A cantora britânia Dua Lipa está a ser acusada de plagiar as músicas de três artistas. Em causa está “Levitating”, o hit do seu mais recente álbum “Future Nostalgia”. Em menos de uma semana, a artista de origem albanesa viu-se envolvida em duas ações judiciais.
A primeira acusação surge por parte do grupo californiano Artikal Sound System. Nos documentos judiciais, a banda afirma que Dua Lipa não poderia ter criado “Levitating” sem se ter inspirado em excertos de “Live Your Life”, uma música lançada três anos antes.
De acordo com o El País, a ação judicial apresentada pelo grupo exige que Dua Lipa e a sua editora discográfica partilhem os lucros que obtiveram com a música e ainda que paguem uma compensação pelos danos causados.
Mas a controvérsia não fica por aqui. Também esta semana, os compositores L. Russell Brown e Sandy Linzer, criadores das músicas “Wiggle and a Giggle All Night” – de 1979, interpretada por Cory Daye – e “Don Diablo” – de 1980, interpretada por Miguel Bosé – apresentaram uma ação judicial contra Dua Lipa.
Alegam que a cantora plagiou “a melodia de abertura” das duas músicas, partes essas que consideram ser “as que mais contribuíram para a popularidade” de “Levitating”.
- Texto: Blitz do Expresso, jornal parceiro do POSTAL