A sessão de apresentação de projetos de voluntariado juvenil desenvolvidos ao longo do ano de 2021 na região algarvia teve lugar esta segunda-feira, na Direção Regional do Algarve do IPDJ em Faro.
A iniciativa teve como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido, por associações juvenis, clubes desportivos, autarquias e outras entidades, em projetos de voluntariado desenvolvidos no âmbito dos programas de voluntariado promovidos pelo Instituto Português do Desporto “Geração Z” e “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”.
Na abertura da mostra, que contou com a presença de cerca de uma centena de jovens voluntários e dirigentes associativos, usou da palavra Custódio Moreno, diretor regional do Algarve do IPDJ que destacou “a participação de um elevado número de entidades e de projetos”.
Na sua intervenção, salientou “a importância do voluntariado juvenil na aquisição de competências sociais por parte dos jovens e na promoção de ações com elevado interesse comunitário nas mais variadas áreas só possíveis pela adesão e participação dos jovens voluntários, e reforçou que, mais importante do que premiar, é a partilha de experiências”.
Foram apresentados 17 projetos de voluntariado desenvolvidos nas áreas dos direitos humanos, saúde, desporto, inclusão social, educação e sensibilização ambiental.
Um júri, constituído por Cidália Viegas, Professora da Universidade do Algarve em representação do Grupo de Voluntariado UALG V+, Catarina Ramos, Presidente da Federação das Associações Juvenis do Algarve – FAJALG, Helena Lourenço, Técnica da Direção Regional do Algarve do IPDJ e Custódio Moreno, Diretor Regional do Algarve do IPDJ, apreciou os trabalhos apresentados.
No final, este júri decidiu eleger o projeto “Atividades de Verão (FICA)”, desenvolvido pela Associação Teia D’Impulsos, de Portimão, que decorreu nos meses de agosto e setembro, como a melhor prática de voluntariado juvenil do Algarve do ano de 2021.