Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ciência

Oceanos: Investigadores pedem fiscalização efetiva das 72 áreas marinhas protegidas em Portugal

De acordo com a investigadora no CCMAR da Universidade do Algarve, as atividades permitidas dentro da maioria das áreas protegidas é “muitas vezes semelhante” às que são permitidas fora delas.

12:01 28 Maio, 2022 11:42 8 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A monitorização das 72 Áreas Marinhas Protegidas (AMP) em Portugal é feita quase exclusivamente por investigadores que desenvolvem trabalho no terreno, segundo especialistas contactados pela Lusa, que apelam para uma efetiva fiscalização por parte do Estado.

“Não estamos a proteger de facto”, disse à agência Lusa a investigadora Bárbara Horta e Costa, alertando que a maioria das áreas marinhas protegidas portuguesas está “pouco regulamentada” ou tem “poucas restrições”.

De acordo com a investigadora no Centro de Ciências do Mar (CCMAR), da Universidade do Algarve, as atividades permitidas dentro da maioria das áreas protegidas é “muitas vezes semelhante” às que são permitidas fora delas.

“A maior parte das nossas áreas não limita tantas atividades assim. Temos algumas áreas onde a proteção é integral, mas são muito pequeninas. A nível nacional, ocupam uma percentagem ínfima, residual”, especificou.

Henrique Folhas, biólogo marinho e ativista, destacou à Lusa que as mais de 40 áreas marinhas portuguesas inseridas na Rede Natura 2000 têm obrigatoriamente de ter planos de gestão, fiscalização e monitorização recorrente, o que não está a ser cumprido.

“Isto é uma das falhas. Portugal está em incumprimento. Já recebemos duas ou três notificações, avisos, da União Europeia, que pode levar Portugal aos tribunais por incumprimento. Nós recebemos fundos comunitários para gerir estas áreas e não estamos a fazê-lo”, denunciou.

Os investigadores apontam o Parque Marinho Luiz Saldanha, na zona do cabo Espichel e da Arrábida e as ilhas Selvagens, na Madeira como exemplos positivos ao nível da conservação e compatibilização com a intervenção humana.

“A Arrábida é um excelente exemplo. É um dos melhores casos do país, porque está incluída uma área marinha num parque natural. O parque natural já tem, por si só, legislação que se estende depois à parte marinha e tem guardas que fazem a fiscalização, apesar de serem poucos”, disse Henrique Folhas.

“Se formos, por exemplo, ao Banco de Gorringe (uma montanha submarina protegida entre o arquipélago dos Açores e o estreito de Gibraltar), se não for a Marinha, não há ninguém a fazer fiscalização ali. Mesmo no caso das [AMP] que estão no continente, muitas delas não têm planos de gestão. Nas Berlengas, no litoral norte, há pequenos artigos (na legislação que cria as AMP) que definem quais são as atividades permitidas ou não. Isto pode ser incluído num plano de gestão, mas não é um plano de gestão aceite pela União Europeia sobre o que é estar incluída na Rede Natura, porque esse obriga a uma monitorização regular, um acompanhamento, e isso não acontece”, acrescentou o biólogo.

Além do impacto nas áreas protegidas das atividades ‘tradicionais’ como a pesca e o turismo, os investigadores preocupam-se atualmente também com a discussão em torno da mineração em mar profundo, que, segundo Bárbara Horta e Costa, é “incompatível com a natureza”.

“A mineração está ainda a ser discutida e temos alguns sítios em que dizemos ‘isto não pode acontecer’, noutros não referimos, não estamos a dar essa informação, não dizemos o que se pode ou não se pode fazer”, advertiu, exigindo ao Estado uma posição clara.

Barbara Horta e Costa defendeu que a monitorização das áreas protegidas não pode estar dependente dos projetos de investigação que os cientistas e as instituições submetem a financiamento por períodos de tempo limitados. “O que em si não é mau, tem é de se ter um plano, não é um projeto que paga a investigação num ano e depois nunca mais existe projeto e nunca mais se vai a determinada área marinha protegida”, sustentou.

Investigadora da Universidade do Algarve defende criação de Agência Nacional para as Áreas Marinhas Protegidas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Verifique este valor no recibo de vencimento: um erro pode custar-lhe dinheiro na reforma

18:00 13 Julho, 2026 14:18 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma linha que passa despercebida no recibo de vencimento pode significar descontos abaixo do devido e afetar a pensão futura

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional Vida & Lazer

É nestas praias portuguesas que Cristiano Ronaldo costuma passar férias e uma delas fica no Algarve

16:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Cristiano Ronaldo demonstra especial apreço por passar férias em Portugal com a sua família. Ainda em 2023 foram publicadas algumas fotografias pela sua companheira Georgina numa praia do Algarve

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Algarve Economia

Mais de 1.400 artigos contrafeitos apreendidos pela GNR no Algarve

17:09 13 Julho, 2026 17:14 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Apreensão ocorreu num período de maior procura por camisolas e artigos ligados ao Mundial de Futebol de 2026

Idoso a conduzir.
Nacional

Condutor de 71 anos foi parado por falsos agentes da GNR que lhe aplicaram uma multa: retiraram-lhe 6.000€ da conta

16:50 13 Julho, 2026 15:12 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ministério Público investiga esquema que envolve um condutor de 71 anos que perdeu 6.000 euros após ser abordado por falsos agentes da GNR

Algarve

Violência doméstica e violação levam à detenção de homem em Loulé

17:37 13 Julho, 2026 17:37 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima seria alvo de violência doméstica desde setembro de 2024, com episódios de agressão e internamento hospitalar.

Radar de velocidade.
Auto Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades

19:10 13 Julho, 2026 15:43 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comissão Europeia prepara novas regras para limitar o acesso de crianças às redes sociais

Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica

18:14 13 Julho, 2026 18:20 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investimentos elegíveis incluem redução de perdas, reabilitação de infraestruturas e reutilização de águas residuais tratadas

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões

17:40 12 Julho, 2026 15:42 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva perde força durante os próximos dias e ficará praticamente limitada ao litoral Norte e Centro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Verifique este valor no recibo de vencimento: um erro pode custar-lhe dinheiro na reforma

18:00 13 Julho, 2026 14:18 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma linha que passa despercebida no recibo de vencimento pode significar descontos abaixo do devido e afetar a pensão futura

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

É nestas praias portuguesas que Cristiano Ronaldo costuma passar férias e uma delas fica no Algarve

16:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Cristiano Ronaldo demonstra especial apreço por passar férias em Portugal com a sua família. Ainda em 2023 foram publicadas algumas fotografias pela sua companheira Georgina numa praia do Algarve

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Algarve, Economia

Mais de 1.400 artigos contrafeitos apreendidos pela GNR no Algarve

17:09 13 Julho, 2026 17:14 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Apreensão ocorreu num período de maior procura por camisolas e artigos ligados ao Mundial de Futebol de 2026

Idoso a conduzir.
Nacional

Condutor de 71 anos foi parado por falsos agentes da GNR que lhe aplicaram uma multa: retiraram-lhe 6.000€ da conta

16:50 13 Julho, 2026 15:12 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ministério Público investiga esquema que envolve um condutor de 71 anos que perdeu 6.000 euros após ser abordado por falsos agentes da GNR

Algarve

Violência doméstica e violação levam à detenção de homem em Loulé

17:37 13 Julho, 2026 17:37 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima seria alvo de violência doméstica desde setembro de 2024, com episódios de agressão e internamento hospitalar.

Radar de velocidade.
Auto, Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades

19:10 13 Julho, 2026 15:43 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comissão Europeia prepara novas regras para limitar o acesso de crianças às redes sociais

Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica

18:14 13 Julho, 2026 18:20 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investimentos elegíveis incluem redução de perdas, reabilitação de infraestruturas e reutilização de águas residuais tratadas

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões

17:40 12 Julho, 2026 15:42 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva perde força durante os próximos dias e ficará praticamente limitada ao litoral Norte e Centro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia, Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • “Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália
    “Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália
  • Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho
    Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho
  • Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
    Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
  • Equipa da Vela Solidária alcança 1.º lugar na Classe ORC e 2.º na geral
    Equipa da Vela Solidária alcança 1.º lugar na Classe ORC e 2.º na geral
  • Castores do Arade destacam-se na Taça do Mundo de Canoagem no Canadá
    Castores do Arade destacam-se na Taça do Mundo de Canoagem no Canadá

Opinião

  • “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
    “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
  • A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
    A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
  • Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
    Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes

Europe Direct Algarve

  • Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
    Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
  • Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica
    Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal