Dezasseis voos foram cancelados esta terça-feira no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, segundo a informação disponibilizada no site da ANA – Aeroportos.
A TAP continua a ser a companhia aérea que mais viagens cancela diariamente. Nas últimas semanas, tem-se assistido a uma vaga de cancelamentos e perturbações na operação das companhias aéreas e aeroportos, sobretudo devido a falta de pessoal, num contexto de recuperação rápida do transporte aéreo, depois da pandemia.
Na origem dos problemas nos aeroportos, estão a falta de pessoal, greves e outros fatores externos agravantes, nomeadamente climáticos, relacionados com a covid-19 ou com imprevistos.
A Deco recebeu na última semana mais de 25 reclamações por dia de consumidores prejudicados por voos cancelados ou adiados nos aeroportos portugueses, sobretudo no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Em entrevista ao “Jornal de Notícias”, a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, estima que a situação atual em que se encontra o Aeroporto Humberto Delgado e os cancelamentos de voos da companhia aérea portuguesa deverão perdurar até meados de agosto. Depois dessa altura, espera que seja “sempre a melhorar”.
Christine Ourmières-Widener reconhece ainda que o volume de voos cancelados vai ter impacto nas contas da empresa deste ano.
Nesta entrevista, a gestora gostaria também de aumentar a rotas no aeroporto do Porto, mas afirma que não será possível devido ao plano de reestruturação da empresa aprovado por Bruxelas.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL