Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Auto, Vida & Lazer

Carro cheio de pó depois das férias? Veja como o deixar impecável por dentro sem maus odores

Tem o carro cheio de pó depois das férias? Saiba como limpar o interior corretamente, evitar maus odores e preservar o veículo por mais tempo

18:00 4 Setembro, 2025 15:09 4 Setembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As férias deixam memórias, mas também deixam marcas no carro. Restos de areia, pó acumulado, manchas nos estofos e até odores indesejados são comuns depois de semanas de viagens e utilização mais intensa. Limpar o interior do veículo não é apenas uma questão estética: melhora o conforto, preserva os materiais e até protege a saúde de quem viaja.

De acordo com a Executive Digest, bastam alguns cuidados regulares para manter o carro em boas condições e evitar que pequenos descuidos se transformem em problemas maiores.

Um interior limpo é sinónimo de bem-estar, maior segurança e até valorização do veículo em caso de venda.

Porque deve limpar o interior com frequência

Manter o carro limpo aumenta o conforto e torna as viagens mais agradáveis. Também previne maus odores, que muitas vezes resultam de poeiras ou humidade, e ajuda a conservar os materiais, desde os plásticos do tablier aos estofos.

Segundo a Executive Digest, a limpeza regular pode até contribuir para a segurança: objetos soltos dentro do habitáculo podem interferir com os pedais ou distrair o condutor. Há ainda a questão da valorização, já que um automóvel bem cuidado transmite confiança a qualquer comprador.

A qualidade do ar é outro fator a ter em conta. Um estudo do National Institute for Biotechnology Information concluiu que mais de 80% dos bancos dos condutores e 77% das cadeiras de transporte de bebés contêm ácaros, reforçando a importância de limpar estofos e tapetes com regularidade.

Com que frequência deve limpar

A periodicidade depende do uso. Se viaja com crianças, animais ou circula em estradas de terra, deve reforçar a limpeza. Para a maioria dos condutores, uma rotina semanal de pequenos cuidados é suficiente: retirar o lixo, aspirar os tapetes e limpar pó do volante e tablier.

Uma limpeza mais profunda deve ser feita mensalmente. A cada três meses, recomenda-se uma higienização completa, com atenção aos estofos e sinais de humidade.

Quando optar por uma limpeza profissional

Mesmo com cuidados frequentes, uma limpeza profissional é recomendada uma ou duas vezes por ano. Segundo a mesma fonte, este tipo de higienização permite eliminar ácaros, fungos e bactérias com recurso a equipamentos especializados. Antes de vender o carro, este cuidado pode fazer a diferença no valor final.

O essencial para um carro impecável

O tablier deve ser limpo com um pano de microfibra e produtos adequados, evitando químicos abrasivos. O volante, um dos pontos mais contaminados do carro, deve ser desinfetado regularmente. Já os bancos requerem produtos específicos consoante o material: espuma própria para tecido ou condicionadores para couro.

Os tapetes devem ser sacudidos e aspirados, podendo ser lavados se forem de borracha. Vidros, bagageira, painéis das portas e saídas de ar não devem ser esquecidos.

Como ser sustentável na limpeza

A Executive Digest lembra que existem produtos biodegradáveis eficazes que reduzem o impacto ambiental. No interior, a água quase não é necessária: panos húmidos e sprays específicos resolvem a maior parte das situações. Nos postos da marca, há sistemas de lavagem que otimizam o consumo de água e até batedores de tapetes.

Pequenos hábitos que fazem a diferença

Evitar comer, beber ou fumar no carro é meio caminho andado para mantê-lo limpo. Retirar papéis e embalagens no final de cada viagem, usar tapetes de borracha e ter toalhitas de limpeza à mão são medidas simples que tornam a tarefa menos exigente.

No fim, cuidar do interior do carro não tem de ser um desafio. Com pequenas rotinas e escolhas certas, pode mantê-lo impecável, sem pó nem maus odores.

Leia também: Saiba em que situação já não compensa pedir fatura com NIF

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Praia de Santa Eulália, Albufeira. Crédito: Reprodução Facebook
Algarve

Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]

12:21 2 Junho, 2026 12:20 2 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

O caso aconteceu na praia de Santa Eulália, em Albufeira, foi confirmado pela AMN e tornou-se viral em agosto de 2024. Agora volta a ser recordado. Veja o vídeo

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Trabalhadores em protesto. Crédito: Freepik
Nacional

Greve geral de 3 de junho: quem passa recibos verdes também pode aderir? Saiba o que diz a lei

13:34 2 Junho, 2026 13:34 2 Junho, 2026 | João Luís

Quem passa recibos verdes pode aderir à greve geral? A resposta jurídica é diferente da dos trabalhadores com contrato. Saiba o que diz a le

Algarve Cultura Europa

Pedro Abrunhosa leva música portuguesa à Europa após passagem pelo Algarve

11:53 2 Junho, 2026 11:53 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto em Faro integra a agenda nacional de Pedro Abrunhosa antes da digressão por Genebra, Luxemburgo, Londres e Paris

Homem a correr.
Algarve Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Algarve Ensino

Alexandra Teodósio homenageada em Olhão pelo percurso dedicado à investigação marinha

11:10 2 Junho, 2026 11:24 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Distinção reconhece décadas de investigação nas áreas das pescas, aquacultura e sustentabilidade dos recursos marinhos

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 10:55 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada a 10€ e presença de Noah Monteiro

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Adolescente a estudar.
Algarve Cultura

Universidade do Algarve inova: nesta plataforma há uma nova funcionalidade gratuita para os alunos estudarem para os exames nacionais

12:33 1 Junho, 2026 12:24 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Nova funcionalidade desenvolvida pela Universidade do Algarve simula exames digitais e ajuda alunos a preparar avaliações

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Praia deserta. Crédito: Magnific
Algarve Vida & Lazer

Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão

16:00 30 Maio, 2026 13:06 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Além da água transparente e da areia fina e dourada, e da vista, esta praia deserta do Algarve possui uma flora rica, com variadas espécies de aves

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Praia de Santa Eulália, Albufeira. Crédito: Reprodução Facebook
Algarve

Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]

12:21 2 Junho, 2026 12:20 2 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

O caso aconteceu na praia de Santa Eulália, em Albufeira, foi confirmado pela AMN e tornou-se viral em agosto de 2024. Agora volta a ser recordado. Veja o vídeo

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Trabalhadores em protesto. Crédito: Freepik
Nacional

Greve geral de 3 de junho: quem passa recibos verdes também pode aderir? Saiba o que diz a lei

13:34 2 Junho, 2026 13:34 2 Junho, 2026 | João Luís

Quem passa recibos verdes pode aderir à greve geral? A resposta jurídica é diferente da dos trabalhadores com contrato. Saiba o que diz a le

Algarve, Cultura, Europa

Pedro Abrunhosa leva música portuguesa à Europa após passagem pelo Algarve

11:53 2 Junho, 2026 11:53 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto em Faro integra a agenda nacional de Pedro Abrunhosa antes da digressão por Genebra, Luxemburgo, Londres e Paris

Homem a correr.
Algarve, Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Algarve, Ensino

Alexandra Teodósio homenageada em Olhão pelo percurso dedicado à investigação marinha

11:10 2 Junho, 2026 11:24 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Distinção reconhece décadas de investigação nas áreas das pescas, aquacultura e sustentabilidade dos recursos marinhos

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 10:55 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada a 10€ e presença de Noah Monteiro

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Adolescente a estudar.
Algarve, Cultura

Universidade do Algarve inova: nesta plataforma há uma nova funcionalidade gratuita para os alunos estudarem para os exames nacionais

12:33 1 Junho, 2026 12:24 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Nova funcionalidade desenvolvida pela Universidade do Algarve simula exames digitais e ajuda alunos a preparar avaliações

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Praia deserta. Crédito: Magnific
Algarve, Vida & Lazer

Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão

16:00 30 Maio, 2026 13:06 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Além da água transparente e da areia fina e dourada, e da vista, esta praia deserta do Algarve possui uma flora rica, com variadas espécies de aves

Últimas Notícias

  • Pode chegar ao Parlamento uma proposta para os reformados não terem pensões acima deste valor
    Pode chegar ao Parlamento uma proposta para os reformados não terem pensões acima deste valor
  • Silves recebe residência artística que une criadoras de Portugal e do Chile
    Silves recebe residência artística que une criadoras de Portugal e do Chile
  • Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização
    Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização
  • Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico
    Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico
  • Greve geral de 3 de junho: quem passa recibos verdes também pode aderir? Saiba o que diz a lei
    Greve geral de 3 de junho: quem passa recibos verdes também pode aderir? Saiba o que diz a lei
  • Festival de Bandas Civis reúne três filarmónicas em Lagos
    Festival de Bandas Civis reúne três filarmónicas em Lagos

Opinião

  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal