O verão traz consigo um calor intenso, muitas vezes sentido de forma exacerbada dentro do carro. No entanto, há cuidados que se podem tomar para mitigar este desconforto. Com a chegada do verão e das altas temperaturas, é crucial alertar os condutores e passageiros para os cuidados a ter com o calor intenso dentro dos veículos e, sempre que possível, evitar a subida das temperaturas internas. É fundamental prestar atenção às recomendações das autoridades, como a polícia e os bombeiros, e nunca descurar medidas de segurança essenciais para proteger todos os ocupantes do veículo.
Sabia que um carro parado, com os vidros fechados, pode aumentar a temperatura interna em cerca de 10 graus em apenas 5 minutos, comparativamente ao exterior? E nem sequer é necessário deixar o carro diretamente exposto ao sol para que isso aconteça, como escreve o Ekonomista.
Crianças, idosos e animais nunca devem, em nenhuma circunstância, ser deixados dentro dos veículos estacionados. Eis algumas dicas para amenizar o calor intenso dentro do carro.
Aqui vão seis dicas para ajudar a manter o interior do carro menos quente:
1. Estacionamento à sombra ou em locais cobertos
Sempre que possível, estacione o carro num local coberto. Opte por estacionar onde o veículo possa estar mais protegido da luz solar, como parques de estacionamento com ar condicionado e ventilação. Caso não seja viável, procure estacionar à sombra. Esta é uma das soluções mais eficazes para evitar o calor excessivo dentro do carro.
2. Utilização de acessórios protetores
Utilize para-sóis e cortinas para os vidros laterais e traseiros, bem como para o para-brisas. É especialmente importante colocar um para-sol de alumínio no para-brisas, para refletir a luz e evitar o contacto direto do sol com o tablier e o volante. Praticamente todos os carros modernos têm cortinas nos assentos traseiros para proteger as crianças que lá circulam. Se não tiver outra opção, pode colocar toalhas sobre o volante.
3. Ar condicionado
Evite utilizar o ar condicionado no máximo, para prevenir choques térmicos devido às grandes diferenças de temperatura. Embora esta dica não previna diretamente o calor intenso dentro do carro, ajuda a evitar constipações e outros problemas de saúde. Outra sugestão é não ligar o ar condicionado imediatamente ao entrar no carro. Abra primeiro as janelas para permitir a troca de ar enquanto circula durante alguns minutos. Depois, ligue o ar condicionado e feche os vidros. Esta recirculação permite uma queda mais rápida da temperatura interna.
4. Janelas abertas
Se viajar apenas em curtas distâncias, prefira circular com as janelas abertas, visto que o ar condicionado demora algum tempo a arrefecer o ambiente. Em trajetos curtos, esta opção pode ser mais eficiente e económica.
5. Polimentos
Fazer um polimento periódico pode ser uma ajuda preciosa para quem sente calor intenso dentro do carro. Além de proteger a pintura do veículo, a cera reforça a camada superior de tinta, ajudando na resistência ao calor e aos raios UV. Considera-se uma boa prática levar o carro a um profissional para um polimento de qualidade.
6. Películas nos vidros
Colocar películas nos vidros pode ser uma opção mais cara e deve ser feita por profissionais. No entanto, oferece várias vantagens a longo prazo. As películas filtram os raios UV, reduzindo consideravelmente a temperatura interna do veículo e, por conseguinte, ajudam a baixar o consumo de combustível, diminuindo a necessidade de utilização do ar condicionado.
Adotar estas medidas pode transformar a experiência de conduzir no verão, tornando-a mais agradável e segura.
Leia também: Espanhóis destacam aldeia algarvia abandonada que agora tem alojamentos no meio de parque natural