O XVIII Festival de Música Al-Mutamid regressa no próximo dia 3 de Fevereiro e traz ao Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, o grupo Abu Tammam Ensemble para um espetáculo com início marcado para as 21.30 horas, promovido pela Câmara local em parceria com a Ibérica Eventos.
O grupo é liderado pelo multi-instrumentista Alexánder Pewló, que interpreta: Yayli tambur (Turquia), rubab (Afeganistão), aláude árabe e santur persa. Abu Tammam Ensemble interpreta músicas de Médio Oriente e do Mediterrâneo Oriental e conta ainda com a intervenção de uma bailarina de dança oriental.
Bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente no Museu Municipal de Arqueologia de Silves
Os ingressos têm um custo associado de seis euros e podem ser adquiridos antecipadamente no Museu Municipal de Arqueologia de Silves. O telefone 282 440 800 ou e-mail [email protected] são os contactos do sector de Cultura da autarquia, disponíveis para reservas ou fornecimento de informações adicionais.
Abu Tammam é o nome de um reputado poeta que nasceu em Jasim (atual Síria) no ano de 788 e viria a falecer em Moçul (actual Iraque), em 845. O seu nome serviu de fonte de inspiração para um projecto musical integrado por três músicos, nascidos em culturas distantes, mas que durante séculos beberam da mesma fonte artística e espiritual.