Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Diabetes os Núcleos de Diabetologia de Portimão e Lagos do CHAlgarve promovem rastreios à população.
O primeiro rastreio tem lugar no sábado, dia 12, entre as 8.30 e as 12.30 horas, no Mercado de Santo Amaro em Lagos.
Através da metodologia Findrisk, os técnicos de saúde irão preencher um questionário, realizar uma avaliação física e de outros parâmetros, tais como a glicémia capilar ou a tensão arterial, no intuito de detectar os utentes que apresentem risco alto ou muito alto de desenvolver diabetes nos próximos 10 anos e, se necessário, fazer o seu encaminhamento para os serviços de saúde.
Ainda em Lagos, no domingo dia 13, é dia da “Caminhada pela Saúde”, que se realiza há cerca de 2 anos em todos os segundos domingos de cada mês, e que coincidindo com as comemorações do Dia Mundial da Diabetes, é uma forma de “sensibilizar a população para a importância do exercício físico na prevenção e controlo da Diabetes” destaca Luísa Arez, directora do Serviço de Medicina 4 e responsável pelo Núcleo de Diabetologia da Unidade de Lagos, promotor da iniciativa.
Com partida na Igreja de Santa Maria, pelas 9.30 horas, o percurso de cerca de 2 quilómetros inclui a Avenida dos Descobrimentos e a Marina de Lagos.
Na segunda-feira 14, Dia Mundial da Diabetes, as actividades terão lugar na Unidade Hospitalar de Portimão, onde decorrerá o segundo rastreio, entre as 9 e as 12 horas no hall da Consulta Externa. Ainda no mesmo dia, mas numa abordagem mais dirigida aos profissionais, o refeitório da unidade de Portimão disponibiliza um “menu azul”, composto por sopa, prato principal e sobremesa adequados às especificidades da dieta para pessoas com diabetes.
No dia 15, terça-feira, os profissionais do Núcleo de Diabetologia da unidade Hospitalar de Portimão, juntam-se às comemorações do Dia Mundial da Diabetes da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do Barlavento, num rastreio à população que terá lugar no Mercado Municipal de Portimão, entre as 9 e as 12 horas.