A secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, visitará vários pontos de intervenção na região do Algarve esta terça-feira e amanhã.
A visita inicia-se esta terça-feira, com a sessão de assinatura do protocolo de colaboração, entre a Docapesca e os municípios de Alcoutim, Castro Marim, Mértola e Vila Real de Santo António, para a identificação das infraestruturas fluviais com potencial para dinamização sustentável da via navegável do rio Guadiana na Câmara Municipal de Alcoutim pelas 18:00.
Na próxima quarta-feira, a secretária de Estado das Pescas vai visitar o parque de apoio aos armadores, no porto de pesca de Lagos pelas 10:00.
A intervenção representa um investimento de 230 mil euros e teve por objetivo melhorar as operações de recolha, reparação e acondicionamento de redes e apetrechos de pesca dos armadores.
Pelas 12:00, será realizada uma visita à obra de reabilitação do Dique da Espargueira, situado no Vale da Lama (Alvor), no concelho de Portimão. Esta estrutura, que se encontra em área de jurisdição da Docapesca, foi reabilitada recentemente para proteção de inundações e regulação do alagamento das áreas adjacentes e proteção do ecossistema da área, rico em avifauna. A intervenção representou um investimento de cerca de 130 mil euros.
De seguida, pelas 16:00, será realizada uma visita à obra de reabilitação do cais de descarga do porto de pesca de Olhão.
A obra de reabilitação representa um investimento de 355 mil euros e visa a melhoria de condições de operacionalidade e segurança de todos os intervenientes na atividade de descarga de pescado, assim como a proteção à acostagem das embarcações de pesca.
Sobre a Docapesca
A Docapesca – Portos e Lotas, SA é uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, que, nos termos do Decreto-Lei n.º 107/90 de 27 de março, tem a seu cargo no continente português, o serviço público da prestação de serviços de Primeira Venda de Pescado, bem como o apoio ao Setor da Pesca e respetivos portos.
Pelas suas caraterísticas, a Docapesca está territorialmente dispersa por Portugal Continental, estando sedeada em Lisboa. A Docapesca é composta por cinco Delegações, a saber: Norte e Matosinhos, Centro Norte, Centro, Centro Sul e Algarve.