A Secção de Colecionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António vai realizar, entre 2 e 30 de agosto de 2021, uma Mostra Filatélica nas instalações do Quartel dos Bombeiros subordinada ao tema “A Indústria Conserveira em Vila Real de Santo António”.
A exposição contará com algumas coleções de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António dedicadas aos temas da pesca e do mar onde evidencia uma emissão datada de 31 de outubro 2016 dedicada à “Indústria Conserveira Portuguesa”, data em que, pela primeira vez a nível mundial foram postos à venda selos de correio “servidos” dentro de uma lata de conserva, a qual pode ainda ser adquirida em qualquer Loja CTT.
“Esta emissão, embora não contenha nenhuma imagem de Vila Real de Santo António, esta cidade, então vila, foi um dos mais importantes núcleos da Indústria Conserveira em Portugal, onde chegaram a laborar em simultâneo mais de uma dezena de fábricas, numa localidade onde há cento e quarenta anos tinham pouco mais de seis mil habitantes”, explica a Secção de Colecionismo dos Bombeiros de VRSA em comunicado.
As primeiras fábricas que aqui se estabeleceram foram a Fábrica de Santa Maria (de Ângelo Parodi & Roldan), Fábrica S. Francisco (de Francisco Tenório) e a Fábrica de Domenico Migone.
“A Fábrica Ramirez, que quase poderemos considerar parceira desta emissão, pois foi nesta fábrica, mas em Matosinhos, que se fez o empacotamento em latas de conserva desta emissão, teve nesta cidade de Vila Real de Santo António a sua origem”, recorda a a secção de colecionismo.
A Família Ramirez, através do seu patriarca, Sebastian Ramirez, que tem a sua origem em El Almendro, na vizinha província de Huelva (Espanha), estabeleceu-se em Vila Real de Santo António e curiosamente, iniciou os seus negócios, não nas conservas de peixe, mas como caixeiro (empregado de comércio) residente nesta Vila, vindo depois a estabelecer-se como comerciante de fazendas.
O seu ingresso na indústria conserveira ocorreu em 1883 e desde então não mais parou, procurando, expandir os seus negócios até aos dias de hoje, através, primeiro pelo próprio Sebastian e depois pelos seus herdeiros.
Os Correios de Portugal vão emitir um carimbo comemorativo, datado de 10 de agosto de 2021, alusivo à indústria conservaria em Vila Real de Santo António, “no ano em que passam 140 anos do Primeiro Inquérito Industrial, realizado no ano de 1881, em que referencia três fábricas em laboração nesta localidade, cujo início de produção se referencia como sendo 1879″.