Conduzir por estradas europeias pode parecer simples, mas nem sempre as informações rodoviárias são tão claras para os condutores. Entre os vários tipos de sinalização e nomenclaturas, existe uma que frequentemente suscita dúvidas: a numeração E, pintada de verde, que surge em estradas como a E80. Mas, afinal, o que significa essa designação? Vamos desvendar este código e explicar-lhe o que representa.
O que é a numeração E?
A numeração E refere-se às Estradas Europeias, parte da rede internacional de vias designada como International E-road network. Esta rede de estradas foi estabelecida através do Acordo Europeu sobre as Principais Artérias de Tráfego Internacional (AGR), assinado em Genebra a 15 de novembro de 1975. O acordo define que a gestão desta rede cabe à Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas (UNECE), com o objetivo de facilitar o transporte internacional de mercadorias e passageiros entre diferentes países europeus.
A organização das estradas europeias
A rede de estradas europeias é organizada de forma clara e coerente. A numeração começa com a E1, que tem início em Belfast, na Irlanda do Norte, e termina em Sevilha, Espanha, passando ainda por Portugal. Esta rede inclui estradas que atravessam fronteiras, conectando não só países da Europa Ocidental, mas também da Europa de Leste e até da Ásia Central, como o Quirguistão, uma vez que alguns desses países são membros da UNECE.
No caso da E80, por exemplo, trata-se de uma das principais estradas da rede europeia, com uma extensão de 6102 quilómetros. Esta estrada começa em Lisboa, atravessando 10 países, até chegar à Turquia, na fronteira com o Irão. Na sua extremidade oriental, a E80 conecta-se à Estrada Asiática AH1, que, por sua vez, estende-se até Tóquio, no Japão. É uma via de comunicação vital que liga não só países, mas também diferentes continentes.
Designação nacional vs. designação europeia
Em muitos países, como Portugal, a numeração europeia aparece a par da numeração nacional. Ou seja, ao conduzir numa estrada que faça parte da rede europeia, pode encontrar tanto a designação E (verde), como a designação local. No entanto, nem todos os países adotam este sistema duplo. Na Bélgica, Noruega e Suécia, por exemplo, existem estradas com apenas a designação europeia, como a E18 ou a E6.
Curiosamente, na Dinamarca, apenas as designações europeias são utilizadas na sinalização, embora as autoestradas tenham nomes formais pelos quais são referidas nos media, como em notícias ou previsões meteorológicas.
Já no Reino Unido, Albânia e em grande parte da Rússia asiática, prevalecem apenas as designações nacionais, com as numerações europeias a não serem exibidas nos sinais de trânsito.
Exceções na Ásia e na Rússia
No continente asiático, a adoção da numeração europeia é menos comum. No entanto, em países como Turquia e em partes da Rússia, a designação E aparece nos sinais, ao contrário da norma em grande parte dos países da Ásia, que utilizam as suas próprias numerações nacionais.
A importância da rede E
A rede de Estradas Europeias é fundamental para o tráfego internacional, garantindo ligações eficazes entre países e facilitando o transporte de bens e pessoas. Para além de promover a coesão territorial e económica, estas estradas são essenciais para o turismo e para a mobilidade diária de milhões de cidadãos.
Em resumo, sempre que encontrar uma numeração E, saiba que está numa estrada de relevância internacional, integrada numa vasta rede que atravessa fronteiras e liga diferentes regiões da Europa e, em alguns casos, da Ásia. Assim, da próxima vez que se cruzar com uma E80 ou uma E1, estará a circular numa estrada que faz parte de uma das redes rodoviárias mais importantes do mundo.
Leia também: Este produto do Lidl pode aumentar a segurança do nosso carro e custa apenas 7,99€