A Casa do Povo do Concelho de Olhão, com sede em Moncarapacho, lançou o projeto “Património Vivo Para Memória Futura”.
“O projeto tenciona proporcionar aos idosos do nosso concelho, uma vida mais harmoniosa, atrativa e dinâmica com a participação e envolvimento em atividades de artesanato ligado às antigas tradições maritimas da nossa zona, como também a partilha de memórias, entre outras atividades de interesse de todos, mantendo acima de tudo o convívio”, explica a Casa do Povo em comunicado.
Os destinatários são pessoas a partir dos 60 anos, que se encontrem em situação de isolamento, solidão, ou exclusão social e que residam no concelho de Olhão.
Esta projeto da Casa do Povo pretende criar “oportunidades para os idosos permanecerem envolvidos na comunidade e reter e desenvolver as conexões sociais cruciais para garantir o bem-estar físico e psicológico. Mais, adiar tanto quanto possível a institucionalização dessas pessoas”.
O projeto visa sobretudo “combater situações de isolamento, solidão e exclusão social da população sénior utilizando a cultura e tradições locais e regionais como forma de integrar idosos isolados na sua comunidade assim criando um elo de ligação com a comunidade onde se insere”.
Outro objectivo é “desenvolver um projeto de tradições antigas e produção de artesanato que visa contribuir para a economia circular, explorando, por exemplo, o artesanato ligado às tradições marítimas da zona”.