Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Ciência

Investigação desvenda os mistérios dos “narizes” dos mosquitos: olfato é muito maior do que se pensava

Será uma intensa fragrância humana, do sangue, que faz os mosquitos conhecerem sempre o caminho de volta até nós? Uma investigação norte-americana publicada na revista científica “Cell” atribui a culpa à anatomia destes insetos

14:48 28 Agosto, 2022 15:27 28 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os humanos produzem um cocktail de odores muito atraente para os mosquitos. Não é novidade que, principalmente sob temperaturas quentes, estes insetos marcam presença, da pior maneira, na espécie hospedeira.

Os cientistas e fabricantes de repelentes sabem há muito tempo que o dióxido de carbono (CO2) expelido na respiração e o octanol, um composto libertado na transpiração, formam pistas olfativas para as coordenadas das vítimas.

Como provaram Richard Axel e Linda Buck, em 2004, numa investigação merecedora do Nobel da Medicina sobre o sentido olfativo dos humanos, cada um dos recetores olfativos intervenientes no processo de cheirar interpreta um odor para um neurónio olfativo.

Partiu-se sempre desta premissa premiada para estudar as restantes espécies. Acontece que há uma distância entre o olfato dos mamíferos e o dos mosquitos, agora tornada pública numa investigação publicada na revista científica “Cell”.

Imagem ilustrativa do sistema de multisensorial de recetores em muitos dos neurónios das mosquitos fêmeas da espécie Aedes aegypti. Dr.

O OLFATO DOS MOSQUITOS, ÚNICO NO REINO ANIMAL

Os mosquitos da espécie Aedes aegypti, conhecidos por transportarem o vírus que provoca a dengue, mas também o vírus da febre amarela e o Zika, têm, afinal, mais do que um recetor de odores e de sabores em cada neurónio olfativo.

A maioria deles conta com um sistema de dupla ou tripla redundância que faz com que, se um recetor falhar ao detetar um aroma, existem outros dois, de famílias genéticas diferentes, a responderem para o mesmo neurónio, o que intensifica o “faro” destes animais pela sua refeição preferida, o sangue humano.

Como lembra Younger, uma das investigadoras principais, as fêmeas são hematófagas, ou seja, alimentam-se de sangue, “porque precisam das proteínas presentes no sangue para que os óvulos amadureçam”.

Leslie Vosshall, responsável pelo Laboratório de Neurogenética e Conduta da Universidade Rockefeller e uma das responsáveis pelo estudo, disse ao jornal “El Pais” que “os mosquitos têm sempre um plano B e um plano B para o plano B, num sistema inquebrável”.

A equipa de investigadoras concluiu “que diferentes recetores respondem a diferentes odores no mesmo neurónio”, explicou ao jornal “The Guardian” Meg Younger, também professora de biologia na Universidade de Boston.

Para além de explicar o “efeito parcial” dos repelentes, cuja química assenta na premissa inicial de um recetor para um neurónio, a mesma que deu o prémio Nobel a Axel e Buck, também, por consequência, os resultados desta investigação oferecem a causa para a falta de controlo em evitar que estes mosquitos sejam vetores de vírus e de doenças. E, no futuro, podem oferecer mais e melhores soluções.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Algarve Desporto

Lourenço Bartolomeu em destaque na jornada do Iberian em Portimão

08:13 3 Junho, 2026 08:15 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Piloto de Vilamoura terminou as duas corridas no Autódromo Internacional do Algarve e já aponta atenções para o desafio de Vila Real

Algarve Desporto

Flávio Pello conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela

07:35 3 Junho, 2026 07:37 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta do Judo Clube de Lagos venceu a categoria Cadetes -66 kg no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Dia frio no verão. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada

06:00 3 Junho, 2026 17:37 2 Junho, 2026 | João Luís

Junho ainda agora começou, mas os termómetros vão voltar a descer em algumas zonas do país e trazer dias de frio

Algarve Economia

Concessionários do Algarve contestam esclarecimento da APA sobre chapéus-de-sol

07:58 3 Junho, 2026 07:59 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

AISCOMA contesta posição da APA e alerta que colocar chapéus-de-sol em frente às concessões pode comprometer a segurança

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto Nacional

A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada

20:20 2 Junho, 2026 16:55 2 Junho, 2026 | João Luís

Conduzir pela direita mais depressa do que os carros que seguem à esquerda é comum nas autoestradas, mas pode dar multa

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Geoparque Algarvensis. Crédito: DR
Algarve

Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO

19:00 2 Junho, 2026 17:20 2 Junho, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destacou o novo Geoparque Mundial Algarvensis, no Algarve, recentemente integrado na rede da UNESCO

Algarve Cultura Mundo

Vida e obra do investigador de provérbios Gyula Paczolay recordadas em cerimónia na Hungria

07:14 3 Junho, 2026 07:21 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Professor Rui Soares enalteceu a forma como Gyula Paczolay aproximou ciência, tradição oral e culturas através dos provérbios

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Opinião Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Algarve, Desporto

Lourenço Bartolomeu em destaque na jornada do Iberian em Portimão

08:13 3 Junho, 2026 08:15 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Piloto de Vilamoura terminou as duas corridas no Autódromo Internacional do Algarve e já aponta atenções para o desafio de Vila Real

Algarve, Desporto

Flávio Pello conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela

07:35 3 Junho, 2026 07:37 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta do Judo Clube de Lagos venceu a categoria Cadetes -66 kg no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Dia frio no verão. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada

06:00 3 Junho, 2026 17:37 2 Junho, 2026 | João Luís

Junho ainda agora começou, mas os termómetros vão voltar a descer em algumas zonas do país e trazer dias de frio

Algarve, Economia

Concessionários do Algarve contestam esclarecimento da APA sobre chapéus-de-sol

07:58 3 Junho, 2026 07:59 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

AISCOMA contesta posição da APA e alerta que colocar chapéus-de-sol em frente às concessões pode comprometer a segurança

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada

20:20 2 Junho, 2026 16:55 2 Junho, 2026 | João Luís

Conduzir pela direita mais depressa do que os carros que seguem à esquerda é comum nas autoestradas, mas pode dar multa

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Geoparque Algarvensis. Crédito: DR
Algarve

Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO

19:00 2 Junho, 2026 17:20 2 Junho, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destacou o novo Geoparque Mundial Algarvensis, no Algarve, recentemente integrado na rede da UNESCO

Algarve, Cultura, Mundo

Vida e obra do investigador de provérbios Gyula Paczolay recordadas em cerimónia na Hungria

07:14 3 Junho, 2026 07:21 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Professor Rui Soares enalteceu a forma como Gyula Paczolay aproximou ciência, tradição oral e culturas através dos provérbios

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Opinião, Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Últimas Notícias

  • Faro dinamiza comércio local com “Sábados na Baixa”
    Faro dinamiza comércio local com “Sábados na Baixa”
  • Lourenço Bartolomeu em destaque na jornada do Iberian em Portimão
    Lourenço Bartolomeu em destaque na jornada do Iberian em Portimão
  • Concessionários do Algarve contestam esclarecimento da APA sobre chapéus-de-sol
    Concessionários do Algarve contestam esclarecimento da APA sobre chapéus-de-sol
  • Flávio Pello conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela
    Flávio Pello conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela
  • Vida e obra do investigador de provérbios Gyula Paczolay recordadas em cerimónia na Hungria
    Vida e obra do investigador de provérbios Gyula Paczolay recordadas em cerimónia na Hungria
  • Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada
    Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada

Opinião

  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal