12 Fevereiro, 2014 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Maria Alexandra Patrocínio Rodrigues Gonçalves, assim se chama a nova directora regional de Cultura, nomeada para o cargo pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, sob proposta da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública.

Depois da passagem pela Câmara de Faro, no consulado de Macário Correia, Alexandra Gonçalves é aos 41 anos a mulher à frente dos destinos da Direcção Regional de Cultura no Algarve.

Alexandra Gonçalves lidera desde Dezembro a Direcção Regional de Cultura

Depois de uma breve passagem, um “regresso”, à Universidade do Algarve, instituição onde se formou e é docente, Alexandra Gonçalves regressa aos domínios da coisa pública, uma área que se tornou um espaço de conforto e desafio, que a directora regional diz “gostar” de assumir, numa herança que lhe “ficou da experiência autárquica” na câmara farense.

Como sempre e em todas as áreas da administração desconcentrada do Estado, há muito para fazer na Direcção Regional de Cultura (DRCAlg) e a responsável reconhece a importância do desafio e as dificuldades que lhe estão inerentes.

Desde logo na área do património, onde o Plano Regional de Intervenções Prioritárias do Algarve (PRIPALG) apresenta necessidades de investimento identificadas no domínio patrimonial, da responsabilidade directa da DRCAlg, dos municípios e de outras entidades, nomeadamente, privadas, orçadas actualmente em 17,7 milhões de euros.

Não há verba para responder a este esforço por inteiro e, por isso, o PRIPALG é o responsável por ordenar por prioridades as intervenções.

Neste âmbito, a directora regional refere que a “identificação de prioridades é uma importante ferramenta a que o plano dá resposta e fá-lo de forma actualizada anualmente”. “Sabemos onde estão os principais problemas neste domínio e a respectiva identificação está feita”. “Esta é a base necessária para a tomada de decisões para futuros investimentos nesta área”, diz.

Mas o orçamento é escasso. Em 2013 a direcção regional teve um orçamento de 2,192 milhões de euros, dos quais 547,7 mil se destinaram a investimento e 1,644 milhões a despesas de funcionamento. Assim se podem ver as dificuldades inerentes à alocação financeira de verbas às necessidades do PRIPALG.

Alexandra Gonçalves é nesta matéria clara, “os recursos são os que são, num orçamento que está fechado a esta altura” e “a prioridade em termos de PRIPALG está na aplicação das verbas disponíveis no nosso orçamento naqueles monumentos que são nossa responsabilidade directa e que são monumentos nacionais”.

Fortaleza de Sagres é a prioridade no investimento em património, mas o custo das intervenções a realizar ali não recaí sobre o orçamento da Direcção REgional

A responsável ressalva a possibilidade de recurso, “caso haja necessidade”, ao fundo criado pela Administração Central para responder a necessidades de intervenção de emergência. Mas neste momento, refere, “a prioridade para o Algarve foi identificada como sendo a Fortaleza de Sagres, sem esforço directo do orçamento da DRCAlg, mas com o empenhamento de verbas do orçamento geral do Estado e de fundos europeus”. “A acção será assim predominantemente virada para aquela que é a jóia da coroa do património do Algarve”, diz a directora regional.

A fechar, Alexandra Gonçalves refere que “de momento na intervenção programada da DRCAlg não estão previstas mais nenhumas obras ao nível do património, excepção feita a pequenas e pontuais intervenções de conservação e manutenção dos nossos próprios monumentos”. 

Orçamento

Em termos de orçamento da DRCAlg para 2014, “os valores são muito semelhantes a 2013”, refere a titular regional da Cultura. Há uma diminuição dos custos de funcionamento, nomeadamente de pessoal, que se deve a duas razões, por um lado a gestão partilhada de recursos e por outro a saída de pessoal que ou se reformou ou optou por aderir ao programa de rescisões amigáveis na Administração Pública”.

Este é um esforço que Alexandra Gonçalves pretende continuar à imagem e semelhança “do que está a ser feito um pouco por todas as esferas da Administração Pública”.

