Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a cruz e o ícone de Nossa Senhora, regressam ao Algarve no dia 29 deste mês, vindos de Espanha, da Diocese de Huelva. Dia em que está prevista a sua saída da cidade de Ayamonte e o seu transporte será efetuado por via marítima, através do Rio Guadiana, estando agendada a sua chegada a Vila Real de Santo António, às 20:30.
Depois do acolhimento, sairão em procissão até à Praça Marquês de Pombal, onde ficarão em exposição e acontecerá uma vigília, das 22:00 às 24:00.
Nos dias 30 e 31 de outubro, os símbolos estarão presentes na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação, em Vila Real de Santo António.
Os símbolos seguirão para Tavira e no dia 2 de novembro estarão na Igreja de Santiago, pelas 21:00 horas. No dia seguinte, passarão pela Fundação Irene Rolo em visita aos utentes da instituição.
Mais tarde, pelas 21:00, haverá um procissão pelas ruas de Tavira, com início e fim na Igreja de Santiago.
No dia 4 de novembro, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude partirão da Igreja de Santiago, às 17:00, para a Altura, no concelho de Castro Marim.
Em cada diocese nacional, os símbolos estarão um mês e a última a recebê-los será Lisboa, em julho de 2023.
A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, para a qual são esperados mais de um milhão de jovens de todo o mundo, decorrerá nos terrenos da margem do rio Tejo, ao norte do Parque das Nações, e deverá ser encerrada pelo Papa.