Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Maria Manuel Valagão | Foto Daniel Rocha | DR
Cultura, Opinião

Conhecer o património alimentar português dentre o carrossel da globalização | Por Mário Beja Santos

“É preciso saber muito e relacionar-se bem com a escrita pedagógica para escrever estes primores sobre o património alimentar de Portugal com tão tocante simplicidade” | Opinião de Mário Beja Santos

12:00 5 Junho, 2024 12:05 5 Junho, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A globalização alimentar é inelutável, vemo-la nas gôndolas e arcas frigoríficas e escaparates dos supermercados. É um processo tecnológico e económico irreversível, facilitado pela descoberta da indústria do frio, os métodos de conservação de média e longa duração, os transportes velozes em contentor, o complexo sistema do agrobusiness, o fabrico de fertilizantes, o mais que se sabe, a ponto de ninguém questionar de onde vem a perca do Nilo, a matéria-prima das delícias do mar, e é dado assente que os apaixonados pela alimentação multiétnica têm razões nas suas escolhas que as palavras não explicam (isto blasonando Pascal).

Os regimes alimentares são diversificados, em torno do que comemos há polémicas inenarráveis, mas a par dos defensores acérrimos do conjunto de preceitos onde não cabem proteínas animais, começa a pesar a tendência do retorno a patrimónios que constituem identidades, com práticas que chegam a ter séculos (para não dizer milénios).

MÁRIO BEJA SANTOS
Assessor do Instituto do Consumidor e consultor do POSTAL

Tenho sérias dúvidas que haja alguém mais bem preparado que Maria Manuel Valagão para escrever este maravilhoso ensaio intitulado Património Alimentar de Portugal, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2024. A promoção dos patrimónios alimentares tem vindo a ser acalentada em sucessivas etapas entre nós, a própria Comissão Europeia estimula estes alimentos cuja tipicidade escapa à economia da escala gigante; um fenómeno cultural que alastrou com a criação dos museus regionais onde estes produtos tradicionais ganharam história e são matriz cultural; e a própria sociedade de consumo desencadeou a apologia de que a qualidade alimentar depende intrinsecamente de um património de sabores e cheiros, enfim, consolidou-se a imagem de que o nutritivo, o alimento seguro, bem apaladado e de valor organolético tem a primazia do local de origem, como escreve a autora, “Denominador comum da nossa espécie, o prazer de comer e saborear é indissociável, o prazer de recordar a tradição alimentar em que nos inserimos. O conjunto de produtos e de pratos específicos de uma família, de uma região, bem como de criações gastronómicas, é tecido por imperativos e necessidades que se foram resolvendo, adaptando e incorporando nos usos e costumes.”

O ensaio  desta socióloga da alimentação concentra-se em Portugal continental, vamos vê-la a discorrer sobre este património com ligação ao mar, à terra e à natureza, uma viagem à nossa identidade alimentar mediterrânica, às oralidades e patrimónios das tradições culinárias, dos caldos à doçaria, o leitor terá um tapete vermelho para percorrer quanto à importância do determinismo geográfico, o que é a variedade de um regime alimentar mediterrânico, como, a despeito da globalização, estamos conformados pelo bacalhau e pela sardinha, pelas salgas, pelas plantas e pelos animais das diferentes regiões; como o lugar e a paisagem nos podem definir a celebração à mesa, bem como a importância das estações do ano: “Em cada época do ano, as cambiantes e os matizes da paisagem mudam – com o despontar dos favais, com o amanho das hortas, na primavera; com a colheita dos frutos e as vindimas, no verão; com a apanha da azeitona, no outono. De acordo com o ecossistema, ao longo deste ciclo anual de produções, despontam plantas espontâneas, muitas das quais, são comestíveis. Também após as primeiras chuvas despontam os cogumelos silvestres, recurso precioso do sob-coberto de matas e florestas e também do montado do Sul.”

A autora profere uma exultação de pão, vinho e azeite, do que nos vem da horta, os frutos secos, frutos secados e mel, daqui passamos para as carnes, um grande ecrã onde cabem bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves, não faltam os enchidos, e até se enfatiza e põe no seu lugar a tão destratada banha.

