As “VIII Jornadas Técnicas Associativas – Partilha de boas práticas”, sob o mote “Mulheres na Liderança”, realizaram-se esta segunda-feira, na Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
As boas-vindas foram dadas pelo diretor regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno, pela delegada regional de Educação, Carla Fernandes, e pelo reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas.
O ponto alto do evento aconteceu ao final da tarde, com “uma justíssima e muito bonita homenagem à atleta olímpica Ana Cabecinha, bem como ao seu treinador de sempre, Paulo Murta”, refere o IPDJ em comunicado.
O momento contou com a presença do presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, com o vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão, Ricardo Calé, com a presidente da Fundação do Desporto, Susana Feitor, com a vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, Carla Silva, entre outros presidentes e dDirigentes de associações e clubes desportivos.
“Com o objetivo de continuar a fornecer mais ferramentas e instrumentos de trabalho aos nossos jovens e movimento associativo juvenil e desportivo da região, ao longo do dia, passaram pelo IPDJ muitas dezenas de dirigentes associativos, treinadores, professores, animadores juvenis, autarcas e muitos responsáveis regionais”, pode ler-se na nota.
O dia foi composto de várias preleções sobre temáticas como as oportunidades de financiamento (Algarve 2030), a ética desportiva e também na vida, a inclusão (também de mulheres) no desporto, o desporto no feminino, formas de garantir um ambiente desportivo mais justo e saudável.
Na ocasião, também se ouviu o testemunho inspirador de quatro jovens algarvias (nas áreas da cultura, ambiente, associativismo e desporto), sendo aborada a questão da Certificação do Centro de Juventude de Faro e apresentada a Campanha do IPDJ “Tu também podes ser a presidente do teu Clube”.
Na cerimónia destacaram-se as intervenções de Manuel Brito, presidente da ADoP (Autoridade Antidopagem de Portugal); José Lima, coordenador Nacional do PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto) do IPDJ; Cristina Almeida, diretora de Estudos e Projetos do COP (Comité Olímpico de Portugal); Jorge Vilela Carvalho, coordenador de Desporto na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa); André Seabra, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol; e Manuel José Damásio, administrador do Grupo de Ensino Lusófona.
Durante o dia houve muita partilha de conhecimentos e experiências, assim como de transmissão de valores.
O evento terminou com o sentimento de missão cumprida e uma enorme gratidão por todos e todas os que estiveram presentes: os cerca de 29 preletores e os quase 150 participantes.
Leia também: Esta quinta no Alentejo está a ser vendida ao mesmo preço que um palacete na França