O novo Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses inaugurou esta terça-feira, no Cais da Ribeira de Bensafrim, em Lagos. As visitas vão ser desenvolvidas pelo Centro de Ciência Viva de Lagos e estarão disponíveis de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00.
Este projeto materializa a aposta da Região de Turismo do Algarve e do Município de Lagos numa oferta cultural diferenciada e pretende levar os visitantes numa viagem à epopeia dos Descobrimentos, dando a conhecer melhor o papel do Algarve e das caravelas neste contexto histórico, através de uma experiência educativa e sensorial.
A cerimónia de inauguração decorreu a bordo da histórica caravela e contou com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes, e da Fundación Nao Victoria, José Fernández de Cabo.
“A criação do Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses representa um passo decisivo para que a embarcação aqui ancorada se transforme, efetivamente, em ativo emblemático da estratégia de valorização e divulgação desse período histórico tão marcante da Humanidade. Estamos certos de que este novo polo de dinamização constituirá um fator adicional de atração de visitantes à nossa cidade e à região, ajudando a consolidar a marca Lagos dos Descobrimentos e a tornar ainda mais gratificante a estada de quem nos procura motivado por interesses de ordem cultural. Hoje é, por isso e sem dúvida, um dia muito importante para Lagos e para os lacobrigenses”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira.
“Esta intervenção na caravela Boa Esperança permite-nos dar a conhecer a todos quantos nos visitam, de uma forma pedagógica e estimulante, o navio que ainda hoje faz parte do imaginário das viagens dos Descobrimentos Portugueses e o papel que o Algarve e os algarvios desempenharam no tempo das Descobertas, em particular a faixa costeira de Lagos a Sagres, graças à sua localização privilegiada e à experiência marítima das suas gentes. Procurámos, assim, tornar a caravela num polo dinamizador do turismo cultural no destino, de valorização do património cultural da região e de preservação da memória cultural de Lagos e do Algarve”, refere o presidente da RTA, João Fernandes.
Para uma experiência imersiva que estimula diversos sentidos em simultâneo e transmite ao visitante a sensação de ser parte integrante da embarcação, o Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses desenvolveu a aplicação informática “Lagos: Caravela Boa Esperança”, com conteúdos de realidade aumentada que permitem experienciar a vida a bordo de uma caravela, recriando o ambiente da época dos Descobrimentos.
A App, que está disponível nos sistemas Android e iOS, permite ainda conhecer a cidade de Lagos, com interações, informações e realidade aumentada dos locais relacionados com os Descobrimentos Portugueses e na companhia virtual de membros da tripulação.
Além da aplicação mobile, o centro interpretativo conta também com uma brochura e um vídeo-documentário sobre “O Algarve e os Descobrimentos Portugueses”, com enfoque no papel das caravelas e na relevância histórica dos Descobrimentos e da exploração marítima em toda a sua dimensão – económica, cultural e política – e no papel da região do Algarve, pela sua situação geográfica privilegiada.
Desenvolvido pela agência New Light Pictures, o vídeo tem a duração de cerca de 13 minutos e encontra-se disponível em Português, Inglês e Espanhol no canal YouTube VisitAlgarve. Já a brochura foi editada em quatro idiomas (Português, Inglês, Espanhol e Francês).
Foi ainda editado um pequeno folheto de divulgação do Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses e da sua App (em Português, Inglês e Espanhol), um vídeo para ações promocionais (Português, Inglês e Espanhol) com cerca de dois minutos de duração e está em curso uma campanha de divulgação do centro interpretativo nas redes sociais em Portugal e Espanha.
A transformação da Caravela Boa Esperança em centro interpretativo sobre os Descobrimentos Portugueses está integrada na candidatura EXPLORATERRA, cofinanciada pelo programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP).
Sobre a Caravela Boa Esperança
Fabricada em Vila do Conde por especialistas de construção naval em madeira, a caravela Boa Esperança foi lançada à água a 28 de abril de 1990 e adquirida em 2001 pela Região de Turismo do Algarve para projetar a história algarvia no mundo.
Desde então, esta réplica aproximada da caravela dos Descobrimentos já percorreu muitas milhas náuticas em nobres missões. Visitou portos europeus e do Mediterrâneo.
Participou em grandes regatas. Foi cenário de documentários e filmes. Recebeu turistas e estudantes para visitas guiadas sobre a época dos Descobrimentos e a vida das gentes do mar dos séculos XV a XVII.