Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Lusa
Cultura, Política

Conheça melhor a nova ministra Dalila, uma defensora do mecenato cultural

Dalila Rodrigues vai assumir um ministério que esta semana viu aprovada uma proposta de lei que prevê a possibilidade de emissão de “vales cultura”

11:50 29 Março, 2024 12:07 29 Março, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A historiadora de arte Dalila Rodrigues, indicada para ministra da Cultura no próximo XXIV Governo Constitucional, diretora do Mosteiros dos Jerónimos e da Torre de Belém desde 2019, tem sido uma defensora do mecenato e da autonomia dos museus.

Doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra, Dalila Rodrigues é professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu e professora catedrática convidada do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Entre 2004 e 2007 dirigiu o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), já depois de ter estado à frente do então Museu Grão Vasco, em Viseu (2001-2004). Sob a sua direção, o museu das Janelas Verdes teve obras de restauro, mobilizou mais de 300 mil euros em mecenato, mais do que duplicou as entradas, atingindo pela primeira vez quase 200 mil visitantes, e cresceu em receitas, ultrapassando um milhão de euros em 2006, segundo números então divulgados pelo próprio MNAA.

Quando saiu da instituição, em Lisboa, em agosto de 2007, foi aplaudida por dezenas de pessoas que lá se tinham concentrado em seu apoio. A sua não recondução no cargo prendia-se com divergências de base quanto ao modelo de gestão e de autonomia financeira e administrativa, em relação ao antigo Instituto dos Museus e da Conservação.

Na altura, 16 diretores de museus nacionais juntaram-se num abaixo-assinado contra posições por si adotadas. Dalila Rodrigues “tem, por diversas vezes, passado a imagem pública de que tal ideia [autonomia financeira e gestão dos museus] merecia a concordância de outros diretores de museus nacionais, assumindo, de certa forma, uma posição de representação da classe museológica portuguesa, de que ela própria se reconhece o direito de liderar”, lia-se no documento que realçava que nenhum dos 16 diretores havia conferido “poderes de representação à diretora do Museu Nacional de Arte Antiga como porta-voz da classe museológica portuguesa a que igualmente pertencem”.

No passado mês de junho, passados 17 anos sobre a sua saída do MNAA, a diretora do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém continuava a defender, em declarações à agência Lusa, ser imprescindível que museus e monumentos tenham autonomia para utilizar as receitas geradas.

Dalila Rodrigues, agora indicada para ministra da Cultura, foi também diretora da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais (2008-09). Assumiu a direção de Comunicação, Marketing e Desenvolvimento da Casa da Música no Porto, em 2008, além de ter sido vogal da administração da Fundação Centro Cultural de Belém e, nessa condição, da extinta Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Museu Coleção Berardo, de 2012 a 2015.

É investigadora integrada do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e membro do conselho diretivo da Associação Trienal de Arquitetura de Lisboa desde 2010.

Realizou inúmeros cursos e ações de formação em todo o país, tendo sido formadora da Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura) em Património Artístico e Museologia, nas bibliotecas de Lamego, Sardoal, Alter do Chão, Marco de Canaveses, Borba, Redondo e Vouzela, entre 1995 e 2001.

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, para efeitos de doutoramento. É autora de livros e artigos científicos nas áreas da História da Arte, Património e Museologia, nomeadamente estudos de pintura antiga e da obra de Grão Vasco.

Em junho do ano passado, em declarações à Lusa à margem da apresentação pública, em Lisboa, do plano de reestruturação da área do património cultural, Dalila Rodrigues, que reforçou a defesa da autonomia dos museus, disse também que, na altura, não tinha ficado totalmente esclarecida sobre como iria operacionalizar-se aquela autonomia de gestão, sob o novo modelo, nem como iria ser decidida a dotação orçamental para cada museu e monumento.

“Vou aguardar”, disse então. “É impossível ter uma opinião na sequência desta apresentação. (…) Tenho dúvidas sobre a constituição do conselho de curadores”, avançou.

Em 01 de janeiro deste ano, a Direção-Geral do Património Cultural deu lugar a duas entidades distintas: o instituto público Património Cultural, com sede no Porto, e a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal, com sede em Lisboa.

A Museus e Monumentos de Portugal E.P.E tem uma lógica empresarial na gestão dos museus, palácios e monumentos nacionais que têm à sua guarda tesouros nacionais, coleções de referência, monumentos ou conjuntos inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO.

Entre esses monumentos estão o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, ambos na capital, e os mais visitados de 2022.

Em 2019 foi aprovado um decreto-lei que definiu o regime jurídico de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios, em que cada diretor fica com competências para fazer uma “gestão responsável, transparente e adequada”, tem um plano plurianual de gestão, uma dotação orçamental, por via da DGPC ou da direção regional de Cultura e “um fundo de maneio para a realização de despesas de pequeno montante”.

Dalila Rodrigues lembrou, no entanto, em junho do ano passado, que a aplicação daquele decreto-lei, até àquele momento, não se traduzira em autonomia e não tinha sido realizada dotação.

No dia 02 de abril, Dalila Rodrigues vai assumir um ministério que esta semana viu aprovada uma proposta de lei do mecenato cultural, que ainda irá ser discutida pelo parlamento, e que prevê um novo estatuto, a possibilidade de emissão de “vales cultura” e a constituição de um fundo de aquisição de bens culturais para museus e palácios nacionais, para o qual deverão contribuir receitas dos chamados ‘vistos gold’.

Na área da Cultura, tem ainda os 319 milhões do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), a repartir pela componente de Transição Digital (103 milhões) e o Património Cultural (216 milhões), que no início do ano tinham ainda 80% da execução a cumprir até 2026.

O Plano Estratégico para o Cinema e Audiovisual (2024-2028), que prevê uma revisão dos programas de apoio financeiro e aposta no acesso dos espectadores à produção portuguesa, e a gestão dos programas de apoio da Direção-Geral das Artes, que na modalidade bienal de apoio sustentado (2025-2026), têm já uma dotação global de 35,6 milhões de euros, são outras áreas em espera num setor que tem contestado, ano após ano, os poucos meios financeiros públicos, sempre a menos de um terço do 1% do Orçamento do Estado e ainda mais abaixo do 1% do Produto Interno Bruto, reclamado pelos profissionais.

Leia também: 100 mil jovens já pediram devolução das propinas. Sabe como receber e o prazo

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Algarve Cultura Opinião

A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo

18:07 16 Abril, 2026 18:41 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estuários, portos e cidades antigas revelam evolução do litoral algarvio desde a época romana até ao século XVII

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Operação de trânsito.
Auto Economia

Condutores destes veículos não arriscam esta multa até 600€ que muitos ‘temem’: confirme se está mesmo fora da lista

13:41 16 Abril, 2026 13:42 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os veículos são obrigados a ter triângulo de pré-sinalização de perigo, bem como o colete, pelo que podem escapar a algumas multas

Bancos de um autocarro. Crédito: Freepik
Nacional

Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade

17:30 16 Abril, 2026 17:24 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma autarquia aprovou a gratuitidade dos transportes públicos, medida que deverá entrar em vigor nos próximos meses e que poderá alterar rotas, horários e hábitos de mobilidade

Algarve Cultura Economia

Mostra da Primavera anima baixa de Tavira entre 24 e 26 de abril

15:50 16 Abril, 2026 15:50 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Artesanato, música e animação marcam Mostra da Primavera em Tavira, integrada nas comemorações do 25 de Abril

Algarve Cultura

Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística

18:40 16 Abril, 2026 18:40 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão recebe Corrida Fotográfica com nova vertente de desenho no âmbito dos 18 anos do Museu de Portimão

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações este ano se cumprirem estes requisitos

06:30 15 Abril, 2026 16:21 13 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Este ano, muitos alcançarão a idade que permite aceder à pensão completa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e vento forte: mau tempo vai-se instalar nesta região e este será o dia mais crítico da semana

11:30 13 Abril, 2026 15:57 12 Abril, 2026 | João Luís

O tempo vai agravar-se numa das regiões de Portugal com chuva forte, vento e mar agitado. Saiba quando chega o pior momento da semana

Homem após ganhar a lotaria. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

Reformado de 68 anos encontra boletim da lotaria perdido no armário com prémio de 20 milhões de euros e quase ‘perde tudo’

15:30 16 Abril, 2026 14:10 16 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem reformado, natural dos Estados Unidos, encontrou um boletim da lotaria com prémio de 20 milhões de euros quase 1 ano depois de o ter ganhado

Vista aérea Bulgária. Crédito: Freepik
Europa

Beber por 2€ e comer por 10: britânicos rendidos a este destino europeu ‘low cost’ com praias de água cristalina

17:30 14 Abril, 2026 14:51 13 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

O país está a ganhar força como destino de verão entre os turistas britânicos que procuram sol, praia e preços baixos

Algarve Economia

Prémio Cinco Estrelas volta a distinguir Forum Algarve

10:40 15 Abril, 2026 10:35 15 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Centro comercial celebra 25 anos com novo prémio e conquista distinção Cinco Estrelas Regiões pelo oitavo ano consecutivo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores

19:30 16 Abril, 2026 14:30 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara novas regras para os condutores com mais radares, multas mais duras e operações stop sem aviso. Saiba o que pode mudar

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Algarve, Cultura, Opinião

A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo

18:07 16 Abril, 2026 18:41 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estuários, portos e cidades antigas revelam evolução do litoral algarvio desde a época romana até ao século XVII

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia, Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa, Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Operação de trânsito.
Auto, Economia

Condutores destes veículos não arriscam esta multa até 600€ que muitos ‘temem’: confirme se está mesmo fora da lista

13:41 16 Abril, 2026 13:42 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os veículos são obrigados a ter triângulo de pré-sinalização de perigo, bem como o colete, pelo que podem escapar a algumas multas

Bancos de um autocarro. Crédito: Freepik
Nacional

Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade

17:30 16 Abril, 2026 17:24 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma autarquia aprovou a gratuitidade dos transportes públicos, medida que deverá entrar em vigor nos próximos meses e que poderá alterar rotas, horários e hábitos de mobilidade

Algarve, Cultura, Economia

Mostra da Primavera anima baixa de Tavira entre 24 e 26 de abril

15:50 16 Abril, 2026 15:50 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Artesanato, música e animação marcam Mostra da Primavera em Tavira, integrada nas comemorações do 25 de Abril

Algarve, Cultura

Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística

18:40 16 Abril, 2026 18:40 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão recebe Corrida Fotográfica com nova vertente de desenho no âmbito dos 18 anos do Museu de Portimão

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações este ano se cumprirem estes requisitos

06:30 15 Abril, 2026 16:21 13 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Este ano, muitos alcançarão a idade que permite aceder à pensão completa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e vento forte: mau tempo vai-se instalar nesta região e este será o dia mais crítico da semana

11:30 13 Abril, 2026 15:57 12 Abril, 2026 | João Luís

O tempo vai agravar-se numa das regiões de Portugal com chuva forte, vento e mar agitado. Saiba quando chega o pior momento da semana

Homem após ganhar a lotaria. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

Reformado de 68 anos encontra boletim da lotaria perdido no armário com prémio de 20 milhões de euros e quase ‘perde tudo’

15:30 16 Abril, 2026 14:10 16 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem reformado, natural dos Estados Unidos, encontrou um boletim da lotaria com prémio de 20 milhões de euros quase 1 ano depois de o ter ganhado

Vista aérea Bulgária. Crédito: Freepik
Europa

Beber por 2€ e comer por 10: britânicos rendidos a este destino europeu ‘low cost’ com praias de água cristalina

17:30 14 Abril, 2026 14:51 13 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

O país está a ganhar força como destino de verão entre os turistas britânicos que procuram sol, praia e preços baixos

Algarve, Economia

Prémio Cinco Estrelas volta a distinguir Forum Algarve

10:40 15 Abril, 2026 10:35 15 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Centro comercial celebra 25 anos com novo prémio e conquista distinção Cinco Estrelas Regiões pelo oitavo ano consecutivo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores

19:30 16 Abril, 2026 14:30 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara novas regras para os condutores com mais radares, multas mais duras e operações stop sem aviso. Saiba o que pode mudar

Últimas Notícias

  • Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores
    Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores
  • Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento
    Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento
  • Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística
    Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística
  • Está no desemprego? Pode ser alvo desta nova burla e a PJ pede para ver isto na internet antes de aceitar um trabalho
    Está no desemprego? Pode ser alvo desta nova burla e a PJ pede para ver isto na internet antes de aceitar um trabalho
  • Sem planos para o fim de semana de 13 e 14 de junho? Uma noite neste hotel no Algarve junto à praia e um dia num parque aquático custam 55€
    Sem planos para o fim de semana de 13 e 14 de junho? Uma noite neste hotel no Algarve junto à praia e um dia num parque aquático custam 55€
  • Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade
    Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade

Opinião

  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
  • Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
    Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
  • Armadilha do desemprego: Portugal entre os países com menor incentivo para regressar ao trabalho
    Armadilha do desemprego: Portugal entre os países com menor incentivo para regressar ao trabalho
  • Reforma laboral em Portugal: entre o bloqueio político e a urgência de adaptação | Por António Pedro Gonçalves
    Reforma laboral em Portugal: entre o bloqueio político e a urgência de adaptação | Por António Pedro Gonçalves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
    Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
  • Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
    Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
  • Diretiva da UE vai entrar em vigor: estes carregadores vão passar a ser obrigatórios nestes aparelhos já em abril
    Diretiva da UE vai entrar em vigor: estes carregadores vão passar a ser obrigatórios nestes aparelhos já em abril
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal