Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Cultura

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada têm dois novos livros para os 40 anos de “Uma aventura”

Juntas são uma das conhecidas duplas da literatura portuguesa para crianças e jovens, e embora tenham editado outras histórias, a mais conhecida obra literária é a série “Uma aventura”.

10:17 8 Abril, 2022 10:17 8 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada vão editar este ano dois novos livros da série “Uma aventura”, com histórias entre as arábias e Sintra, num projeto literário que está a celebrar quarenta anos.

Segundo a editora Caminho, este mês sai “Uma aventura nas Arábias” e, em outubro, é publicado “Uma aventura na Quinta dos Enigmas”, ambos com ilustrações de Arlindo Fagundes, protagonizados pelos amigos Teresa e Luísa – as gémeas -, Pedro, João, Chico e os cães Caracol e Faial.

À agência Lusa, Ana Maria Magalhães explicou que “Uma aventura nas Arábias” surgiu em resposta a um pedido de um leitor, que foi de propósito com os pais à Feira do Livro de Lisboa para conhecer as duas autoras e para fazer o pedido.

“Temos ‘Uma aventura voadora’ em que entra um príncipe árabe que vem a Portugal. Ele [o leitor] foi à feira do livro sugerir que fizéssemos um livro em que o príncipe convida as personagens para ir ao palácio dele. Estávamos disponíveis, não tínhamos nenhum compromisso, achámos a ideia engraçada e resolvemos fazer-lhe a vontade”, contou a escritora.

Não é a primeira vez que as autoras cedem a pedidos e a muitas sugestões dos leitores, ao longo destes quarenta anos e mais de 60 livros, desde que lançaram “Uma aventura na cidade”, em 1982.

Sem hesitar, Ana Maria Magalhães recorda que “Uma aventura na Serra da Estrela”, o 32.º volume, surgiu de “um pedido insistente de dois rapazes que viviam na serra” e que “Uma aventura no deserto”, o 21º livro, foi uma resposta a uma carta vinda de São Tomé e Príncipe.

“Foi […] uma criança chamada Solange, de São Tomé e Príncipe, que nunca tinha vindo a Portugal e que mandou uma carta a pedir uma aventura expressamente no deserto, e fazia questão que entrassem camelos. […)] Um dia quando o livro saiu, tocaram à porta e era um senhor, que era o pai dela, que trouxe um saquinho de café para agradecer”, lembrou.

Ana Maria Magalhães, 76 anos, e Isabel Alçada, 71 anos, eram professoras numa escola em Lisboa quando se conheceram em 1976. Começaram a escrever histórias para cativar os alunos para a leitura, até decidirem editar, em 1982, “Uma aventura na Cidade”, com personagens inspiradas em alguns dos estudantes.

Juntas são uma das conhecidas duplas da literatura portuguesa para crianças e jovens, e embora tenham editado outras histórias, a mais conhecida obra literária é a série “Uma aventura”.

Segundo a editora Caminho, os 63 volumes desta série já tiveram mais de 800 reedições e todos os livros venderam cerca de nove milhões de exemplares.

Mais do que estatísticas, Ana Maria Magalhães fala de “laços de afeto” que se mantêm ao longo de décadas, desde as irmãs que inspiraram as gémeas dos livros, e que regularmente as encontram na feira do livro, até aos leitores que continuam a mandar cartas e aos alunos com quem têm sessões de apresentação em escolas.

Durante a pandemia, esses encontros com alunos aconteceram sobretudo à distância, por ‘zoom’, o que permitiu conhecer um bocadinho da casa de cada leitor, conta a autora.

“Conhecemos pais, avós, irmãozinhos pequeninos, o cão e o gato, foi uma experiência inesperada e engraçada. (…) Também permite que às nove da manhã estejamos em Arcos de Valdevez e, às dez e meia, em Faro”, disse.

Os encontros virtuais, pela janela do computador, também facilitaram o trabalho de escrita das duas autoras.

“Conversamos, boa parte do livro foi escrito via ‘zoom’. É muito mais agradável ao vivo, não é? A pessoa interromper, ir tomar um cafezinho, trocar impressões. Mas não pode ser, temos de nos adaptar”, lamentou.

Enquanto sai “Uma aventura nas Arábias”, as duas autoras fecham a edição de “Uma aventura na Quinta dos Enigmas”, a editar em outubro, e que levará os cinco amigos a Sintra, para a Quinta da Regaleira.

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve Cultura

Mais de 30 mil pessoas passaram pela quinta edição do Mar Me Quer em Portimão

09:20 17 Agosto, 2026 09:31 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Maiara & Maraisa, Veigh, Kevinho, Orochi e vários artistas portugueses integraram o cartaz da quinta edição do Mar Me Quer

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Mundo Opinião

A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

08:26 17 Agosto, 2026 08:26 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Nós, espetadores, ficamos finalmente a saber aquilo que ele teria querido dizer - se, por hipótese, soubesse exatamente o que estava a dizer"

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Algarve Cultura

Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada

10:20 17 Agosto, 2026 10:32 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os primeiros trabalhos realizados na escultura 'Ao Pescador' já permitiram reduzir de forma significativa as marcas existentes na pedra

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve, Cultura

Mais de 30 mil pessoas passaram pela quinta edição do Mar Me Quer em Portimão

09:20 17 Agosto, 2026 09:31 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Maiara & Maraisa, Veigh, Kevinho, Orochi e vários artistas portugueses integraram o cartaz da quinta edição do Mar Me Quer

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Mundo, Opinião

A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

08:26 17 Agosto, 2026 08:26 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Nós, espetadores, ficamos finalmente a saber aquilo que ele teria querido dizer - se, por hipótese, soubesse exatamente o que estava a dizer"

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Algarve, Cultura

Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada

10:20 17 Agosto, 2026 10:32 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os primeiros trabalhos realizados na escultura 'Ao Pescador' já permitiram reduzir de forma significativa as marcas existentes na pedra

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Últimas Notícias

  • Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público
    Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público
  • Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro
    Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro
  • Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada
    Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada
  • “Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve
    “Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve
  • Música, património e reflexão histórica marcam Early Music Fest na Fortaleza de Sagres
    Música, património e reflexão histórica marcam Early Music Fest na Fortaleza de Sagres

Opinião

  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
  • Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
  • Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
    Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho

Europe Direct Algarve

  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento