Numa era em que os preços dos combustíveis estão constantemente em debate, qualquer truque que permita poupar na despesa com o abastecimento é valioso para os condutores. Muitos desconhecem a existência de um botão no interior do carro que pode resultar numa poupança significativa de combustível – até 10%.
Este botão discreto é conhecido como o botão de recirculação, identificado geralmente por um ícone de um carro branco com uma seta circular no interior. Localizado na parte central, próximo dos botões de controlo do ar condicionado, este botão pode passar despercebido para muitos condutores, mas, segundo os especialistas da LeaseCar, é uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência do ar condicionado e reduzir o consumo de combustível.
Tim Alcock, porta-voz da LeaseCar, citado pela tv7dias, explica: “Este botão pouco conhecido corta qualquer ar externo e recircula o ar dentro do veículo, evitando que o mesmo volte para o sistema do ar condicionado para ser novamente arrefecido. Use este botão em dias quentes para aumentar a eficiência do ar condicionado, arrefecer o veículo mais rapidamente e reduzir o consumo de combustível. Filtrar o ar externo é uma boa ideia se houver algum cheiro desagradável de outros carros ou do ambiente ao seu redor, bem como para reduzir a entrada de pólen se sofrer de febre do feno.”
Bradley Jando, especialista da KwikFit, destaca também, citado pela mesma fonte, que o botão de recirculação pode efetivamente contribuir para a poupança de combustível. O compressor do carro, responsável pelo funcionamento do sistema de ar condicionado, consome energia. Ao acionar o ar condicionado de forma convencional, até 10% de energia pode ser utilizado, especialmente em deslocações mais curtas.
Portanto, da próxima vez que estiver ao volante, não subestime a importância do pequeno botão de recirculação. Pode não só proporcionar uma condução mais confortável, mas também aliviar a pressão sobre a carteira, oferecendo uma forma fácil de reduzir os custos associados ao consumo de combustível.
Leia também: Conhece o Fundo de Garantia Automóvel? Saiba como o usar se lhe baterem no carro e fugirem