Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Casal de férias. Crédito: Freepik
Casal de férias. Crédito: Freepik
Auto, Vida & Lazer

Carro cheio de pó depois das férias? Veja como o deixar impecável por dentro sem maus odores

Tem o carro cheio de pó depois das férias? Saiba como limpar o interior corretamente, evitar maus odores e preservar o veículo por mais tempo

18:00 4 Setembro, 2025 15:09 4 Setembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As férias deixam memórias, mas também deixam marcas no carro. Restos de areia, pó acumulado, manchas nos estofos e até odores indesejados são comuns depois de semanas de viagens e utilização mais intensa. Limpar o interior do veículo não é apenas uma questão estética: melhora o conforto, preserva os materiais e até protege a saúde de quem viaja.

De acordo com a Executive Digest, bastam alguns cuidados regulares para manter o carro em boas condições e evitar que pequenos descuidos se transformem em problemas maiores.

Um interior limpo é sinónimo de bem-estar, maior segurança e até valorização do veículo em caso de venda.

Porque deve limpar o interior com frequência

Manter o carro limpo aumenta o conforto e torna as viagens mais agradáveis. Também previne maus odores, que muitas vezes resultam de poeiras ou humidade, e ajuda a conservar os materiais, desde os plásticos do tablier aos estofos.

Segundo a Executive Digest, a limpeza regular pode até contribuir para a segurança: objetos soltos dentro do habitáculo podem interferir com os pedais ou distrair o condutor. Há ainda a questão da valorização, já que um automóvel bem cuidado transmite confiança a qualquer comprador.

A qualidade do ar é outro fator a ter em conta. Um estudo do National Institute for Biotechnology Information concluiu que mais de 80% dos bancos dos condutores e 77% das cadeiras de transporte de bebés contêm ácaros, reforçando a importância de limpar estofos e tapetes com regularidade.

Com que frequência deve limpar

A periodicidade depende do uso. Se viaja com crianças, animais ou circula em estradas de terra, deve reforçar a limpeza. Para a maioria dos condutores, uma rotina semanal de pequenos cuidados é suficiente: retirar o lixo, aspirar os tapetes e limpar pó do volante e tablier.

Uma limpeza mais profunda deve ser feita mensalmente. A cada três meses, recomenda-se uma higienização completa, com atenção aos estofos e sinais de humidade.

Quando optar por uma limpeza profissional

Mesmo com cuidados frequentes, uma limpeza profissional é recomendada uma ou duas vezes por ano. Segundo a mesma fonte, este tipo de higienização permite eliminar ácaros, fungos e bactérias com recurso a equipamentos especializados. Antes de vender o carro, este cuidado pode fazer a diferença no valor final.

O essencial para um carro impecável

O tablier deve ser limpo com um pano de microfibra e produtos adequados, evitando químicos abrasivos. O volante, um dos pontos mais contaminados do carro, deve ser desinfetado regularmente. Já os bancos requerem produtos específicos consoante o material: espuma própria para tecido ou condicionadores para couro.

Os tapetes devem ser sacudidos e aspirados, podendo ser lavados se forem de borracha. Vidros, bagageira, painéis das portas e saídas de ar não devem ser esquecidos.

Como ser sustentável na limpeza

A Executive Digest lembra que existem produtos biodegradáveis eficazes que reduzem o impacto ambiental. No interior, a água quase não é necessária: panos húmidos e sprays específicos resolvem a maior parte das situações. Nos postos da marca, há sistemas de lavagem que otimizam o consumo de água e até batedores de tapetes.

Pequenos hábitos que fazem a diferença

Evitar comer, beber ou fumar no carro é meio caminho andado para mantê-lo limpo. Retirar papéis e embalagens no final de cada viagem, usar tapetes de borracha e ter toalhitas de limpeza à mão são medidas simples que tornam a tarefa menos exigente.

No fim, cuidar do interior do carro não tem de ser um desafio. Com pequenas rotinas e escolhas certas, pode mantê-lo impecável, sem pó nem maus odores.

