Ao comprar um carro com o sistema Start-Stop terá alguns benefícios. Desde a poupança de combustível à redução das emissões de CO2, o Start-Stop é uma ferramenta essencial quando está numa situação de pára-arranca provocada pelo elevado fluxo de trânsito ou perante um semáforo vermelho. Ainda assim, as desvantagens deste sistema podem trazer-lhe algumas complicações, pelo que poderá sempre optar por desativá-lo ao clicar no botão.
O sistema Start-Stop tanto pode estar incorporado em veículos com caixa de velocidades automática, como manual. No primeiro tipo de automóveis, o sistema ativa-se assim que o condutor imobiliza o veículo ou quando este mantém o pé pousado no travão. Por outro lado, o sistema fica também ativo quando o condutor tira o pé do pedal do travão ou assim que coloca o pé no acelerador.
Já nos carros com caixa de velocidades manual, o sistema Start-Stop dá sinal de vida quando o veículo está em ponto morto. No momento em que o condutor pisa o pedal da embraiagem, este sistema entra novamente em funcionamento.
O sistema Start-Stop pode dar problemas ao proprietário do veículo
Apesar da poupança de combustível e da maior sustentabilidade associadas a este mecanismo, o sistema Start-Stop tem também algumas complicações. É que existem algumas incoerências no sistema, sobretudo, porque ao viajar com o ar condicionado, assim que imobiliza o veículo, o mecanismo entra em ação e desliga também o ar condicionado.
Isto ocorre porque a bateria nem sempre tem capacidade suficiente para suportar o uso do ar condicionado durante muito tempo, segundo aponta o Stand Virtual. Para além disso, para que a bateria do seu carro possa suportar o Start-Stop, esta tem de ter uma capacidade maior do que as tradicionais, o que implica um custo acrescido.
Caso se tenha arrependido de adquirir um carro com sistema Start-Stop, pode reverter de certa forma a situação ao desligar o mecanismo através do botão destinado ao efeito que está no seu veículo.
Leia também: Luz do motor apareceu no painel do seu carro? Saiba o que pode ser e o que fazer