A Universidade do Algarve anunciou hoje que “beneficiou recentemente de um aumento da largura de banda disponível no acesso à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS)”. O estabelecimento de ensino superior passou de 1Gbps (gigabits por segundo) para 10.
A inovação foi realizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN). O aumento de velocidade do serviço, permitiu o cumprimento do regime de teletrabalho com mais facilidade a todos os membros da academia.
Joel Guerreiro explica que “num primeiro momento, foi organizado o serviço de suporte para que, preferencialmente de forma remota, se apoiasse a configuração dos postos de trabalho que iriam ser utilizados”. O diretor dos Serviços de Informática garante que qualquer pessoa pode receber e realizar chamadas telefónicas através dos números de contacto internos e externos da universidade.
A plataforma Tutoria Eletrónica foi também melhorada para garantir a realização de testes de modo seguro. No Intranet da UAlg foi criado um espaço que canaliza os utilizadores para as diversas ferramentas, e foram disponibilizados manuais e vídeos explicativos direcionados ao utilizador.
O ensino à distância será uma realidade nos próximos meses e em tempos de pandemia, é melhor ficar em casa e continuar a seguir o horário escolar.