Mostrado o que dá o mar e a terra, é tempo de se saber o que constitui a prática culinária, abre-se espaço para os temperos, uma infinidade: gorduras, alho ou cebola, condimentos fortes ou picantes, ervas aromáticas, limão ou vinagre ou calda de tomate. Temperos que podem ser vazados em caldos, sopas e papas, é aqui que reside o segredo das açordas à portuguesa, as migas, as papas de milho, depois o arroz, os cozidos, os estufados e guisados.

O comer solitário é hoje produto de um viver familiar e de um quadro de relações em que o tempo conta e a convivência e a celebração à mesa podem ser exceção à regra. Daí a autora explorar um fenómeno social de crescente dimensão, o encontro com petiscos, onde as iguarias tradicionais reinam. E a autora escreve: “Petiscos há muitos: do mais elementar ao mais sofisticado.

Do pica-pau ao salpicão e às taliscas, de presunto por todo o Norte, Entre-Douro-e-Minho e Trás-os-Montes, à muxama e estupeta de atum de Vila Real de Santo António, cujo consumo se alargou geograficamente, ou à moreia frita de Vila do Bispo, no Algarve, passando pelos biqueirões albardados de Olhão, pela caça e pelos enchidos, pelas azeitonas, pelos cogumelos silvestres, e outras infindáveis iguarias da terra e do mar que são património gastronómico português.” E haverá também menção da chouriça frita, as moelas e os pipis, a morcela de arroz assada, as saladas de polvo e de ovas – lista inumerável, há que ter orgulho neste património.

Era inevitável, a doçaria é também pedra angular destas ocasiões de convívio e celebração, a multiplicidade de espaços onde a encontramos impressiona, não se cinge à pastelaria ou confeitaria, alarga-se por toda a restauração, permite altos voos na vida doméstica, e há os doces da terra, dos múltiplos pastéis de feijão à queijadinha de Serpa, há quilómetros de coisas doces.

É preciso saber muito e relacionar-se bem com a escrita pedagógica para escrever estes primores sobre o património alimentar de Portugal com tão tocante simplicidade, e com tal poder de comunicação. E damos concordância a uma das considerações finais da autora depois desta aliciante viagem:

“O património alimentar faz parte da nossa memória de sabores e da nossa história agrícola. Contém harmonias de relação com a terra e com a natureza que devem ser preservadas e valorizadas. Os conhecimentos intemporais sobre as tradições, a sua transmissão através do ensinamento de práticas agrícolas, de conservação e culinárias, o caráter familiar e oral desse saber, devem ser recuperados, reavivando uma parte do património alimentar, um dos alicerces da herança cultural portuguesa.” E, mais adiante: “O património alimentar português pode tornar-se o contributo decisivo para a dinamização da economia e do desenvolvimento sustentável das regiões, com base nos valores e nas tradições que importa redescobrir e dar continuidade. O regaste da nossa história e identidade alimentar tem permitido alargar experiências culturais.”

De leitura obrigatória, um belo ensaio de divulgação que deve ter acolhimento a vários níveis do sistema educativo.

Leia também: Crianças e males ligeiros: o que deve esperar do aconselhamento farmacêutico | Por Mário Beja Santos

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Nacional

Subsídio de refeição na Função Pública é de 6,15€, mas estes profissionais podem receber uma diária de 13,63€

11:20 21 Setembro, 2026 09:36 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Despacho publicado em setembro atualizou os abonos de alimentação da GNR e da PSP, com efeitos desde o início deste ano

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Esta pequena aldeia algarvia já foi vila e quase ficou deserta depois do terramoto de 1755

16:10 21 Setembro, 2026 11:11 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre uma fortaleza, casas térreas e a Ria Formosa, Cacela Velha guarda uma história marcada pelo assoreamento e pela destruição sísmica

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Algarve Política

PSD e Chega chumbam empréstimo de 10 milhões de euros em Faro

18:00 21 Setembro, 2026 18:01 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

António Pina acusa a oposição de não deixar governar. PSD justifica o chumbo do empréstimo com a defesa das obras previstas pelo anterior executivo

Algarve Europa

Brueckner, principal suspeito no caso Madeleine McCann, revela pela primeira vez onde estava na noite do desaparecimento: “Não tenho nada a ver”

