Alguns problemas automóveis podem passar despercebidos até ser demasiado tarde. Felizmente, não é o caso dos problemas na embraiagem, que geralmente manifestam sintomas evidentes, como um pedal preso ou em baixo. Vamos explicar-lhe os principais sinais de alerta e o que pode fazer para resolver a situação, segundo o Leak.
Ao carregar no pedal da embraiagem, este aciona o rolamento de libertação contra a mola de diafragma, desengatando o motor da transmissão e permitindo-lhe mudar de velocidade. Em termos simples, este pedal controla quando engatar e desengatar o motor.
Quando o pedal não regressa à posição original depois de ser pressionado, há claramente um problema no sistema de embraiagem do automóvel. A causa mais comum é um cabo partido, mas há outras possibilidades a considerar.
Cabo solto ou partido
Nos sistemas não hidráulicos, um cabo de aço entrançado liga o pedal à forquilha e ao rolamento da embraiagem. Com o tempo, este cabo pode ficar esticado, impedindo o pedal de subir corretamente, ou pode partir-se, deixando o pedal colado ao chão. Sinais típicos incluem um pedal rígido e mudanças de velocidade pouco suaves.
Pouco líquido de embraiagem
Nas embraiagens hidráulicas, o sistema depende do líquido de embraiagem, que é semelhante ao líquido dos travões e está armazenado no cilindro principal. Este líquido é transferido para outro cilindro ao pressionar o pedal, desengatando a embraiagem. Níveis baixos deste líquido podem causar problemas como engrenagens a ranger, vibrações ao mudar de velocidade e maior resistência no pedal.
Rolamento da embraiagem partido
Os rolamentos da embraiagem desligam a força motriz do motor. Quando se desgastam, o pedal pode vibrar ou ficar extremamente rígido, podendo mesmo ficar preso. Sintomas incluem ruídos invulgares ao pressionar o pedal e dificuldade em engrenar as mudanças.
Cilindro escravo avariado
O cilindro escravo move as placas de pressão para desengatar a embraiagem, sendo crucial num sistema de transmissão manual. Um cilindro escravo defeituoso pode causar um pedal preso. Sintomas incluem óleo a pingar debaixo do veículo, pouco líquido de embraiagem e dificuldade em mudar de velocidade.
Cilindro principal avariado
O cilindro mestre converte o movimento mecânico do pedal da embraiagem em pressão hidráulica. Sem esta pressão, a mudança de velocidade torna-se quase impossível. Pode notar que o pedal é mais fácil de pressionar do que o habitual e que permanece em baixo após ser pressionado.
Fuga de fluido hidráulico
As embraiagens dependem da pressão hidráulica para funcionar. Quando há uma fuga, surgem vários sintomas que dificultam a condução e aumentam o risco. Se o pedal da embraiagem tiver um comportamento anormal ou estiver colado ao chão, verifique as linhas hidráulicas e os vedantes em busca de fissuras.
Com base nesta explicação, não deve continuar a conduzir se o pedal da embraiagem estiver preso ou apresentar um comportamento anormal. Esta situação é perigosa, pois compromete o controlo do veículo e impede a mudança correta de velocidade.
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