A longa-metragem “O Medo come a Alma”, de Rainer Werner Fassbinder, vai ser apresentada pelo Cineclube de Tavira no dia 7 de dezembro, às 21:00, no Maria Nova Lounge Hotel.
A exibição acontece no âmbito do “European Cinema Night” (Noite de Cinema Europeu), uma proposta do Programa MEDIA da Europa Criativa e da Rede Europa Cinemas. Em Portugal foram convidados a participar três cinemas, em diferentes cidades: Tavira, Lisboa e Porto.
Para esta noite especial, dedicada à sétima arte, o Cineclube de Tavira decidiu assinalar os 40 anos da morte deste extraordinário realizador, um dos expoentes máximos do “Novo Cinema Alemão”, a quem se juntam cineastas como Wim Wenders, Werner Herzog, Alexander Kluge, entre outros.
Em “O Medo come a Alma”, Fassbinder fala-nos de discriminação, preconceito e solidão. Um filme de 1974, arrepiante pela sua atualidade.
Para a sessão da próxima quarta-feira, 7 de dezembro, o Cineclube de Tavira convidou ainda o encenador Rogério de Carvalho para uma conversa com o público, após o filme.
O encenador português teve em cena no Teatro de Almada a peça “O Medo Devora a Alma”, a partir do texto de Fassbinder. Rogério de Carvalho é um encenador de teatro que encena de forma bastante cinematográfica.
Fassbinder afirmou várias vezes, ao longo da sua vida: “No teatro encenei como se fosse um filme, e no cinema filmei como se estivesse a fazer teatro, e fi-lo de forma bastante determinada”.
A entrada no evento é gratuita.