A Empresa Municipal de Ambiente, TaviraVerde, existe há 13 anos na cidade algarvia, ganhou os três prémios da ERSAR, entre 400 empresas nacionais e, actualmente, tem como uma das suas prioridades, a educação ambiental nas crianças. O POSTAL falou com o presidente do Conselho de Administração, Jaime Costa, e descobriu como é que esta empresa olha para o Ambiente, como actua e quais os principais projectos já desenvolvidos.
O que é e onde actua a TaviraVerde?
A TaviraVerde é uma empresa municipal de capitais, maioritariamente públicos, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A missão institucional da empresa, explica-nos Jaime Costa, é “contribuir e promover a adequada gestão de águas de abastecimento público, águas residuais e resíduos urbanos no concelho de Tavira”. Esta, nasceu a 28 de Fevereiro de 2005, tendo iniciado a sua actividade no dia 1 de Março desse mesmo ano.
O presidente do Conselho de Administração esclarece que a TaviraVerde “surge, em primeiro lugar, da necessidade de desenvolver as funções que lhe estão atribuídas, num quadro de sustentabilidade económica, financeira, técnica, social e ambiental. Em segundo lugar, surge da necessidade de se fazerem elevados investimentos nas infra-estruturas do concelho, para os quais, o município, à data, só por si, não tinha capacidade técnico/financeira”. É então, desde essa data, que a TaviraVerde acompanha o desenvolvimento e o crescimento do concelho de Tavira, tentando sempre responder aos desafios ambientais que se impõem, procurando investir nas melhores soluções tecnológicas.
Na prática, esta empresa actua na gestão, exploração e conservação dos sistemas públicos de distribuição de água para consumo. É ainda responsável pelo saneamento de águas residuais urbanas, recolha e transporte de resíduos urbanos, construção e manutenção de espaços verdes. Todas as outras prestações de serviços, referentes à promoção da qualidade ambiental no Município, são da responsabilidade da TaviraVerde.
Segundo Jaime Costa, os principais objectivos desta empresa passam por “satisfazer as necessidades de abastecimento de água, de recolha de águas residuais e de gestão de resíduos urbanos da população do município de Tavira, 365 dias por ano, num quadro de sustentabilidade económica, financeira, técnica, social e ambiental”.
O Ambiente para a empresa
Questionado sobre a importância do Ambiente para a empresa, o presidente do Conselho Administrativo afirma que “as questões de eficiência na gestão dos recursos disponíveis, a redução da pegada ambiental e a preocupação permanente em adoptar novas práticas e tecnologias, estão presentes diariamente”.
Exemplos disso mesmo são os projectos realizados pela empresa ao longo dos seus 13 anos. Logo no seu primeiro ano, a empresa cria o projecto de redução das perdas de água e de água não facturada, que até ao dia de hoje já permitiram uma redução de perdas na ordem dos 40%. Outros projectos que se destacam são: o Plano de Segurança da Água, o Plano de Gestão Patrimonial de Infraestruturas e o Plano de Gestão de Perdas e Energia.
Para além destes, Jaime Costa destaca ainda “o projecto de redução das afluências indevidas às redes de águas residuais domésticas, que incluiu a eliminação de ligações indevidas a pluviais. E ainda o projecto de recolha de recicláveis porta a porta para o sector do comércio, com uma adesão muito significativa e resultados até à data muito acima do expectável”.
Ainda neste âmbito, a promoção da educação ambiental nas crianças tem sido uma das actividades de destaque da TaviraVerde, que segundo a mesma fonte “tem resultados já comprovados”. Exemplo disso mesmo foi a celebração da Semana da Criança e do Ambiente, entre 4 e 8 de Junho. O stand da TaviraVerde, localizado no Jardim do Coreto, organizou jogos lúdicos para as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo, com o objectivo de sensibilizar para a problemática dos resíduos e promover a reciclagem.
Os prémios e a satisfação do consumidor
Em 2014, a empresa foi distinguida com o prémio “Selo Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, da ERSAR”, ficando entre as 14 entidades gestoras distinguidas, de entre as mais de 400 nacionais. Para Jaime Costa: “a atribuição deste selo veio reconhecer o empenho da TaviraVerde e dos seus colaboradores na prestação de um serviço de excelência na área dos Resíduos Urbanos”.
Mais recentemente, em 2017, a TaviraVerde volta a receber um prémio da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, desta vez o “Selo Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”. Segundo o presidente: “salienta-se que esta foi a terceira vez que a ERSAR decidiu atribuir este selo de qualidade de serviço e que, de todas as vezes, a TaviraVerde foi galardoada com o mesmo. Este galardão é principalmente destinado aos nossos clientes, que todos os dias recebem em casa a água que produzimos”. Clientes esses, que consoante o último inquérito da empresa, realizado entre Janeiro e Fevereiro, estão satisfeitos. Através da plataforma electrónica responderam 684 clientes, dando resultado a uma taxa média de satisfação de 88,32%. “Estes resultados, por um lado, deixam-nos muito orgulhosos, mas por outro, fazem com que, cada vez mais nos sintamos com uma maior responsabilidade para cumprir os objectivos a que nos propomos”.
(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)