Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Desporto

Castro Marim: Festival das Amendoeiras em Flor aposta em programa diversificado e promete três dias de grande animação

Percursos pedestres, gastronomia, artesãos, música e teatro são os ingredientes fundamentais para celebrar a serra e as tradições algarvias

10:17 6 Janeiro, 2023 10:21 8 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O programa do Festival de Amendoeiras em Flor já está fechado e disponível no idioma dos seus participantes mais assíduos: portugueses, espanhóis, ingleses e holandeses.

De 3 a 5 de fevereiro, das 11:00 às 18:00, a localidade de Alta Mora, no concelho de Castro Marim, volta a celebrar as tradições do interior. Os tons branco e rosa das afamadas amendoeiras em flor voltam a pintar o barrocal e serra algarvia. A segunda edição do Festival das Amendoeiras em Flor acontece com um programa mais diversificado e um recinto maior. 

Fotos D.R.

A sessão inaugural realiza-se a 3 de fevereiro e conta com várias entidades institucionais convidadas, a participação das escolas, a tradicional animação de rua e a inauguração da exposição fotográfica “Passeio Fotográfico da Esperança – Incêndio 2021” da Associação ¼ Escuro. Terão lugar vários workshops temáticos: Pão, Cestaria e Plantação de Amendoeiras, os quais requerem inscrição gratuita, mas obrigatória aqui.

Mais pedestrianismo. São quatro passeios pedestres durante todo o evento. Três de pequena rota (entre 5 e 11 quilómetros) que acontecem todos os dias pelas 09:00. No último dia do evento, 5 de fevereiro, o passeio adicional, “a Grande Rota das Amendoeiras em Flor”, um percurso para os mais audazes a disputar 25 quilómetros de trilho.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Novos e inovadores espetáculos em dois palcos distintos

Na música o tributo ao acordeão com “António Manuel e Ernesto Batista” e “Silvino Campos”; a música popular com “Raiz Lusa”, o Grupo Etnográfico “Amendoeiras em Flor” e o “Rancho Folclórico do Azinhal”. Diretamente de Inglaterra, sons e danças da Cornualha com “Davey&Dyer”, a viola campaniça com “O Gajo” e o fado beirão com os inovadores “Bicho Carpinteiro”.

Nas artes performativas a exaltação do folclore português com Sofia Pimentão; o “Bando dos Quatro”, a recriação da famosa «lenda das amendoeiras em flor» pela Associação Satori e o espetáculo “Vamos Salvar o Dragão” do CCD de Castro Marim. Na dança infantil, e a representar o território, as “Arutla” do Clube Recreativo Alturense.  

Regressa a torta de amêndoa gigante com 41 metros, com a presença do chefe Márcio Baltazar e a colaboração da EHT de VRSA. Um mercado de rua mais amplo, tasquinhas, a “aldeia do artesão“, com mais de trinta artesãos a recriar os ofícios do mundo rural. Por fim um espaço dedicado à agricultura e floresta.  

A pensar nos mais pequenos, e em contínuo durante todo o festival animação infantil, pinturas faciais, jogos tradicionais, animais da quinta e estátuas vivas.  A entrada é gratuita para crianças até aos 11 anos e custa 3 euros aosadultos. 

O Festival é organizado pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA) e conta com a parceria e apoio do Município de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Odeleite.

A organização é composta por mais de 100 voluntários, com destaque para os idosos residentes na localidade, que durante este mês vivem intensamente e de forma orgulhosa a montagem do evento.

A iniciativa surgiu na sequência do sucesso dos passeios pedestres “Amendoeiras em Flor” desde 2005. Em 2020 surge a 1ª edição do Festival, com o apoio do Programa 365 Algarve. 

“O Festival das Amendoeiras é uma iniciativa estratégica e promocional das tradições e identidade do território, com o objetivo de combate à desertificação da serra algarvia”, salienta a organização.

A segunda edição pretende afirmar-se como “um dos grandes eventos culturais que marca o roteiro turístico da região em plena época baixa e que privilegia um dos produtos mais emblemáticos do território, a amêndoa”.  

Mais informações podem ser solicitadas através do email: [email protected]

Festival de Amendoeiras em Flor com 7.000 visitantes em três dias supera expetativas
Castro Marim: Festival das Amendoeiras em Flor aposta em programa diversificado e promete três dias de grande animação
Castro Marim: Festival das Amendoeiras em Flor regressa a Alta Mora
Festival das Amendoeiras em Flor está de volta em plena serra castromarinense

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino Nacional

Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação

16:00 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Problemas técnicos, provas incompletas e orientações contestadas levaram a Fenprof a pedir uma investigação

Algarve Cultura Europa

Do Algarve para a Bélgica: DJ Danni Gato estreia-se no Tomorrowland e faz história

17:20 17 Julho, 2026 17:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Natural de Faro, Danni Gato estreia-se hoje no Tomorrowland e torna-se o primeiro artista cabo-verdiano a atuar no festival belga

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve Europa Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Pulga.
Nacional

Praga de pulgas já afetou pelo menos 10 casas na Maia: foco terá começado na habitação de uma idosa que mora sozinha

15:20 17 Julho, 2026 13:02 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Infestação de pulgas está a afetar casas na Maia, já levou moradores ao hospital e obrigou famílias a sair temporariamente das suas casas

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Europe Direct Algarve Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Algarve Cultura Economia

Mercado Rituais do Sul leva artesanato e produtos regionais à Marina de Olhão

16:05 16 Julho, 2026 16:11 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marina Ria Center acolhe dois dias dedicados à cultura, tradição, turismo e economia local, com entrada junto à frente ribeirinha

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Gibraltar.
Europe Direct Algarve

“Vivo bem”: Elisabete mudou-se do Algarve para Gibraltar há 50 anos e destaca as boas condições para reformados residentes

15:10 14 Julho, 2026 13:32 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Saiu do Algarve na década de 70 à procura de trabalho e Elisabete continua em Gibraltar quase meio século depois

Pessoa idosa a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas

20:40 17 Julho, 2026 16:40 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As tarifas deverão aumentar entre cinco e 15 cêntimos por hora, consoante a cor da zona. A proposta será discutida na próxima reunião da Câmara de Lisboa

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino, Nacional

Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação

16:00 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Problemas técnicos, provas incompletas e orientações contestadas levaram a Fenprof a pedir uma investigação

Algarve, Cultura, Europa

Do Algarve para a Bélgica: DJ Danni Gato estreia-se no Tomorrowland e faz história

17:20 17 Julho, 2026 17:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Natural de Faro, Danni Gato estreia-se hoje no Tomorrowland e torna-se o primeiro artista cabo-verdiano a atuar no festival belga

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve, Europa, Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Pulga.
Nacional

Praga de pulgas já afetou pelo menos 10 casas na Maia: foco terá começado na habitação de uma idosa que mora sozinha

15:20 17 Julho, 2026 13:02 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Infestação de pulgas está a afetar casas na Maia, já levou moradores ao hospital e obrigou famílias a sair temporariamente das suas casas

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Europe Direct Algarve, Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Algarve, Cultura, Economia

Mercado Rituais do Sul leva artesanato e produtos regionais à Marina de Olhão

16:05 16 Julho, 2026 16:11 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marina Ria Center acolhe dois dias dedicados à cultura, tradição, turismo e economia local, com entrada junto à frente ribeirinha

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Gibraltar.
Europe Direct Algarve

“Vivo bem”: Elisabete mudou-se do Algarve para Gibraltar há 50 anos e destaca as boas condições para reformados residentes

15:10 14 Julho, 2026 13:32 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Saiu do Algarve na década de 70 à procura de trabalho e Elisabete continua em Gibraltar quase meio século depois

Pessoa idosa a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas

20:40 17 Julho, 2026 16:40 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As tarifas deverão aumentar entre cinco e 15 cêntimos por hora, consoante a cor da zona. A proposta será discutida na próxima reunião da Câmara de Lisboa

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Últimas Notícias

  • Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas
    Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas
  • Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos
    Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos
  • Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão
    Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão
  • Mais de 250 pessoas celebram reabertura do Museu da Cortiça em Silves [vídeo]
    Mais de 250 pessoas celebram reabertura do Museu da Cortiça em Silves [vídeo]
  • Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve
    Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
    Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal