Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, das Estações Salva-vidas de Ferragudo e de Sagres e do projeto “SeaWatch” auxiliaram este sábado o tripulante de um veleiro que encalhou na praia da Batata, no concelho de Lagos.
O alerta foi recebido cerca das 09:00, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), tendo sido ativados para o local elementos da Polícia Marítima, elementos do projeto “SeaWatch”, bem como uma embarcação da Estação Salva-vidas de Ferragudo.
“No local, onde o veleiro se encontrava encalhado, constatou-se que o tripulante se encontrava bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica. Foram iniciadas as operações para colocar a embarcação na água, não tendo sido possível concluir no imediato as operações devido à altura da maré”, explica a Autoridade Marítima em comunicado.
As operações de reflutuação foram retomadas pelas 17:00, sob coordenação do capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, tendo sido possível colocar o veleiro na água com recurso às embarcações da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas de Sagres e com o apoio de uma embarcação do Estaleiro Naval de Lagos.
No areal, os elementos da Polícia Marítima e do projeto “SeaWatch” garantiram a interdição e a segurança do local.
O veleiro seguiu, posteriormente, até ao estaleiro, onde será alvo de uma vistoria para apurar as condições de navegabilidade.
O Comando-local da Polícia Marítima de Lagos tomou conta da ocorrência.