Um homem de nacionalidade austríaca morreu na tarde desta quinta-feira depois de ter ficado em dificuldades na água e entrado em paragem cardiorrespiratória, na praia da Bordeira, no concelho de Aljezur, tendo sido iniciadas buscas por uma outra vítima que se encontra desaparecida.
O alerta foi recebido cerca das 19:25, através de Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), tendo sido ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, do Projeto “SeaWatch” de Lagos e de Portimão e dos Bombeiros Voluntários de Aljezur e do INEM.
Uma das vítimas foi resgatada para terra por surfistas que se encontravam nas proximidades, encontrando-se em paragem cardiorrespiratória, tendo sido iniciadas as manobras de reanimação.
Após diversas tentativas de reanimação, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico do INEM.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional, “foi contactado o Ministério Público, tendo o corpo da vítima sido posteriormente transportado pelos elementos dos Bombeiros Voluntários de Aljezur para o Instituto de Medicina Legal de Portimão, acompanhado por uma viatura do Comando-local da Polícia Marítima de local”.
De seguida, foram iniciadas buscas pela segunda vítima, um homem também de nacionalidade austríaca, que desapareceu na água, nas quais estiveram empenhados elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, do Projeto “SeaWatch” de Lagos e de Portimão e dos Bombeiros Voluntários de Aljezur.
As buscas, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, foram interrompidas ao final da tarde, sem que se tivesse encontrado a vítima, e fora retomadas esta manhã.