Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos DR
Cultura, Economia

Cachopo, Paderne e Serra de São Brás em destaque no Fórum Aldeias de Portugal

Aldeias de Cachopo e Serra de São Brás convidadas a apresentar a sua experiência com as atividades do ‘Almoce e Jante Connosco’

10:33 14 Novembro, 2023 10:44 14 Novembro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As recém classificadas Aldeias de Portugal, Cachopo, Paderne e a Serra de São Brás estiveram presentes no II Fórum Aldeias de Portugal, que se realizou em Idanha-a-Nova e Penha Garcia, nos dias 3 e 4 de novembro.

Promovida no âmbito do Projeto de Cooperação interterritorial Aldeias de Portugal, esta iniciativa da ATA – Associação Turismo de Aldeia com co-organização de 16 Grupos de Ação Local de todo o país e do Município de Idanha-a-Nova, convocou os diversos atores representativos dos diferentes interesses e visões acerca do desenvolvimento das Aldeias, este ano com o tema “Aldeias 2030 – Estratégias para a sustentabilidade e futuro das Aldeias”.

No primeiro dia o programa incluiu sessões paralelas de reflexão e diálogo de modo a articular e expor propostas com o objetivo de atingir compromissos de ação ativa.

As aldeias de Cachopo e a Serra de São Brás foram convidadas a apresentar a sua experiência com as atividades do Almoce e Jante Connosco.

Uma atividade em que os participantes são convidados a desfrutar uma refeição elaborada com produtos da aldeia, numa receita típica, à volta de uma mesa com a companhia dos habitantes da aldeia, sempre com uma atividade tradicional associada.

No sábado, dia 4 de novembro, foi inaugurada em Penha Garcia, classificada como Aldeia de Portugal, a nova sede da ATA – Associação Turismo de Aldeia.

A decisão de deslocalização da sede de Ponte de Lima para Penha Garcia prende-se com a necessidade de uma maior centralidade. A autarquia de Idanha-a-Nova disponibilizou a cedência do espaço que passa a acolher a ATA, numa estratégia de promoção do território.

O encontro terminou com um almoço organizado pelo GAL ADRACES e pela Liga dos Amigos de Penha Garcia, num evento aberto a toda a população que permitiu valorizar os produtos endógenos e as tradições e, simultaneamente, proporcionar animação.

Esta atividade surgiu na continuidade de um conjunto diversificado de eventos de promoção das Aldeias de Portugal, com destaque para o fim de semana de 23 e 24 de setembro, em que as aldeias estiveram presentes na “Festa do Outono” do Parque de Serralves, no Porto, uma referência na região Norte e que contou este ano com a colaboração da marca “Aldeias de Portugal”.

Com um programa de atividades específico para divulgar estes territórios classificados, no espaço das Aldeias estiveram fotografias, painéis interativos com informação sobre o seu património e história, e decorreram demonstrações ao vivo de ofícios, gastronomia, tradições e artesanato. 

A serra de São Brás dinamizou uma oficina sobre peças de cortiça e a cultura de sobreiro nas povoações desta serra, em São Brás de Alportel.

Ao longo dos dois dias de iniciativas gratuitas, decorreu ainda uma mostra do original merchandising “Aldeias de Portugal” e uma oferta de postais sobre alguns dos povoados mais genuínos do país, com imagens alusivas ao seu património.

O visitante só tinha de compor a mensagem e escrever a morada do destinatário, sendo que a ATA “entregou” pelo país as imagens das aldeais, numa atividade de promoção.

A rede de Aldeias de Portugal (já conta com mais de 130 aldeias) tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento sustentado e a promoção dos territórios rurais, através da participação dos habitantes das Aldeias na construção e dinamização de um programa de salvaguarda e valorização da aldeia, focado nos diferentes patrimónios locais: edificado, natural e imaterial.

Em 2019 a Associação In Loco associou-se a esta iniciativa, trazendo para o sul do país a oportunidade de 4 aldeias integrarem esta rede. Alte, Cachopo, Paderne e a Serra de São Brás, esta conjugando vários montes e aldeias, aceitaram o desafio.

As atividades são dinamizadas pelas organizações locais, pela comunidade, pelas paróquias, pelas Juntas de Freguesia, pelos municípios, pela Associação IN LOCO e pela Associação de Turismo de Aldeia, protagonistas e parceiros fundamentais desta estratégia de salvaguarda e valorização do estilo de vida das “Aldeias de Portugal”. 

Leia também: Cachopo é a primeira aldeia do Algarve a ser classificada como “Aldeias de Portugal”

Radar de velocidade.
Auto Nacional

Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

18:40 15 Maio, 2026 12:47 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Radar instalado numa das estradas mais movimentadas da Grande Lisboa registou milhares de infrações num ano

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 20:23 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Algarve

São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social

18:20 15 Maio, 2026 18:04 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A medida “Vale + Natalidade” valeu ao Município de São Brás de Alportel reconhecimento nacional na área do apoio às famílias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Turistas em férias. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve

Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu

20:30 15 Maio, 2026 17:09 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Comissão Europeia quer simplificar as viagens de comboio num futuro próximo, reforçando os direitos dos passageiros que utilizam este meio de transporte

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Algarve Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

18:40 15 Maio, 2026 12:47 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Radar instalado numa das estradas mais movimentadas da Grande Lisboa registou milhares de infrações num ano

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 20:23 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia, Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Algarve

São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social

18:20 15 Maio, 2026 18:04 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A medida “Vale + Natalidade” valeu ao Município de São Brás de Alportel reconhecimento nacional na área do apoio às famílias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Turistas em férias. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve

Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu

20:30 15 Maio, 2026 17:09 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Comissão Europeia quer simplificar as viagens de comboio num futuro próximo, reforçando os direitos dos passageiros que utilizam este meio de transporte

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Algarve, Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Últimas Notícias

  • Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
    Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
  • Tem uma fortuna em moedas ‘esquecidas’ em casa? Há máquinas onde pode depositá-las na conta sem passar pelo balcão
    Tem uma fortuna em moedas ‘esquecidas’ em casa? Há máquinas onde pode depositá-las na conta sem passar pelo balcão
  • Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo
    Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo
  • Aviso da PSP: este é o melhor lugar para transportar crianças no carro e ‘parece mentira’
    Aviso da PSP: este é o melhor lugar para transportar crianças no carro e ‘parece mentira’
  • Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
    Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
  • Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’
    Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

Opinião

  • Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
    Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
    Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
  • Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
    Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal