Ramalho Eanes esteve em entrevista na RTP1 e falou da possibilidade de Portugal chegar a uma situação limite em que não existem ventiladores suficientes para todos.
O antigo Presidente da República diz que os mais velhos devem ceder o ventilador aos mais novos, “ao homem que tem mulheres e filhos”. Esta situação seria possível se o nosso país aumentasse muito os casos diários e a capacidade de Hospitais fosse ultrapassada, situação que não está para já prevista.
Durante a emissão, Ramalho Eanes fala que a “crise não vai acabar agora, porque é necessária uma vacina – e mesmo que apareça na melhor das hipóteses no fim do ano, vai demorar depois meio ano [ou] um ano a ser produzida em quantidade”.
Aos 85 anos, o ex presidente apela: “nós, os velhos, vamos ser os primeiros a dar o exemplo”. Por norma, nestes casos, o paciente mais novo é escolhido, uma vez que tem mais hipóteses de sobreviver.
Em Portugal o novo coronavírus é responsável por 187 óbitos e tem 8251 casos de infeções confirmadas, segundo os dados de quarta-feira.