A 6º edição do Concurso de Piano “Sebastião Leiria vai realizar-se no Auditório da Academia de Música de Tavira nos dias 1 e 2 de abril, entre as 14:00 e as 18:30.
“Devido à grande afluência que o concurso obteve em 2022, a escola resolveu dividir o mesmo em dois dias, sendo que no dia 1 de abril terão lugar as provas dos escalões mais jovens (C e D) e no dia 2 de Abril será a vez de os dois escalões etários mais avançados (B e A)”, explica a Academia de Música de Tavira (AMT), entidade organizadora do evento.
Em ambos os dias terá lugar o Recital dos Laureados às 21:00 na Igreja da Misericórdia. No dia 1 de abril o concerto será o dos laureados e menções honrosas até aos 12 anos e no dia 2 de Abril o concerto será preconizado pelos alunos entre os 13 e os 18 anos, seguindo os escalões já referidos. Informações a respeito de regulamento e condições gerais estão disponíveis em academiamusicatavira.net
À semelhança da edição de 2022, cada escalão terá uma pequena peça facultativa, escrita de propósito para a ocasião, baseada no famoso tema de Sebastião Leiria: “Garota”. Para além disso, cada participante terá de interpretar duas peças contrastantes perante um Júri de professores formados e reconhecidos na área da Música.
Sebastião Leiria nasceu em Tavira em 20 de janeiro de 1918 e faleceu nesta mesma cidade em 22 de novembro de 1972. Oriundo de uma família de musicólogos, a Música sempre foi a sua grande paixão, tendo, no entanto, enveredado por outras áreas criativas como a Poesia, Teatro, Encenação, entre outras.
A sua obra está a ser reavivada desde há vários anos a esta parte, especialmente pela atividade constante da sua filha Helena Leiria, que é uma das responsáveis por esta competição ter sido criada pela primeira vez em 2012, mantendo-se na organização ativa do evento desde essa data.
A Academia de Música de Tavira e a Câmara Municipal de Tavira prestam a sua homenagem a este nome maior da cidade de Tavira através deste concurso, onde a música de Sebastião Leiria será tocada pelos pianistas participantes, contribuindo assim para que se conheça mais da produção artística algarvia.
“A Câmara Municipal de Tavira apoia mais uma vez esta iniciativa de uma forma ativa, possibilitando não só a sua divulgação nacional e além-fronteiras, mas também a sua consistência artística, acompanhada de prémios monetários aliciantes para todos os escalões envolvidos”, conclui a Academia de Música de Tavira.