São Brás de Alportel assinala o cinquentenário do Hospital José Lourenço Viegas com uma sessão solene comemorativa da inauguração do hospital, no próximo domingo, 6 de Novembro, pelas 11.30 horas, no edifício do actual Centro de Saúde.
À Santa Casa da Misericórdia, entidade proprietária do edifício, associaram-se o município e a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, na promoção do programa comemorativo aberto a toda a população.
As comemorações prosseguem no dia 18 de Novembro com a realização de uma tertúlia sobre este meio século de História, na Galeria Velha do Museu do Trajo, pelas 18.30 horas. Complementarmente, estará exposta à comunidade uma exposição informativa de rua, “para contar a história deste edifício que foi um marco muito importante na construção de um concelho e de uma sociedade mais solidária e feliz”, diz a autarquia.
“Concretizando uma aspiração partilhada durante décadas pela comunidade são-brasense, na década de 1960, o são-brasense José Lourenço Viegas tomou a si a iniciativa de construir e ofertar à sua terra o Hospital de São Brás, realizando a custas suas a obra de construção do edifício e o apetrechamento do mesmo com todos os equipamentos necessários. Volvidos alguns anos, a 6 de Novembro de 1966, era inaugurado o Hospital José Lourenço Viegas, que actualmente alberga o Centro de Saúde de São Brás de Alportel, onde funcionam a Unidade de Cuidados na Comunidade UCC Al-Portellus, e a unidade de cuidados de saúde personalizados de São Brás de Alportel, de portas abertas, há meio século, a toda a população são-brasense”, lembra o município.