O Município de Faro recebeu esta quinta-feira, no Teatro das Figuras, a sessão de encerramento da operação Simplex 2.0, que juntou os seis municípios parceiros neste projeto no âmbito do Algarve Central (Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira).
A sessão serviu para apresentação de resultados deste projeto por parte do Município de Faro, bem como das restantes autarquias, e ainda o lançamento de passos futuros no plano intermunicipal.
“Esta parceria remonta a 2016, ano em que os municípios apresentaram uma primeira candidatura conjunta no domínio da Modernização Administrativa, visando a melhoria do acesso às tecnologias de informação e da comunicação, bem como a sua utilização e qualidade, tendo contado com um cofinanciamento do Programa Operacional CRESC Algarve 2020”, afirma a autarquia farense em comunicado.

Com esse objetivo, os Municípios avançaram para o desenvolvimento de uma comunicação conjunta que levasse os munícipes e demais agentes económicos a aderir aos serviços online e a privilegiar a submissão dos respetivos pedidos de serviço e contacto por esta via.
Da mesma abordagem resultou o desenvolvimento de um manual de normas de comunicação comum, com base no qual estão já a ser produzidos diversos conteúdos (panfletos, guias ou publicação nas redes sociais, entre outros), bem como de uma landing page que agiliza o acesso aos serviços municipais disponibilizados na internet: www.servicos-online.pt
O Município de Faro explica que “neste momento, encontra-se já praticamente concluída a execução do conjunto dos investimentos previstos, o qual perfaz um valor global de 1.957.254 euros, distribuídos por componentes como equipamentos, software, comunicação e consultoria”.
A sessão contou com a participação de autarcas, dirigentes e técnicos dos Municípios, bem como da Agência para a Modernização Administrativa (LabX), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve e da Deloitte, consultora que partilhou ideias para futuros projetos.
Serviço de melhoria da jornada do utilizador dos serviços online do Município
Nesta quinta-feira, foi feita também uma sessão de apresentação do projeto inovador de melhoria da jornada do utilizador dos serviços online do Município, realizado igualmente no contexto da operação Simplex 2.0.
Para o efeito, foi contratado um serviço de consultoria à Deloitte de modo a dotar os serviços do Município de novas competências. Além da capacitação da equipa responsável pela transformação digital, foi também assegurada a formação de diversos serviços críticos ao funcionamento da Autarquia, nomeadamente da área social, atendimento, recursos humanos, taxas e licenças ou ainda do espaço público.
Neste contexto, foram constituídas três equipas multidisciplinares que contaram com 12 dirigentes e técnicos de oito unidades orgânicas distintas, que frequentaram quatro workshops presenciais e oito sessões online de acompanhamento, num total de 64 horas, entre novembro de 2021 e o passado mês de janeiro.
Deste projeto resultou a melhoria de três serviços nas áreas de “taxas – espaço público e publicidade” e ainda “voluntariado e atendimento”, ambas da área de Direitos e Cidadania. Decorrido todo o processo de análise, foram diversas as melhorias implementadas, algumas com impacto transversal aos restantes serviços online disponibilizados.