Leia também: Saiba em que situação já não compensa pedir fatura com NIF

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Algarve Cultura

Tavira presta homenagem a Virgílio Lança pelo contributo à cultura e ao fado

11:13 23 Junho, 2026 11:47 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

União das Freguesias de Tavira aprovou voto de pesar por Virgílio Lança, figura ligada ao ensino, cultura e fado

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Algarve Cultura

Fotografias de Vítor de Sousa mostram a evolução de Albufeira ao longo das décadas

14:17 23 Junho, 2026 14:17 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Homenagem a Vítor de Sousa convida a comunidade a revisitar paisagens, rostos e memórias que marcaram Albufeira

Algarve Saúde

Lusíadas investe 60 milhões no novo hospital de Faro com abertura prevista para 2027

07:15 23 Junho, 2026 06:54 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova unidade do Grupo Lusíadas no Algarve será equipada com inteligência artificial, robótica e tecnologia de última geração

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve Tech

Adeus pronto socorro? Esta tecnologia pode deixar de funcionar em milhões de carros depois de ter passado a ser obrigatória na União Europeia

08:44 23 Junho, 2026 09:32 23 Junho, 2026 | João Luís

Uma tecnologia instalada em milhões de automóveis pode ficar comprometida nos próximos anos por causa de uma mudança nas redes móveis europeias

Noélia Jerónimo. Crédito: PortoBay Hotels & Resorts
Algarve Gastronomia Nacional

Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”

20:50 22 Junho, 2026 20:57 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

"Noélia é clareza de sabor, simplicidade vestida de irreverência, e magnetismo através dos pratos que fazem da ida a Cabanas um momento irrepetível. [...} É para reservar e tentar tocar o céu", escreve Fortunato da Câmara, crítico gastronómico

Avião da Emirates.
Mundo Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

09:09 23 Junho, 2026 09:12 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Pensar António Ferro setenta anos depois é penetrar nos labirintos da complexa 'Política do Espírito', um conceito que fundiu a urgência da modernidade artística com os imperativos ideológicos e propagandísticos de um regime autoritário"

Laranjeira.
Algarve Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Algarve Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Algarve, Cultura

Tavira presta homenagem a Virgílio Lança pelo contributo à cultura e ao fado

11:13 23 Junho, 2026 11:47 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

União das Freguesias de Tavira aprovou voto de pesar por Virgílio Lança, figura ligada ao ensino, cultura e fado

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Algarve, Cultura

Fotografias de Vítor de Sousa mostram a evolução de Albufeira ao longo das décadas

14:17 23 Junho, 2026 14:17 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Homenagem a Vítor de Sousa convida a comunidade a revisitar paisagens, rostos e memórias que marcaram Albufeira

Algarve, Saúde

Lusíadas investe 60 milhões no novo hospital de Faro com abertura prevista para 2027

07:15 23 Junho, 2026 06:54 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova unidade do Grupo Lusíadas no Algarve será equipada com inteligência artificial, robótica e tecnologia de última geração

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve, Tech

Adeus pronto socorro? Esta tecnologia pode deixar de funcionar em milhões de carros depois de ter passado a ser obrigatória na União Europeia

08:44 23 Junho, 2026 09:32 23 Junho, 2026 | João Luís

Uma tecnologia instalada em milhões de automóveis pode ficar comprometida nos próximos anos por causa de uma mudança nas redes móveis europeias

Noélia Jerónimo. Crédito: PortoBay Hotels & Resorts
Algarve, Gastronomia, Nacional

Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”

20:50 22 Junho, 2026 20:57 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

"Noélia é clareza de sabor, simplicidade vestida de irreverência, e magnetismo através dos pratos que fazem da ida a Cabanas um momento irrepetível. [...} É para reservar e tentar tocar o céu", escreve Fortunato da Câmara, crítico gastronómico

Avião da Emirates.
Mundo, Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

09:09 23 Junho, 2026 09:12 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Pensar António Ferro setenta anos depois é penetrar nos labirintos da complexa 'Política do Espírito', um conceito que fundiu a urgência da modernidade artística com os imperativos ideológicos e propagandísticos de um regime autoritário"

Laranjeira.
Algarve, Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Algarve, Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Últimas Notícias

  • Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal
    Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal
  • Concertos Candlelight iluminam noites de verão no Algarve
    Concertos Candlelight iluminam noites de verão no Algarve
  • Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento
    Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento
  • Fotografias de Vítor de Sousa mostram a evolução de Albufeira ao longo das décadas
    Fotografias de Vítor de Sousa mostram a evolução de Albufeira ao longo das décadas
  • Restaurante pode proibir clientes de partilhar menus ou pratos principais? Saiba o que dizem as regras
    Restaurante pode proibir clientes de partilhar menus ou pratos principais? Saiba o que dizem as regras

Opinião

  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
  • Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) | Por Hélder Sousa
    Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) | Por Hélder Sousa
  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
  • Adeus pronto socorro? Esta tecnologia pode deixar de funcionar em milhões de carros depois de ter passado a ser obrigatória na União Europeia
    Adeus pronto socorro? Esta tecnologia pode deixar de funcionar em milhões de carros depois de ter passado a ser obrigatória na União Europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal