A Câmara de Portimão vai inaugurar no sábado as obras de requalificação da antiga lota de Alvor, um investimento de 234 mil euros que transformou o edifício num espaço de dinamização cultural, foi hoje anunciado.
A requalificação do edifício pretende “homenagear a comunidade de Alvor e a riqueza do seu património marítimo”, passando a dispor de um quiosque interativo com informações detalhadas sobre a matriz identitária da histórica vila piscatória, indicou a Câmara de Portimão em comunicado.
Através do quiosque interativo, os visitantes têm acesso a dados “sobre a ocupação humana da zona, com algumas das principais atividades e espaços ao longo do tempo, o património material e imaterial composto pelas principais artes piscatórias locais e de exploração da ria de Alvor”, refere a autarquia.
A intervenção “representa um projeto fora de portas do Museu de Portimão que, nos últimos três anos, recolheu valioso espólio junto da população de Alvor, que em muito contribuiu para o módulo interativo”, lê-se na nota.
Segundo o município, “faz parte dos planos municipais integrar a lota e a zona envolvente nos circuitos turísticos relacionados com o património cultural e de natureza, sustentabilidade marítima, piscatória e ambiental ou com o ecoturismo”.
A inauguração do novo espaço cultural, prevista para sábado às 16:00, insere-se nas celebrações dos 35 anos de elevação de Alvor à categoria de vila.
O projeto de requalificação do imóvel, propriedade da Docapesca, foi iniciado em 2020 pelo município de Portimão, ao abrigo do programa MAR2020.
A empreitada representou um investimento global de 234.000 euros, comparticipado em mais de 198.000 euros por fundos comunitários.