As escolas de dança algarvias conquistaram 24 medalhas e cinco prémios especiais nas finais da Dance World Cup 2014, que terminou no passado sábado no Centro de Congressos do Arade, após sete dias intensos de competição entre três mil crianças e jovens de 27 países.
Para Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, o balanço é “mais que positivo” para o Algarve, região anfitriã do evento ao qual terão assistido cerca de oito mil pessoas, adianta o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA).
A realização de um evento “de tamanha envergadura no Algarve é a prova de que a região tem capacidade para acolher grandes acontecimentos de diversas áreas, do golfe à dança e do automobilismo à música. Além do mais, é um orgulho acrescido saber que as escolas algarvias saíram da competição com tantas medalhas de ouro, prata e bronze. Felicito desde já os nossos bailarinos por estes excelentes resultados”, afirma o presidente.
Só a Companhia de Dança do Algarve, em Faro, conquistou 22 medalhas nos estilos de Dança Clássica, Dança de Carácter, Dança Contemporânea e Hip Hop. A companhia viu ainda os seus bailarinos serem agraciados com cinco prémios especiais, atribuídos pelo júri da edição de 2014 do campeonato: Melhor Bailarino, Melhor Quarteto e Melhor Grupo de Dança Contemporânea, todos na categoria de crianças (até aos 13 anos), e Melhor Quarteto e Melhor Grupo de Dança de Carácter na categoria de jovens (até aos 25 anos).
Academia de Dança do Algarve recebe uma medalha de ouro
Para completar o conjunto das distinções algarvias, a Academia de Dança do Algarve, em Faro, recebeu uma medalha de ouro no estilo Hip Hop e a Academia de Dança de Albufeira uma de bronze pelo seu número de sapateado.
O campeonato do mundo iniciou-se no dia 29 de Junho, no estádio da Bela Vista de Lagoa, e assentou depois no Centro de Congressos do Arade, também em Lagoa, para sete dias de provas que envolveram uma logística complexa e quase duas mil pessoas na equipa operacional, entre organização, técnicos e voluntários.
“Esta foi a edição mais bem sucedida e bem organizada de sempre. O equipamento do Arade revelou-se perfeito para as nossas necessidades: é um centro de primeira categoria. E fomos muito bem recebidos… Apreciámos imenso a hospitalidade portuguesa durante toda a semana”, assegurou o director do campeonato, John Grimshaw.
A gala de encerramento de sábado teve a sala cheia e os 950 lugares do auditório não foram suficientes para todas as pessoas que queriam assistir às actuações dos vencedores da secção júnior. A sala à parte, de acesso livre, preparada com um ecrã gigante que exibia em tempo real o que decorria no palco foi por isso a solução perfeita para quem não conseguiu lugar sentado no interior do auditório.
Já passava da uma da manhã quando o fogo-de-artifício iluminou o céu, anunciando o fim da Dance World Cup 2014, evento que conseguiu reunir diferentes países e culturas no Algarve em torno de uma linguagem comum: a dança.