O Município de Vila do Bispo vai apresentar o 1.º volume da obra literária “Levantamento Enciclopédico das Famílias de Sagres – Estudo Monográfico”, da autoria de Nuno Campos Inácio, no próximo domingo.
Integrada no programa de celebrações em honra de Nossa Senhora da Graça – Festas de Sagres, a apresentação decorrerá pelas 18:00, no Centro de Interpretação da Lota de Sagres, edifício da antiga Lota do Porto da Baleeira.
Depois da publicação e apresentação pública do volume inaugural do “Levantamento Enciclopédico do Concelho de Vila do Bispo”, dedicado à Freguesia e Famílias de Barão de São Miguel, ocorrida no passado dia 13 de fevereiro, o Município apresenta agora o 1.º tomo de três, relativos à Freguesia de Sagres.
Trata-se de “um exaustivo levantamento documental, de carácter monográfico, que reúne, de forma inédita e exemplar, um riquíssimo acervo informativo sobre a memória coletiva e a história humana, social, religiosa, militar, económica, política e administrativa de Sagres, enquanto lugar, vila, concelho e freguesia, das suas gentes e personalidades, desde a Pré-história à contemporaneidade”, afirma a autarquia de Vila do Bispo em comunicado.
Uma obra de íntimo significado para a comunidade local, de elevada importância para os estudiosos das ciências humanas e sociais e para todos aqueles que reconhecem Sagres, o seu Promontório e a antiga Vila do Infante, como um complexo geográfico extraordinariamente determinante na aventura da globalização além-mar e na construção da História do Mundo.
O Município pretende que “os próximos dois volumes da enciclopédia, sobre a Freguesia e Famílias de Sagres, sejam apresentados ainda no decorrer do presente ano, seguindo-se as freguesias de Budens, da Raposeira e de Vila do Bispo, um ambicioso projeto editorial que deverá contar, em 2025, com um total aproximado de 15 volumes”.