Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura

Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança convida a experiência imersiva nos Descobrimentos Portugueses [fotos]

O Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses desenvolveu a aplicação informática “Lagos: Caravela Boa Esperança”, com conteúdos de realidade aumentada que permitem experienciar a vida a bordo de uma caravela, recriando o ambiente da época dos Descobrimentos

16:15 22 Março, 2023 16:18 22 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O novo Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses inaugurou esta terça-feira, no Cais da Ribeira de Bensafrim, em Lagos. As visitas vão ser desenvolvidas pelo Centro de Ciência Viva de Lagos e estarão disponíveis de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00. 

Este projeto materializa a aposta da Região de Turismo do Algarve e do Município de Lagos numa oferta cultural diferenciada e pretende levar os visitantes numa viagem à epopeia dos Descobrimentos, dando a conhecer melhor o papel do Algarve e das caravelas neste contexto histórico, através de uma experiência educativa e sensorial.

A cerimónia de inauguração decorreu a bordo da histórica caravela e contou com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes, e da Fundación Nao Victoria, José Fernández de Cabo.

“A criação do Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses representa um passo decisivo para que a embarcação aqui ancorada se transforme, efetivamente, em ativo emblemático da estratégia de valorização e divulgação desse período histórico tão marcante da Humanidade. Estamos certos de que este novo polo de dinamização constituirá um fator adicional de atração de visitantes à nossa cidade e à região, ajudando a consolidar a marca Lagos dos Descobrimentos e a tornar ainda mais gratificante a estada de quem nos procura motivado por interesses de ordem cultural. Hoje é, por isso e sem dúvida, um dia muito importante para Lagos e para os lacobrigenses”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira.

“Esta intervenção na caravela Boa Esperança permite-nos dar a conhecer a todos quantos nos visitam, de uma forma pedagógica e estimulante, o navio que ainda hoje faz parte do imaginário das viagens dos Descobrimentos Portugueses e o papel que o Algarve e os algarvios desempenharam no tempo das Descobertas, em particular a faixa costeira de Lagos a Sagres, graças à sua localização privilegiada e à experiência marítima das suas gentes. Procurámos, assim, tornar a caravela num polo dinamizador do turismo cultural no destino, de valorização do património cultural da região e de preservação da memória cultural de Lagos e do Algarve”, refere o presidente da RTA, João Fernandes.

Para uma experiência imersiva que estimula diversos sentidos em simultâneo e transmite ao visitante a sensação de ser parte integrante da embarcação, o Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses desenvolveu a aplicação informática “Lagos: Caravela Boa Esperança”, com conteúdos de realidade aumentada que permitem experienciar a vida a bordo de uma caravela, recriando o ambiente da época dos Descobrimentos.

A App, que está disponível nos sistemas Android e iOS, permite ainda conhecer a cidade de Lagos, com interações, informações e realidade aumentada dos locais relacionados com os Descobrimentos Portugueses e na companhia virtual de membros da tripulação.

Além da aplicação mobile, o centro interpretativo conta também com uma brochura e um vídeo-documentário sobre “O Algarve e os Descobrimentos Portugueses”, com enfoque no papel das caravelas e na relevância histórica dos Descobrimentos e da exploração marítima em toda a sua dimensão – económica, cultural e política – e no papel da região do Algarve, pela sua situação geográfica privilegiada.

Desenvolvido pela agência New Light Pictures, o vídeo tem a duração de cerca de 13 minutos e encontra-se disponível em Português, Inglês e Espanhol no canal YouTube VisitAlgarve. Já a brochura foi editada em quatro idiomas (Português, Inglês, Espanhol e Francês).

Foi ainda editado um pequeno folheto de divulgação do Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses e da sua App (em Português, Inglês e Espanhol), um vídeo para ações promocionais (Português, Inglês e Espanhol) com cerca de dois minutos de duração e está em curso uma campanha de divulgação do centro interpretativo nas redes sociais em Portugal e Espanha.

A transformação da Caravela Boa Esperança em centro interpretativo sobre os Descobrimentos Portugueses está integrada na candidatura EXPLORATERRA, cofinanciada pelo programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP).

Sobre a Caravela Boa Esperança

Fabricada em Vila do Conde por especialistas de construção naval em madeira, a caravela Boa Esperança foi lançada à água a 28 de abril de 1990 e adquirida em 2001 pela Região de Turismo do Algarve para projetar a história algarvia no mundo.

Desde então, esta réplica aproximada da caravela dos Descobrimentos já percorreu muitas milhas náuticas em nobres missões. Visitou portos europeus e do Mediterrâneo.

Participou em grandes regatas. Foi cenário de documentários e filmes. Recebeu turistas e estudantes para visitas guiadas sobre a época dos Descobrimentos e a vida das gentes do mar dos séculos XV a XVII.

Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança vai ser inaugurado em Lagos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Rita Pereira.
Nacional Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente

17:00 28 Junho, 2026 16:48 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 4,1 foi registado este domingo ao largo do Algarve e sentido em Lagos e Portimão

Viatura do INEM.
Algarve

Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água

17:20 28 Junho, 2026 16:53 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O homem de 66 anos, de nacionalidade francesa, morreu na praia de São Rafael, em Albufeira, depois de ter entrado em dificuldade na água

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Martelo de juíz.
Nacional

“Tem sido um inferno”: mais de 1.200 estrangeiros formalizam queixa contra o Estado por causa da nova Lei da Nacionalidade

16:40 28 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 1.200 estrangeiros avançaram com uma queixa formal contra o Estado português devido às alterações na Lei da Nacionalidade

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Idosas com calor.
Tempo

Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro

12:30 28 Junho, 2026 12:03 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sete distritos entram sob aviso devido ao calor persistente. A subida das temperaturas já tem data marcada e pode durar dias

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

José Castelo Branco.
Nacional

José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

19:40 27 Junho, 2026 14:57 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Socialite esteve no arranque do julgamento por violência doméstica contra Betty Grafstein, mas recusou prestar declarações

Rita Pereira.
Nacional, Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente

17:00 28 Junho, 2026 16:48 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 4,1 foi registado este domingo ao largo do Algarve e sentido em Lagos e Portimão

Viatura do INEM.
Algarve

Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água

17:20 28 Junho, 2026 16:53 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O homem de 66 anos, de nacionalidade francesa, morreu na praia de São Rafael, em Albufeira, depois de ter entrado em dificuldade na água

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Martelo de juíz.
Nacional

“Tem sido um inferno”: mais de 1.200 estrangeiros formalizam queixa contra o Estado por causa da nova Lei da Nacionalidade

16:40 28 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 1.200 estrangeiros avançaram com uma queixa formal contra o Estado português devido às alterações na Lei da Nacionalidade

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Idosas com calor.
Tempo

Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro

12:30 28 Junho, 2026 12:03 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sete distritos entram sob aviso devido ao calor persistente. A subida das temperaturas já tem data marcada e pode durar dias

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

José Castelo Branco.
Nacional

José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

19:40 27 Junho, 2026 14:57 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Socialite esteve no arranque do julgamento por violência doméstica contra Betty Grafstein, mas recusou prestar declarações

Últimas Notícias

  • Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água
    Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água
  • Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente
    Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente
  • “Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”
    “Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”
  • “Tem sido um inferno”: mais de 1.200 estrangeiros formalizam queixa contra o Estado por causa da nova Lei da Nacionalidade
    “Tem sido um inferno”: mais de 1.200 estrangeiros formalizam queixa contra o Estado por causa da nova Lei da Nacionalidade
  • Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão
    Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal