Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ciência

Oceanos: Investigadores pedem fiscalização efetiva das 72 áreas marinhas protegidas em Portugal

De acordo com a investigadora no CCMAR da Universidade do Algarve, as atividades permitidas dentro da maioria das áreas protegidas é “muitas vezes semelhante” às que são permitidas fora delas.

12:01 28 Maio, 2022 11:42 8 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A monitorização das 72 Áreas Marinhas Protegidas (AMP) em Portugal é feita quase exclusivamente por investigadores que desenvolvem trabalho no terreno, segundo especialistas contactados pela Lusa, que apelam para uma efetiva fiscalização por parte do Estado.

“Não estamos a proteger de facto”, disse à agência Lusa a investigadora Bárbara Horta e Costa, alertando que a maioria das áreas marinhas protegidas portuguesas está “pouco regulamentada” ou tem “poucas restrições”.

De acordo com a investigadora no Centro de Ciências do Mar (CCMAR), da Universidade do Algarve, as atividades permitidas dentro da maioria das áreas protegidas é “muitas vezes semelhante” às que são permitidas fora delas.

“A maior parte das nossas áreas não limita tantas atividades assim. Temos algumas áreas onde a proteção é integral, mas são muito pequeninas. A nível nacional, ocupam uma percentagem ínfima, residual”, especificou.

Henrique Folhas, biólogo marinho e ativista, destacou à Lusa que as mais de 40 áreas marinhas portuguesas inseridas na Rede Natura 2000 têm obrigatoriamente de ter planos de gestão, fiscalização e monitorização recorrente, o que não está a ser cumprido.

“Isto é uma das falhas. Portugal está em incumprimento. Já recebemos duas ou três notificações, avisos, da União Europeia, que pode levar Portugal aos tribunais por incumprimento. Nós recebemos fundos comunitários para gerir estas áreas e não estamos a fazê-lo”, denunciou.

Os investigadores apontam o Parque Marinho Luiz Saldanha, na zona do cabo Espichel e da Arrábida e as ilhas Selvagens, na Madeira como exemplos positivos ao nível da conservação e compatibilização com a intervenção humana.

“A Arrábida é um excelente exemplo. É um dos melhores casos do país, porque está incluída uma área marinha num parque natural. O parque natural já tem, por si só, legislação que se estende depois à parte marinha e tem guardas que fazem a fiscalização, apesar de serem poucos”, disse Henrique Folhas.

“Se formos, por exemplo, ao Banco de Gorringe (uma montanha submarina protegida entre o arquipélago dos Açores e o estreito de Gibraltar), se não for a Marinha, não há ninguém a fazer fiscalização ali. Mesmo no caso das [AMP] que estão no continente, muitas delas não têm planos de gestão. Nas Berlengas, no litoral norte, há pequenos artigos (na legislação que cria as AMP) que definem quais são as atividades permitidas ou não. Isto pode ser incluído num plano de gestão, mas não é um plano de gestão aceite pela União Europeia sobre o que é estar incluída na Rede Natura, porque esse obriga a uma monitorização regular, um acompanhamento, e isso não acontece”, acrescentou o biólogo.

Além do impacto nas áreas protegidas das atividades ‘tradicionais’ como a pesca e o turismo, os investigadores preocupam-se atualmente também com a discussão em torno da mineração em mar profundo, que, segundo Bárbara Horta e Costa, é “incompatível com a natureza”.

“A mineração está ainda a ser discutida e temos alguns sítios em que dizemos ‘isto não pode acontecer’, noutros não referimos, não estamos a dar essa informação, não dizemos o que se pode ou não se pode fazer”, advertiu, exigindo ao Estado uma posição clara.

Barbara Horta e Costa defendeu que a monitorização das áreas protegidas não pode estar dependente dos projetos de investigação que os cientistas e as instituições submetem a financiamento por períodos de tempo limitados. “O que em si não é mau, tem é de se ter um plano, não é um projeto que paga a investigação num ano e depois nunca mais existe projeto e nunca mais se vai a determinada área marinha protegida”, sustentou.

Investigadora da Universidade do Algarve defende criação de Agência Nacional para as Áreas Marinhas Protegidas

Notas e moedas espalhadas.
Economia Nacional

Salário mínimo pode chegar aos 1100 euros em 2027? Governo debateu tema e isto é o que está na mesa

07:00 17 Setembro, 2026 03:44 17 Setembro, 2026 | João Luís

O salário mínimo está previsto subir para 970 euros em 2027, mas a CGTP defende 1.100 euros. Governo trava revisão mas admite renegociar

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Mulher a utilizar o computador.
Tech

Usa o ChatGPT? Nunca arrisque carregar estas fotografias numa conversa

17:17 17 Setembro, 2026 17:07 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Imagens com documentos, dados bancários, informação médica ou detalhes sobre a localização não devem ser carregadas no ChatGPT

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Feira da Perdiz regressa em outubro com nova data e novo recinto. Crédito: CMA
Algarve

Feira da Perdiz antecipa data e muda de recinto em Martim Longo

14:40 17 Setembro, 2026 14:40 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Novo recinto na Cerca da Chada recebe a Feira da Perdiz a 10 e 11 de outubro, numa edição dedicada à caça, aos produtos locais e aos saberes da serra

Rita Blanco e Ruy de Carvalho participam na celebração da reabertura. Crédito: Teatro Nacional D. Maria II
Cultura Nacional

Ruy de Carvalho e Rita Blanco celebram reabertura do D. Maria II no Rossio

18:20 17 Setembro, 2026 18:13 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Estreia de “Macbeth”, visitas, projeções e música marcam a reabertura do teatro, com três dias de programação gratuita, de 18 a 20 de setembro

Marina de Vilamoura.
Algarve

Marina de Vilamoura e Turismo do Algarve recebem prémio de mobilidade em bicicleta

16:51 17 Setembro, 2026 16:51 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Distinções reconhecem a promoção da bicicleta. Marina de Vilamoura vence na categoria empresa e Região de Turismo do Algarve como entidade pública

Trabalhador da McDonald's
Mundo

Cody, o “Robin Hood dos nuggets”, trabalhou na McDonald’s entre 2007 e 2009 e afirmou: “Colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava e nunca fui apanhado”

22:50 17 Setembro, 2026 22:05 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Durante dois anos e meio, Cody trabalhou num estabelecimento da McDonald's do Canadá. Um tweet seu a dizer que colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava tornou-se viral

Algarve Vídeo

“Do Volta ao 3D”: Mateus tem 8 anos e quer chegar a uma impressora 3D com sete mil embalagens [vídeos]

17:30 16 Setembro, 2026 19:08 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipamento vai permitir a Mateus, residente em Faro, criar brinquedos, objetos sensoriais e peças destinadas a pessoas com deficiência

Comboio CP.
Economia Nacional

Está a caminho de Portugal a maior encomenda de comboios de sempre: chegam a partir desta data e podem circular a 160 km/h

15:20 16 Setembro, 2026 12:57 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

CP encomendou 153 comboios elétricos, com os primeiros previstos para entrar ao serviço no país já em 2029

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Vladimir Putin. Crédito: DR
Europa Política

Rússia ameaça país europeu pertencente à NATO: “Deixaria de existir em dois ou três dias”

12:00 16 Setembro, 2026 02:19 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Comboio com 206 passageiros foi atingido por drone russo no dia 13 de setembro a dois quilómetros da fronteira com a Polónia, o que fez 'estalar o verniz' entre este país e a Rússia

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Notas e moedas espalhadas.
Economia, Nacional

Salário mínimo pode chegar aos 1100 euros em 2027? Governo debateu tema e isto é o que está na mesa

07:00 17 Setembro, 2026 03:44 17 Setembro, 2026 | João Luís

O salário mínimo está previsto subir para 970 euros em 2027, mas a CGTP defende 1.100 euros. Governo trava revisão mas admite renegociar

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Mulher a utilizar o computador.
Tech

Usa o ChatGPT? Nunca arrisque carregar estas fotografias numa conversa

17:17 17 Setembro, 2026 17:07 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Imagens com documentos, dados bancários, informação médica ou detalhes sobre a localização não devem ser carregadas no ChatGPT

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Feira da Perdiz regressa em outubro com nova data e novo recinto. Crédito: CMA
Algarve

Feira da Perdiz antecipa data e muda de recinto em Martim Longo

14:40 17 Setembro, 2026 14:40 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Novo recinto na Cerca da Chada recebe a Feira da Perdiz a 10 e 11 de outubro, numa edição dedicada à caça, aos produtos locais e aos saberes da serra

Rita Blanco e Ruy de Carvalho participam na celebração da reabertura. Crédito: Teatro Nacional D. Maria II
Cultura, Nacional

Ruy de Carvalho e Rita Blanco celebram reabertura do D. Maria II no Rossio

18:20 17 Setembro, 2026 18:13 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Estreia de “Macbeth”, visitas, projeções e música marcam a reabertura do teatro, com três dias de programação gratuita, de 18 a 20 de setembro

Marina de Vilamoura.
Algarve

Marina de Vilamoura e Turismo do Algarve recebem prémio de mobilidade em bicicleta

16:51 17 Setembro, 2026 16:51 17 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Distinções reconhecem a promoção da bicicleta. Marina de Vilamoura vence na categoria empresa e Região de Turismo do Algarve como entidade pública

Trabalhador da McDonald's
Mundo

Cody, o “Robin Hood dos nuggets”, trabalhou na McDonald’s entre 2007 e 2009 e afirmou: “Colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava e nunca fui apanhado”

22:50 17 Setembro, 2026 22:05 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Durante dois anos e meio, Cody trabalhou num estabelecimento da McDonald's do Canadá. Um tweet seu a dizer que colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava tornou-se viral

Algarve, Vídeo

“Do Volta ao 3D”: Mateus tem 8 anos e quer chegar a uma impressora 3D com sete mil embalagens [vídeos]

17:30 16 Setembro, 2026 19:08 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipamento vai permitir a Mateus, residente em Faro, criar brinquedos, objetos sensoriais e peças destinadas a pessoas com deficiência

Comboio CP.
Economia, Nacional

Está a caminho de Portugal a maior encomenda de comboios de sempre: chegam a partir desta data e podem circular a 160 km/h

15:20 16 Setembro, 2026 12:57 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

CP encomendou 153 comboios elétricos, com os primeiros previstos para entrar ao serviço no país já em 2029

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Vladimir Putin. Crédito: DR
Europa, Política

Rússia ameaça país europeu pertencente à NATO: “Deixaria de existir em dois ou três dias”

12:00 16 Setembro, 2026 02:19 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Comboio com 206 passageiros foi atingido por drone russo no dia 13 de setembro a dois quilómetros da fronteira com a Polónia, o que fez 'estalar o verniz' entre este país e a Rússia

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Últimas Notícias

  • Cody, o “Robin Hood dos nuggets”, trabalhou na McDonald’s entre 2007 e 2009 e afirmou: “Colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava e nunca fui apanhado”
    Cody, o “Robin Hood dos nuggets”, trabalhou na McDonald’s entre 2007 e 2009 e afirmou: “Colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava e nunca fui apanhado”
  • Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”
    Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”
  • Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas
  • “Há uma sensação de calma”: Lisa e os dois filhos trocaram Nova Iorque por esta cidade no Algarve  há mais de um ano e destacam a “paz”
    “Há uma sensação de calma”: Lisa e os dois filhos trocaram Nova Iorque por esta cidade no Algarve há mais de um ano e destacam a “paz”
  • Pediu bacalhau à Brás num restaurante? Se as batatas vierem assim ‘não se deixe ficar’
    Pediu bacalhau à Brás num restaurante? Se as batatas vierem assim ‘não se deixe ficar’

Opinião

  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Produtivos em “Casos” | Por Luís Ganhão
    Produtivos em “Casos” | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
  • Novo cartão da Segurança Social na UE: estes documentos poderão passar a estar no telemóvel
    Novo cartão da Segurança Social na UE: estes documentos poderão passar a estar no telemóvel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento