A 2ª edição do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, pela Janela Aberta Teatro (JAT), vai realizar-se entre 8 e 11 de junho, no ano em que também se celebra o 100º aniversário do nascimento do reconhecido mimo francês Marcel Marceau, uma referência mundial do Mimo contemporâneo.
O MOMI tem sido uma aposta arrojada, no entanto com notórios sinais que demonstram o seu potencial de crescimento, e o Colectivo JAT pretende tornar este evento uma referência mundial na área do Teatro Físico.
“Um desses sinais é o número de candidaturas (250) de artistas e companhias, oriundos de mais de 50 países, na Open Call lançada em outubro, para a participação no MOMI”, refere o JAT em comunicado.
O número de artistas presente em Faro, no decorrer do Festival duplica nesta segunda edição e a mudança de estação para a primavera permite ao Festival aproximar-se ainda mais do público e proporcionar espectáculos e performances ao ar livre, como estímulo de diversificação cultural.
Para além das zonas ao ar livre da baixa farense, o MOMI vai percorrer as mais emblemáticas salas e espaços da cidade. Entre eles o Teatro das Figuras, o Teatro Lethes, o Auditório do Conservatório Maria Campina, o Auditório do IPDJ, o Atelier do Movimento, o Centro Coreográfico A Camada e o Gimnasio Clube de Faro.
A programação da 2ª edição do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve percorre diversas linguagens de Teatro Físico e proporciona para além dos espectáculos, vários workshops e uma conferência.
O MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve 2023 conta com o Apoios do Município de Faro, Iberescena, Direção Regional de Cultura do Algarve, Acción Cultural Española, Fundação GDA, Teatro das Figuras – TMF e Teatro Lethes. E os Parceiros: Gimnásio Clube de Faro, IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, Fundação Pedro Ruivo, Região de Turismo do Algarve, Fundação INATEL, Forum Algarve, Camada – Centro Coreográfico, Atelier do Movimento, Escola Tomás Cabreira, Cineclube de Faro, UALG – Universidade do Algarve, Carob, Manná, Necton, AR Publicidade, Algarve Informativo, Barlavento, Radio RUAfm, Antena 2.
PROGRAMAÇÃO
DIA 8 de Junho | QUINTA
12h00
Conservatório do Algarve – ROUNDAROUND – BRATISLAVA PUPPET THEATRE (Eslováquia) – ESTREIA PT
19h00
Doca de Faro – CON SU PERMISO – MIMO TUGA (Chile) – ESTREIA EM PT
20h30
Doca de Faro – ASAS DE PAPEL – JAT – JANELA ABERTA TEATRO (Portugal)
DIA 9 de Junho | SEXTA
19h00
Doca de Faro – CON SU PERMISO – MIMO TUGA (Chile)
21h00
Conservatório do Algarve – UN POYO ROJO – UN POYO ROJO (Argentina)
DIA 10 de Junho | SÁBADO
10h00
IPDJ – SUPERHÉROE – EL PERRO AZUL (Espanha) – ESTREIA EM PT
16h00
Programa duplo
IPDJ – EL COMEDOR DE CORAZONES – JOSÉ PIRIS (Espanha) – ESTREIA EM PT
IPDJ – A POSSIBILIDADE – RESULTADO DA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA (Portugal/Argentina/Itália/Indonésia) – ESTREIA EM PT
18h00
Jardim da Alameda – A APARIÇÃO – AS TESTEMUNHAS DUO (Portugal)
21h00
Teatro Lethes – ALMA DE TIGRE – ELEFANTE ELEGANTE (Espanha) www.colectivojat.com/momi2.html | Tel: 965371340 | festivalmomi@gmail.com
23h00
Gimnásio – LET’S PARTY
DIA 11 | DOMINGO
12h00
IPDJ – A ÚLTIMA BORBOLETA – A FERA (Portugal)
16h00
IPDJ – MARCEL MARCEAU – CONFERÊNCIA / ESPECTÁCULO DE HOMENAGEM ao 100º aniversário do nascimento do mimo francês (Itália/Espanha/Portugal)
18h00
Jardim da Alameda – CONSEQÜÈNCIES – Cia. MOVEO (Espanha)
20h00
Teatro das Figuras – SMASHED2 – GANDINI JUGGLING (Reino Unido)
WORKSHOPS
JUNHO
Dia 3 e 4 (16h-18h) – Dramaturgias Migratórias – Raúl Iaiza (Argentina) – Camada – Centro Coreográfico
Dia 5 e 6 (18h30-20h30) – Método Suzuki – Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa (Espanha e Portugal) – Atelier do Movimento
Dia 7 e 8 (7 – 18h30-20h30; 8 – 9h00-11h00) – Mimo e A Potência do Gesto – Mimo Tuga (Chile) – Escola Tomás Cabreira
Dia 8 (15h00-18h00) – Physical Comedy – Elinor Randle (Reino Unido) – Escola Tomás Cabreira
Dia 11 (9h-11h) – Dança/Teatro (dos 6 a 14 anos) – Moveo (Espanha) – Escola Tomás Cabreira