A Biblioteca Municipal de Castro Marim acolheu, esta segunda-feira, uma reunião pública com vista a preparar a próxima edição dos Dias Medievais.
Num balanço sobre esta que foi a XXIII edição dos Dias Medievais em Castro Marim, novas ideias e propostas de valorização do evento foram acolhidas pelo executivo do Município de Castro Marim, procurando inovar e melhorar, mas sem perder de vista o rigor histórico da recriação, que tem sido o seu estandarte.
“O aumento do número de dias do evento foi uma das principais discussões, como resposta à afluência de visitantes desta edição, a maior de que há memória, e à rentabilização do avultado investimento municipal que é concentrado nos Dias Medievais em Castro Marim”, avança a autarquia em comunicado.
Do outro lado da balança, “um alargamento do número de dias iria sobrecarregar uma organização já sustentada em muitos esforços, desde funcionários, dirigentes, associações, empresas e castromarinenses”.
Paralelamente debateram-se outras ideias, como o alargamento do horário e do recinto a outros espaços da vila, a criação de novos palcos de animação e zonas de restauração, procurando melhorar a distribuição de público, e a melhoria das condições de acessibilidade no Castelo, o principal e mais nobre cenário da recriação histórica.
Unânime foi a necessidade de, durante o ano, ter o Castelo aberto até mais tarde, particularmente durante o período mais alargado de horas de luz. Outros eventos referência, como a Festa em Honra de N. Sra. dos Mártires e o Festival do Caracol, foram também abordados nesta reunião, procurando melhorar a oferta cultural do território.
Também na reunião, a cerimónia de entrega de prémios relativos ao Concurso de Estabelecimentos Aderentes dos Dias Medievais 2022, um dos estímulos à participação e envolvimento da comunidade no evento, procurando a criação de um ambiente medieval em toda a vila.
O primeiro classificado deste ano foi o Mini Mercado “Rita Pena”, seguido do “Encontro d’Amigos”, em segundo lugar, e da “Padaria da Corte António Martins”, em terceiro lugar. Coube ao executivo do Município de Castro Marim e ao júri do concurso distinguir os estabelecimentos que aderiram à iniciativa, elogiando o compromisso com a afirmação e identidade do evento, que passa por um grande rigor histórico.