A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Real de Santo António (CPCJ) está a promover o ‘Concurso Criativo contra a Violência nas Relações de Intimidade’, destinado a assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado a 25 de Novembro.
O concurso – que conta com o apoio da Câmara liderada por Luís Gomes – procura alertar, sensibilizar e promover a reflexão dos jovens sobre a violência no namoro e a violência de género, que se verifica nas relações de intimidade dos jovens.
Segundo a autarquia “pretende-se fomentar momentos de reflexão, por parte dos jovens, para que analisem os seus comportamentos e os comportamentos daqueles que os rodeiam, no que diz respeito à violência e aos direitos de cada ser humano, fomentando a prevenção e o controlo da violência na intimidade”.
Podem participar no concurso jovens dos 12 aos 18 anos de idade, residentes no concelho de Vila Real de Santo António e os trabalhos deverão subordinar-se ao tema «Violência nas Relações de Intimidade» e podem ser apresentados sob a foma de curta-metragem ou pequeno documentário (entregue em suporte digital), cartaz ou poster (em formato A3 e entregue em suporte digital e fotografia (impressa em formato A4 e entregue em suporte digital).
As obras a concurso deverão ser entregues até dia 11 de Novembro, pelas 16 horas, no Espaço Infanto-juvenil de Vila Real de Santo António ou na CPCJ local.
No dia 21 de Novembro de 2016, a CPCJ tornará pública a decisão relativa aos trabalhos vencedores e no, dia 25 de Novembro, será realizada sessão de entrega de prémios que serão atribuídos em vales de compras a utilizar em estabelecimentos comerciais de Vila Real de Santo António (Papelaria, Livraria, Loja de Desporto).