O Município de Alcoutim adquiriu um veículo elétrico de sete lugares de apoio ao projeto “Alcoutim Sempre Solidário”. A compra, com um valor de 38.170 euros, foi financiada a 75 % pelo BPI e a Fundação “la Caixa”, no âmbito da Iniciativa Social Descentralizada 2021.
A Iniciativa Social Descentralizada 2021 destina-se a apoiar projetos sociais de âmbito local de instituições privadas ou públicas sem fins lucrativos, que sejam Clientes BPI.
“O projeto ‘Alcoutim Sempre Solidário’ tem como objetivo promover a igualdade de oportunidade de acesso a serviços na área da saúde e bem-estar, contribuindo simultaneamente para a sustentabilidade ambiental, promovendo assim a qualidade de vida da população”, explica a autarquia alcouteneja em comunicado, acrescentando que é “um programa de apoio à população, que consiste na entrega, na respetiva residência, de bens alimentares e medicamentos, bem como, o transporte de munícipes para consultas de diferentes especialidades”.
O programa destina-se à população em geral e abrange 400 beneficiários diretos.
Para o presidente da autarquia, Osvaldo Gonçalves, “para além da vertente social, este projeto engloba também objetivos a nível da sustentabilidade ambiental”. A viatura elétrica agora adquirida “será a primeira viatura elétrica a pertencer à frota automóvel do município, marcando assim o início, daquele que se pretende ser o momento de viragem, na construção de uma frota automóvel “amiga do ambiente”, refere o autarca.