15:30 21 Setembro, 2026 19:03 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pela primeira vez, o principal suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann revelou o que diz ter feito naquela noite

Rotunda.
Auto Nacional

Enganou-se na saída da rotunda? Esta manobra pode custar-lhe até 600€ mesmo que percorra poucos metros

17:20 21 Setembro, 2026 12:00 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fazer marcha-atrás numa rotunda de visibilidade reduzida está entre as manobras proibidas pelo Código da Estrada

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Opinião

O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos

14:46 21 Setembro, 2026 14:47 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Desde então, continuamos a tentar convencer as mulheres de que há frutas que não lhes pertencem", relembra José Figueiredo Santos

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem cão em casa? Este saco que costuma deitar no lixo pode provocar asfixia em poucos minutos

15:20 21 Setembro, 2026 14:46 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os sacos de batatas fritas e de outros alimentos podem parecer inofensivos depois de vazios, mas representam um risco para quem tem cães e gatos

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

LF
Algarve Nacional

Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra

18:50 21 Setembro, 2026 18:47 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Reservas nacionais de água rondam os 75%, segundo a ministra, que alerta para a situação das bacias do Lima, Vouga e Mondego e os efeitos na energia

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Nacional

Subsídio de refeição na Função Pública é de 6,15€, mas estes profissionais podem receber uma diária de 13,63€

11:20 21 Setembro, 2026 09:36 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Despacho publicado em setembro atualizou os abonos de alimentação da GNR e da PSP, com efeitos desde o início deste ano

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Esta pequena aldeia algarvia já foi vila e quase ficou deserta depois do terramoto de 1755

16:10 21 Setembro, 2026 11:11 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre uma fortaleza, casas térreas e a Ria Formosa, Cacela Velha guarda uma história marcada pelo assoreamento e pela destruição sísmica

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Algarve, Política

PSD e Chega chumbam empréstimo de 10 milhões de euros em Faro

18:00 21 Setembro, 2026 18:01 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

António Pina acusa a oposição de não deixar governar. PSD justifica o chumbo do empréstimo com a defesa das obras previstas pelo anterior executivo

Algarve, Europa

Brueckner, principal suspeito no caso Madeleine McCann, revela pela primeira vez onde estava na noite do desaparecimento: “Não tenho nada a ver”

15:30 21 Setembro, 2026 19:03 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pela primeira vez, o principal suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann revelou o que diz ter feito naquela noite

Rotunda.
Auto, Nacional

Enganou-se na saída da rotunda? Esta manobra pode custar-lhe até 600€ mesmo que percorra poucos metros

17:20 21 Setembro, 2026 12:00 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fazer marcha-atrás numa rotunda de visibilidade reduzida está entre as manobras proibidas pelo Código da Estrada

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Opinião

O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos

14:46 21 Setembro, 2026 14:47 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Desde então, continuamos a tentar convencer as mulheres de que há frutas que não lhes pertencem", relembra José Figueiredo Santos

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem cão em casa? Este saco que costuma deitar no lixo pode provocar asfixia em poucos minutos

15:20 21 Setembro, 2026 14:46 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os sacos de batatas fritas e de outros alimentos podem parecer inofensivos depois de vazios, mas representam um risco para quem tem cães e gatos

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

LF
Algarve, Nacional

Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra

18:50 21 Setembro, 2026 18:47 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Reservas nacionais de água rondam os 75%, segundo a ministra, que alerta para a situação das bacias do Lima, Vouga e Mondego e os efeitos na energia

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Últimas Notícias

  • Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra
    Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra
  • Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro
    Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro
  • Governo aprova plano para conter alga invasora presente no Algarve
    Governo aprova plano para conter alga invasora presente no Algarve
  • PSD e Chega chumbam empréstimo de 10 milhões de euros em Faro
    PSD e Chega chumbam empréstimo de 10 milhões de euros em Faro
  • Enganou-se na saída da rotunda? Esta manobra pode custar-lhe até 600€ mesmo que percorra poucos metros
    Enganou-se na saída da rotunda? Esta manobra pode custar-lhe até 600€ mesmo que percorra poucos metros

Opinião

  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
  • Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento