O cartaz da 11ª edição do Festival MED, que regressa à Zona Histórica de Loulé entre os dias 25 e 28 de Junho, já tem mais quatro novos confirmados.
São eles Debademba (Mali), Nour Eddine (Marrocos), Dino d’Santiago (Cabo Verde/Portugal) e Primitive Reason (Portugal).
Nascido da reunião do virtuoso guitarrista Abdoulaye Traoré e do cantor maliano Mahamed Diaby, Debademba reúne-se a outros músicos africanos parisienses para tocar música moderna e animada. Tocam todo o tipo de músicas da África Ocidental e são embaixadores de cruzamentos universais, que misturam as influências tradicionais com o jazz, blues, funk, salsa e rock. O grupo do Mali vai actuar no Palco da Matriz, a 26 de Junho.
De volta a Loulé e ao Festival MED onde actuou na sua primeira edição, em 2004, o extraordinário cantor e multinstrumentalista marroquino Nour Eddine é um dos artistas magrebinos mais admirados no panorama internacional da World Music. Fixou a sua residência em Itália e tornou-se um cantor e autor de vários trabalhos sobre o deserto e sobre o Mediterrâneo. Nour Eddine actua dia 27 de Junho, no Palco da Cerca.
Premiado recentemente com dois Cabo Verde Music Awards, Dino d’Santiago vai estar no concelho que o viu nascer para participar no Festival MED. Os temas que fazem parte de “Eva”, o seu mais recente trabalho que mistura na perfeição os sons únicos da lusofonia, irão ecoar no Palco do Castelo, no dia 28 de Junho.
Do ska, ao rock, do reggae ao funk, os Primitive Reason, uma banda portuguesa de referência e que conta com uma legião de fãs, junta-se ao cartaz desta 11ª edição do MED. Dia 26 de Junho, a animação está garantida no Palco Castelo. Os Primitive Reason estarão em Loulé também a celebrar os 20 anos de carreira.
Recorde-se que para além destas quatro bandas, Gisela João (Portugal), Mercedes Peón (Espanha), Bomba Estéreo (Colômbia), Celina da Piedade (Portugal), Jupiter&Okwess International (Congo) e Turtle Island (Japão), Bombino (Níger), Graveola e o Lixo Polifônico (Brasil) e Winston McAnuff & Fixi (Jamaica/França) são os nomes já anunciados e que vão estar no Festival MED, um dos mais importantes festivais de World Music da Europa que, a par da música, propõe também uma viagem sensorial pelas ruas e becos do casco medieval de Loulé, ao nível da gastronomia, artesanato e outras manifestações culturais.