A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) realiza, esta terça-feira, o segundo ‘webinar’ no âmbito do Projeto Oeste Adapta – Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste, financiado pelo Programa EEA Grants.
Na sessão participarão os Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU) e a chefe da Divisão de Ação Climática e Economia Circular da Câmara Municipal de Loulé, Lídia Terra, que farão um ponto de situação dos trabalhos, assim como a análise dos levantamentos referentes ao perfil de impactos climáticos dos municípios e as metodologias e resultados da análise da sensibilidade climática municipal.
Segundo a informação divulgada, será ainda apresentada a metodologia de análise da capacidade adaptativa dos municípios do Oeste e a metodologia de análise da ‘climate proofing’ de planos locais.
A ‘Climate Proofing’ é uma ferramenta concebida para apoiar a integração dos impactos das alterações climáticas, bem como os respetivos desafios e oportunidades, no planeamento do desenvolvimento a nível local, tornando as medidas de desenvolvimento mais eficientes e resilientes.