A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António celebra, este ano, o seu 50.º aniversário. Criada a 27 de março de 1975, foi a primeira Reserva Natural instituída em Portugal, e assinala cinco décadas ao serviço da conservação da natureza, da valorização das atividades tradicionais e da proteção da paisagem.
Situada no sudeste algarvio, junto à foz do rio Guadiana, esta zona húmida de importância internacional ocupa vários hectares de sapais salgados, salinas, esteiros e zonas de água salobra, constituindo um ecossistema rico e diverso, que acolhe numerosas espécies de fauna e flora.
As comemorações do cinquentenário terão lugar nos dias 28 e 29 de março, com um programa especial e multifacetado. O primeiro dia, sexta-feira, arranca pelas 11:00 com um Dia Aberto na sede da Reserva Natural, que inclui jogos tradicionais, atividades em contacto com a natureza e uma sessão de boas-vindas com a presença de entidades oficiais.
Seguem-se momentos musicais e a estreia de um documentário que retrata os 50 anos da história da Reserva. Está ainda prevista uma mesa redonda dedicada ao presente e ao futuro da área protegida, bem como a estreia da peça de teatro infantil “A Aventura do Júnior na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António”.
Um dos pontos altos do dia será a inauguração da requalificação dos espaços interiores da sede, acompanhada da revelação de uma placa comemorativa. A sessão de encerramento contará com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e terminará com um momento musical.
No sábado, 29 de março, o tema é “Sons e Silêncios”, com uma jornada dedicada ao bem-estar e à meditação. Estão programadas apresentações sobre felicidade e equilíbrio emocional – como “A mente serena, o corpo agradece” e “Viver o agora: o sentido da vida” –, aulas de yoga, caminhadas meditativas, arte intuitiva, um almoço vegetariano com “Cozinha com Alma”, e o simbólico “Pote da Cura”, encerrando o evento ao som de práticas sonoras terapêuticas.
Leia também: Agora é oficial: União Europeia altera idade mínima para tirar a carta de condução (e não só)