No âmbito da gestão partilhada, a responsável destaca o trabalho já realizado em parcerias com as autarquias de Albufeira (Castelo de Paderne), Portimão (Alcalar) e Aljezur (Castelo de Aljezur) e que, refere, “importa aprofundar e alargar”. Neste momento estamos a rever o protocolo com Albufeira e a terminar a definição final dos termos do protocolo tripartido que se celebrará com a Câmara de Aljezur.

“Nesta área a conservação e manutenção serão sempre da nossa responsabilidade, mas as dinâmicas associadas à vivência do património contam assim com a preciosa ajuda de quem estando perto dos monumentos pode de forma mais eficiente garantir o seu aproveitamento e a majoração das interacções com o mesmo”, diz.

A direcção regional como motor da dinâmica cultural

A DRCAlg que Alexandra Gonçalves herda das mãos de Dália Paulo é um organismo muito diferente daquele que normalmente os algarvios associavam a uma Direcção Regional de Cultura. Dália Paulo tirou-lhe a distância face à acção cultural, quebrou a ideia de casa dos subsídios culturais e deu-lhe visibilidade.

A acção é para continuar. Isto mesmo se retira do discurso da nova titular que quer a instituição perto dos algarvios e em relação directa com a cultura e o território.

“Iniciei desde a tomada de posse um périplo por todos os municípios da região que, mais do que servir para as normais apresentações, tem por base a ideia de uma relação estreita com quem, em cada local melhor compreende as necessidades de cada comunidade e de cada território, sob todos os aspectos, nomeadamente o cultural”, refere Alexandra Gonçalves.

“Articulação com os municípios e estratégias de cooperação para o futuro” são as palavras de ordem deste início de um mandato que se prolongará por cinco anos.

Nos contactos com a Região de Turismo do Algarve (RTA) também já se definem estratégias. “Há muito trabalho a desenvolver no âmbito das rotas, itinerários e percursos que neste momento estão disseminados entre aquilo que é produzido pela RTA, pelos municípios e pela

própria DRCAlg”. Para Alexandra Gonçalves “importa perceber aquilo que pode ter interesse turístico-cultural e dinamizar essas rotas de forma a poder criar verdadeiros produtos nesta área capazes de diferenciarem a oferta que fazemos nesta que é a região turística de excelência no país”.

Para Fevereiro a directora regional conta ter em campo os contactos com o sector privado no sentido de também nesta área definir estratégias capazes de ajudar a desenvolver a Cultura na região. 

Dinâmicas integradas

Ao nível do património Alexandra Gonçalves sublinha “a necessidade de se continuar e certamente de se reinventar a aposta nas dinâmicas integradas em que o património deixe de ser algo imóvel que espera a visita das pessoas, para passar a ser por um lado um espaço de dinamização cultural e simultaneamente passar a integrar as dinâmicas já existentes noutras rotas e percursos onde as sinergias podem ser aproveitadas para que se conheça e valorize cada vez mais o valor destes espaços”.

“O nosso património pode ser pouco mas tem potencialidades e de facto a interacção com várias outras realidades pode ter um efeito catalisador que deve ser aproveitado”, refere.

As redes e as parcerias são hoje, diz a responsável pela pasta na região, “determinantes” e “quanto mais houverem melhor”. “É aqui que reside em grande medida a resposta para a falta de recursos de que actualmente padecemos, mas também é por aqui, cada vez mais, que se selam cooperações determinantes para o desenvolvimento cultural integrado e sustentável”, sublinha.

Apoio à acção cultural

Na casa dos 70 a 80 mil euros nos últimos anos excepção feita ao ano de 2013 onde por razões específicas se saldou em 230 mil euros o apoio à acção cultural da responsabilidade da DRCAlg é um importante instrumento de desenvolvimento cultural.

Nesta área de intervenção, Alexandra Gonçalves avança que há uma lógica diferente na análise e definição dos apoios que serão prestados no domínio do apoio à acção cultural, uma matéria que ainda está em discussão ao nível do Governo.

Certo é que entrará nas fileiras destes apoios o incentivo à edição de produção cultural nas diversas áreas que terá por base um júri capaz de decidir em cada ano para que se aposte naquilo que se produz localmente e que importa dar a conhecer.

No âmbito do resto dos apoios culturais passam a existir novas linhas mestras para definição em sede de selecção quais aqueles que merecerão o apoio da direcção regional. 

Património imaterial da humanidade, que futuro?

A Dieta Mediterrânica é Património Imaterial da Humanidade e Tavira a sede da candidatura portuguesa que logrou a classificação no final de 2013

Para a nova responsável da Cultura, esta área, ainda que tenha contado com uma intervenção muito marginal da DRCAlg no processo de candidatura é um dos pontos de maior interesse a nível cultural na região.

“Nesta área a CCDR está a ter um papel preponderante na medida em que domina o processo de planeamento estratégico para a região”, refere Alexandra Gonçalves, que afirma estar a procurar envolver-se profundamente neste âmbito.

Em particular a directora regional realça a importância da participação da direcção regional na área da inventariação, que é um ponto fulcral das acções a desenvolver no âmbito da classificação atribuída pela UNESCO. 

Novidades para breve

Na calha está a criação de um programa de dinamização e valorização dos monumentos. “O desejo é o de que a programação para os monumentos na dependência directa da direcção regional possa rapidamente ser desenvolvida de forma integrada e com um horizonte de antecipação pelo menos anual”, diz Alexandra Gonçalves.

O conceito de programação pretende pôr no terreno uma imagem e marca já desenvolvidas internamente e que se chamará Bons Momentos, destinado a identificar o conceito de experiência pessoal na relação das pessoas com o património.

“Há bons momentos de música, teatro, artes visuais e tudo o mais, querendo-se passar a mensagem que no património há lugar a verdadeiros Bons Momentos”, diz a responsável, que aposta este ano na temática “40 anos de Democracia”, exactamente no ano em que se atingem quatro décadas sobre a data da revolução de Abril.

Lugar ainda para a criação de um prémio destinado a reconhecer trabalhos culturais desenvolvidos na defesa e promoção da igualdade de género e de oportunidades entre homens e mulheres no valor de cinco mil euros, com novidades sobre esta matéria a serem prometidas para breve.

Entretanto, é tempo de trabalho, muito, e Alexandra Gonçalves não deixa os créditos por mãos alheias pelo que a nova directora regional já está no terreno.

São cinco anos para mostrar o que pode e sabe fazer com a sua dedicação à luta pela Cultura num lugar de topo na administração desconcentrada do Estado.

O Algarve, esse, e os algarvios, esperam sempre o melhor de quem quer e pode dar a cara pelo interesse comum da região a bem de todos, porque o desafio é enorme, tão grande como é decerto a vontade da nova titular de o vencer.

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Nacional

Portugueses vão ficar sem eletricidade neste dia: saiba onde e a que horas vai haver ‘cortes’ de luz em Portugal

06:00 19 Setembro, 2026 11:04 18 Setembro, 2026 | João Luís

Há cortes de eletricidade programados para 20 de setembro em várias zonas de Portugal. Veja onde vai faltar luz e os horários previstos

Algarve Nacional Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Idosa a dar entrevista. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Nacional

Pagava 300 euros de renda e viu a casa voltar ao mercado por 1.000: aos 73 anos vivia num quarto

08:20 19 Setembro, 2026 10:35 19 Setembro, 2026 | João Luís

Fátima pagava cerca de 300 euros por um T1 e viu a renda subir para 1.000 depois de sair. Aos 73 anos, vivia num quarto arrendado

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Mulher liga o exaustor enquanto cozinha. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes

12:20 19 Setembro, 2026 12:15 19 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há um momento mais eficaz para ligar o exaustor antes de cozinhar e a diferença pode notar-se nos cheiros que ficam pela casa

Algarve Cultura

Música erudita, jazz e flamenco cruzam-se na 11.ª edição do Algarve Music Series

08:00 19 Setembro, 2026 08:14 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O Algarve Music Series decorre entre 27 de setembro e 6 de dezembro, com concertos em Loulé, Faro, Tavira e Lagos

Cérebro humano. Crédito: Magnific
Ciência Saúde

Estudo identifica duas origens celulares do cérebro e permite criar neurónios em laboratório

10:50 19 Setembro, 2026 10:48 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Descoberta de Stanford permitiu cultivar neurónios de uma região do cérebro ligada a funções vitais e poderá ajudar a estudar doenças como a ELA

Economia Europa

Laura, responsável de um restaurante: “Se reservar e não aparecer, cobramos 20€ por pessoa”

09:30 19 Setembro, 2026 17:23 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A espanhola explica que o restaurante onde trabalha pede os dados do cartão no momento da reserva e pode cobrar 20 euros por pessoa quando o cliente não aparece

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve Cultura Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Europa

Clara, agricultora: “Prefiro deitar fora a minha colheita a pagarem-me metade do que vale”

19:00 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A agricultora espanhola gere praticamente sozinha uma exploração familiar de 1,5 hectares e chega a trabalhar 16 horas por dia

Casal com a filha no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Nacional

Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento

14:30 19 Setembro, 2026 13:38 19 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos portugueses levam a carta de condução na carteira quando viajam, mas este documento não substitui o Cartão de Cidadão

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Nacional

Portugueses vão ficar sem eletricidade neste dia: saiba onde e a que horas vai haver ‘cortes’ de luz em Portugal

06:00 19 Setembro, 2026 11:04 18 Setembro, 2026 | João Luís

Há cortes de eletricidade programados para 20 de setembro em várias zonas de Portugal. Veja onde vai faltar luz e os horários previstos

Algarve, Nacional, Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Idosa a dar entrevista. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Nacional

Pagava 300 euros de renda e viu a casa voltar ao mercado por 1.000: aos 73 anos vivia num quarto

08:20 19 Setembro, 2026 10:35 19 Setembro, 2026 | João Luís

Fátima pagava cerca de 300 euros por um T1 e viu a renda subir para 1.000 depois de sair. Aos 73 anos, vivia num quarto arrendado

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Mulher liga o exaustor enquanto cozinha. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes

12:20 19 Setembro, 2026 12:15 19 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há um momento mais eficaz para ligar o exaustor antes de cozinhar e a diferença pode notar-se nos cheiros que ficam pela casa

Algarve, Cultura

Música erudita, jazz e flamenco cruzam-se na 11.ª edição do Algarve Music Series

08:00 19 Setembro, 2026 08:14 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O Algarve Music Series decorre entre 27 de setembro e 6 de dezembro, com concertos em Loulé, Faro, Tavira e Lagos

Cérebro humano. Crédito: Magnific
Ciência, Saúde

Estudo identifica duas origens celulares do cérebro e permite criar neurónios em laboratório

10:50 19 Setembro, 2026 10:48 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Descoberta de Stanford permitiu cultivar neurónios de uma região do cérebro ligada a funções vitais e poderá ajudar a estudar doenças como a ELA

Economia, Europa

Laura, responsável de um restaurante: “Se reservar e não aparecer, cobramos 20€ por pessoa”

09:30 19 Setembro, 2026 17:23 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A espanhola explica que o restaurante onde trabalha pede os dados do cartão no momento da reserva e pode cobrar 20 euros por pessoa quando o cliente não aparece

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve, Cultura, Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Europa

Clara, agricultora: “Prefiro deitar fora a minha colheita a pagarem-me metade do que vale”

19:00 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A agricultora espanhola gere praticamente sozinha uma exploração familiar de 1,5 hectares e chega a trabalhar 16 horas por dia

Casal com a filha no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Nacional

Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento

14:30 19 Setembro, 2026 13:38 19 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos portugueses levam a carta de condução na carteira quando viajam, mas este documento não substitui o Cartão de Cidadão

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Últimas Notícias

  • Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
    Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
  • Manuel, enfermeiro reformado com 43 anos de descontos, considera a sua pensão injusta: “Fui castigado e não mereço”
    Manuel, enfermeiro reformado com 43 anos de descontos, considera a sua pensão injusta: “Fui castigado e não mereço”
  • Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito
    Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito
  • Descida do IRS traz poupanças anuais de 12€ a 344€, simulações são da PwC
    Descida do IRS traz poupanças anuais de 12€ a 344€, simulações são da PwC
  • Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes
    Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes

Opinião

  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
    Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
  • Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
    Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento