O aluno Gonçalo Oliveira da Mota, do 10º F da Escola Secundária João de Deus, em Faro, é um dos 30 finalistas da 2ª edição “Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia”.
Há também outra finalista do distrito de Faro, que é a Lara Semião, do 10°C, do Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente.
Pelo segundo ano consecutivo, a Agência Espacial Portuguesa volta a dar a oportunidade a 30 estudantes, dos 14 aos 18 anos, de voarem e experimentarem condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam no espaço.
Os finalistas da edição 2023, promovida e organizada pela Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, tiveram que ser bem-sucedidos em quatro fases diferentes. Foram testadas competências como a criatividade, a percepção espacial e memória, a aptidão física e a capacidade de comunicação.
Depois de um processo de seleção que pôs à prova várias valências, 30 jovens estudantes portugueses terão a oportunidade de realizar um voo parabólico a bordo do Airbus A310, da francesa Novespace.
Após quatro meses de provas eliminatórias, foram selecionados os 30 finalistas da 2.ª edição do Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia.
A iniciativa, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, vai levar, mais uma vez, estudantes do ensino básico e secundário num voo parabólico a bordo do Airbus A310, da empresa francesa Novespace.
O voo, com partida a 3 de setembro, da Base Aérea Nº 11, em Beja, permitirá que os tripulantes experimentem a sensação de gravidade zero que os astronautas sentem no Espaço.
Dos 30 participantes selecionados, 20 são rapazes e 10 são raparigas. Quanto à proveniência dos finalistas, a edição deste ano da iniciativa registou uma maior representatividade geográfica: pela primeira vez, há finalistas vindos das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, de Faro e de Beja. Há também finalistas de Lisboa, Santarém, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Braga, Porto e Setúbal.
“A diversidade do conjunto de finalistas deste ano é bastante positiva e superou expetativas. Temos, pela primeira vez, candidatos vindos de regiões que não tiveram representatividade na edição do ano passado, como é o caso das ilhas. E também é bom ver que Beja, que pelo segundo ano acolhe o Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, estará também representada”, aponta Hugo Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa.
Atualizado 14:00-10-07-2023