Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Ciência, Nacional, Saúde

Covid-19/Dois anos: Corrida à “ciência da pandemia” também passou por Portugal

A pandemia desencadeou uma corrida a recursos para combater e compreender a doença e entender os seus impactos, que em Portugal se materializou no desenvolvimento de medicamentos, vacinas, equipamentos e outros projetos.

08:40 11 Março, 2022 08:40 11 Março, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em Cantanhede, a empresa de biotecnologia Immunethep desenvolveu uma vacina inovadora, administrada através do nariz, que lhe permite concentrar o efeito imunitário nas mucosas dos pulmões, a via principal de entrada do coronavírus SARS-CoV-2 no organismo humano.

Os ensaios não clínicos feitos em animais terminaram em julho, mas o projeto continuava em janeiro deste ano à espera de financiamento do Estado para passar para a fase dos ensaios clínicos, necessários para se poder pensar em introduzi-la no mercado,

A empresa estima que sejam precisos 20 a 30 milhões de euros para se concretizar esta vacina, cujo desenvolvimento começou ainda em 2020, mas que não beneficiou de investimento adiantado como outras vacinas que se generalizaram, como a da empresa BioNTech, que em conjunto com a Pfizer beneficiou de investimento do governo alemão.

No Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA), uma equipa coordenada pela investigadora Cecília Arraiano foi por outro caminho e descobriu três compostos que atacam o SARS-CoV-2 independentemente da resposta do sistema imunitário da pessoa infetada, avançando que cada um deles reduz até 70 por cento a atividade do coronavírus.

A partir de abril de 2020, a equipa foi procurar entre os milhares de compostos químicos nas bases de dados internacionais por aqueles que pudessem encaixar em duas ribonucleases do vírus, moléculas com um papel determinante na sua replicação.

A perspetiva é de que ao limitar a multiplicação do vírus, se reduza a gravidade da covid-19, que, na ausência de outras complicações de saúde graves, se manifestaria como uma constipação.

Ainda antes da variante Ómicron, mais contagiosa e geralmente menos virulenta, os três compostos estavam em agosto de 2021 em fase de registo de patentes, com dois deles aprovados de antemão pelo regulador dos medicamentos norte-americano para uso em outras doenças.

Na reação à primeira vaga da pandemia, em março de 2020, o CEIIA- Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Matosinhos, criou em 45 dias o primeiro ventilador português, numa altura em que estes equipamentos estavam em alta procura para as vítimas de formas mais graves da covid-19 que requeriam internamento e respiração assistida.

O “ventilador português” foi batizado de Atena e recebeu apenas uma autorização excecional condicionada para ser utilizado nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde face à escassez de aparelhos.

A equipa do CEiiA pôs-se a desenvolver uma segunda versão do aparelho com tecnologia mais evoluída.

Também em 2020, surgiu com assinatura portuguesa uma máscara de pano com capacidade de inativar o SARS-CoV-2, criada numa colaboração entre várias empresas e universidades portuguesas.

No combate à pandemia Portugal investiu através da Fundação para Ciência e Tecnologia mais de 15 milhões de euros em apoios extraordinários para projetos científicos neste âmbito.

O mecanismo Research4Covid-19 distribuiu 3,8 milhões de euros por 121 projetos que abrangeram áreas como a genética, investigação em saúde pública e ciências sociais.

O investimento público na “ciência covid-19” contemplou ainda projetos de inteligência artificial e processamento de dados na administração pública, o estudo do impacto da pandemia em termos de género e a promoção de escolas de verão em instituições de ensino superior.

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Algarve

Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

10:35 16 Outubro, 2026 10:47 16 Outubro, 2026

Coletivos do Algarve convocam manifestação para este sábado contra a especulação imobiliária e em solidariedade com a Acampada do Porto

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Algarve Animais Nacional

Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis

07:00 16 Outubro, 2026 19:01 15 Outubro, 2026

Projeto abrange 15 distritos, incluindo Faro, e prevê pagamentos de 50 euros por macho e 70 euros por fêmea abatidos acima da média

Algarve

Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro

12:13 16 Outubro, 2026 12:14 16 Outubro, 2026

Um ferido grave e outro ligeiro resultaram de uma colisão entre um carro e um autocarro na EN125, no concelho de Faro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Europa

Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”

18:40 16 Outubro, 2026 16:58 16 Outubro, 2026

O jovem eletricista espanhol considera que a falta de profissionais não se resolve apenas com a contratação de novos trabalhadores

Opinião Saúde

Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

18:30 16 Outubro, 2026 18:26 16 Outubro, 2026

"A verdadeira inovação em nutrição associada à doença começa na capacitação dos doentes, na reinvenção das técnicas culinárias e na estreita relação com a equipa clínica"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês

19:20 16 Outubro, 2026 17:15 16 Outubro, 2026

A fatura da luz vai voltar a aumentar em 2027. A ERSE propõe uma subida de 1,5% no mercado regulado e já há exemplos de quanto os consumidores poderão passar a pagar por mês

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve

Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro

18:50 16 Outubro, 2026 18:41 16 Outubro, 2026

Alerta de um popular levou à apreensão de uma embarcação de alta velocidade arrojada na praia do Telheiro, em Vila do Bispo

Europe Direct Algarve

José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

18:30 15 Outubro, 2026 18:17 15 Outubro, 2026

Presidente da CCDR Algarve aponta três prioridades para a água e defende financiamento europeu adaptado às necessidades da região

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Algarve

Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

10:35 16 Outubro, 2026 10:47 16 Outubro, 2026

Coletivos do Algarve convocam manifestação para este sábado contra a especulação imobiliária e em solidariedade com a Acampada do Porto

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Algarve, Animais, Nacional

Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis

07:00 16 Outubro, 2026 19:01 15 Outubro, 2026

Projeto abrange 15 distritos, incluindo Faro, e prevê pagamentos de 50 euros por macho e 70 euros por fêmea abatidos acima da média

Algarve

Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro

12:13 16 Outubro, 2026 12:14 16 Outubro, 2026

Um ferido grave e outro ligeiro resultaram de uma colisão entre um carro e um autocarro na EN125, no concelho de Faro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Europa

Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”

18:40 16 Outubro, 2026 16:58 16 Outubro, 2026

O jovem eletricista espanhol considera que a falta de profissionais não se resolve apenas com a contratação de novos trabalhadores

Opinião, Saúde

Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

18:30 16 Outubro, 2026 18:26 16 Outubro, 2026

"A verdadeira inovação em nutrição associada à doença começa na capacitação dos doentes, na reinvenção das técnicas culinárias e na estreita relação com a equipa clínica"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês

19:20 16 Outubro, 2026 17:15 16 Outubro, 2026

A fatura da luz vai voltar a aumentar em 2027. A ERSE propõe uma subida de 1,5% no mercado regulado e já há exemplos de quanto os consumidores poderão passar a pagar por mês

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve

Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro

18:50 16 Outubro, 2026 18:41 16 Outubro, 2026

Alerta de um popular levou à apreensão de uma embarcação de alta velocidade arrojada na praia do Telheiro, em Vila do Bispo

Europe Direct Algarve

José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

18:30 15 Outubro, 2026 18:17 15 Outubro, 2026

Presidente da CCDR Algarve aponta três prioridades para a água e defende financiamento europeu adaptado às necessidades da região

Últimas Notícias

  • Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
    Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
  • Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
    Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
  • Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro
    Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro
  • Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”
    Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”
  • São Brás distingue vocalista d’Os Vizinhos com voto de louvor pelo percurso na música
    São Brás distingue vocalista d’Os Vizinhos com voto de louvor pelo percurso na música

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal